As novas tecnologias inspiram pessoas que têm o potencial de promover desenvolvimento para impactar o mercado. Esses empreendedores se apropriam de diversos recursos materiais e tecnológicos para construir produtos que fazem sucesso quando entram para vendas. As foodtechs é um bom exemplo disto.
O setor alimentício é um dos que mais têm se desenvolvido nos últimos anos. As empresas estão aplicando diversos padrões de consumo e estratégias de ofertas para atender seus clientes de forma rápida e eficiente. A nova tendência que vem movimentando os restaurantes são as foodtechs. É sobre este assunto que vamos falar agora. Acompanhe!
O que são foodtechs?
Foodtech é um termo em inglês que faz referência às palavras comida e tecnologia. É a maneira como os alimentos são confeccionados, servidos e distribuídos. Essa modalidade disponibiliza diversas formas de os consumidores se alimentarem. Nada mais é do que uma transformação digital no mundo alimentício. As foodtechs também apresentam alternativas para reduzir o desperdício de alimentos ou criar soluções alimentícias.
Como está o avanço da modalidade no mercado brasileiro?
As foodtechs chegaram para movimentar intensivamente os restaurantes, desde os pequenos empreendimentos até os que já estão bem estruturados. Elas estão transformando o mercado ao criar novas oportunidades de negócio aos restaurantes.
Por perceberem que as foodtechs têm evoluído no mercado de alimentos, empresas desse setor estão aprimorando sua gestão comercial para nivelar seus atendimentos à altura do que o mercado está propondo e exigindo. O investimento em novas tecnologias tem sido intenso. Dentre os novos recursos digitais mais buscados estão:
- inteligência artificial;
- aplicativos mobile;
- criação de sites;
- big data.
Um bom case de food tech é a Kenti Food. É uma startup que desenvolveu bags para carregar delivery de comida, com um grande diferencial: uma base com tecnologia para manter a comida perfeitamente aquecida por muito mais tempo. Desta maneira, é possível aumentar a satisfação do consumidor e o raio de atendimento para o cliente.
Qual o reflexo na vida dos consumidores?
A presença das foodtechs nas empresas já causa grande impacto na maneira de os brasileiros se alimentarem. Essas tecnologias se tornaram grandes aliadas no dia a dia corrido das pessoas. Os novos formatos de serviço são plenamente agradáveis aos consumidores, por apresentarem soluções que promovem praticidade, conforto desde o momento de fazer a compra dos alimentos até o instante em que o produto é entregue ao consumidor.
As foodtechs também facilitam a alimentação de pessoas com os mais diversos hábitos alimentares, como os veganos, vegetarianos, sensíveis a glúten, lactose etc. Isso acontece em razão de os cardápios serem expostos de maneira personalizada. Outro fator bastante elevado com o surgimento das foodtechs é a agilidade e melhor atendimento nas entregas dos alimentos.
Os empreendedores passaram a dar atenção para detalhes que são o diferencial no trato com a alimentação dos seus clientes, como a qualidade das embalagens, por exemplo. Receber um alimento quentinho, ou com a porção completa do seu molho predileto, é satisfatório para qualquer cliente.
Ao se apropriar das foodtechs, os restaurantes tendem aumentar sua produtividade gradativamente, pois os consumidores esperam cada dia mais receber serviços e produtos alinhados com as novas tecnologias e a sustentabilidade. Ao contar com esse recurso, os restaurantes podem ganhar diversas vantagens, como a automação dos seus processos, maior conexão com os consumidores e rastreabilidade dos alimentos.
Gostou de conhecer mais sobre a tendência que está movimentando os setores alimentícios no Brasil? Agora, convidamos você a assinar nossa newsletter. Fazendo isso, você terá a oportunidade de receber nossos conteúdos e obter informações de todas as novidades do ramo alimentício.