Atendimento delivery é um serviço no qual a empresa se responsabiliza pela entrega do produto no local onde o cliente se encontra. É um tipo de trabalho que requer estratégias eficazes para promover satisfação de todos os públicos que fizerem seus pedidos. É no ramo alimentício que os deliveries são mais solicitados.
Ele é tão importante que o estabelecimento deve adotar ótimas medidas para oferecer entregas diferenciadas em comparação aos seus concorrentes. Dessa forma, é possível aumentar suas vendas e fidelizar os clientes já conquistados.
Vamos apresentar algumas dicas preciosas para você elevar a performance do seu atendimento delivery. Confira!
1. Melhore a organização interna
Ao decidir por ofertar atendimento delivery, é importante conscientizar os colaboradores de que o fluxo de atendimento aos clientes vai ser intensificado, principalmente na cozinha. Pois, além de ser necessário atender os consumidores que vão se fazer presentes no negócio, os profissionais têm de dar conta de servir muito bem a demanda delivery.
Por ser um formato diferenciado de atendimento, é necessário fazer uma gestão especial, como aumentar o número de profissionais para:
- embalar as refeições;
- atender ligações ou pedidos virtuais;
- contratar entregadores;
- escolher fornecedores confiáveis para comprar as embalagens.
2. Atualize o cadastro dos clientes
Manter o cadastro do cliente atualizado é uma forma de mantê-lo sempre por perto do seu negócio. A dica é periodicamente fazer a confirmação dos dados já existentes no sistema e atualizar os que o cliente informar. Endereço atualizado e com ponto de referência é a chave para uma entrega rápida. Isso faz com que a viagem seja dinâmica e o alimento chegue ainda quentinho na residência do consumidor.
Além disso, saber utilizar todas as informações dos clientes cadastrados é imprescindível para um atendimento satisfatório e personalizado. Se você quiser aprender como fazer isso, acesse o post “Como usar o Big Data no meu varejo?”
3. Adote uma comunicação cordial
Os clientes são peças valiosas para o negócio. Eles devem ser atendidos e tratados com maestria. O ditado que diz: “o cliente é a alma do negócio” está valendo até os dias atuais e aparenta ser perene. Portanto, todos que entram em contato direto com esse público, devem ser profissionais com resiliência aguçada para atender bem em qualquer circunstância.
4. Treine a equipe
Para prestar atendimento delivery de qualidade aos seus clientes é fundamental que todo o time esteja alinhado e em uma mesma sintonia, para que o processo operacional seja ágil e eficaz. Por esse motivo, é essencial capacitar os colaboradores periodicamente para aprimorar suas práticas conforme as mudanças que o mercado exige.
5. Acompanhe a entrega
Em razão do avanço tecnológico, as empresas podem gerenciar as vendas delivery por meio de plataformas modernas, para acompanhar todo o processo do pedido. Com isso, é possível identificar o estágio que o pedido se encontra, como:
- aguardando aprovação;
- em produção;
- saída para entrega;
- entrega realizada.
Para que o atendimento delivery do seu restaurante realmente seja um sucesso é fundamental não cometer erros, como evitar atraso na entrega, embalagens de má qualidade, não realizar pós-venda etc. Vale destacar que, a satisfação do cliente nasce de um agrupamento de serviços que vão desde elementos materiais até os pessoais. Ao conciliar essas táticas, o cliente certamente terá a sua organização como referência de delivery.
Gostou do conteúdo? Para conhecer mais sobre o valor de uma embalagem térmica, convidamos você a ler o artigo: Embalagem térmica para delivery em papel, comida quente, cliente feliz!
Quer saber mais sobre a Scuadra? Então, acesse nosso site!