O QR Code menu vem sendo utilizado como forma de eliminar menus compartilhados que podem espalhar o COVID-19 entre os clientes de restaurantes. Junto com a pandemia, o avanço tecnológico se acelerou e as pessoas se viram obrigadas a acompanhar essa evolução.
Os cardápios digitais não só são úteis para evitar que menus circulem de mão em mão entre os clientes. Suas vantagens vão muito além disto, e têm se mostrado eficiente para otimizar a experiência do cliente em vários aspectos.
Saiba o que é QR Code menu (cardápio em código de barras), suas vantagens e como utilizá-lo de forma que agregue a experiência do cliente como um todo.
O que é QR Code menu
Os códigos QR – que usam um design “digitalizável” de quadrados pretos e brancos – têm sido amplamente usados desde meados da década de 2010. O código, quando lido com a câmera do smartphone, abre um link, neste caso, para a página do menu do restaurante.
Usualmente, o código de barras é posicionado em um suporte laminado sobre as mesas. O QR Code pode conter um cardápio digital simples ou um completo sistema de pedidos sem contato.
Os menus em código de barras se tornaram comuns em restaurantes durante a pandemia. A facilidade em utilizar o QR Code menu se dá graças as atualizações da Apple e do Google que, já há algum tempo, permitem que os códigos sejam lidos diretamente pela câmera do smartphone.
QR Code menu em tempo de pandemia
Embora limpar e desinfetar mesas e bares seja um bom começo, ainda há uma coisa que as pessoas precisam e compartilham: menus. Então, como você pode eliminar o compartilhamento de menus físicos entre os clientes? A resposta é simples, substitua o cardápio impresso por um QR Code menu ou cardápio em código de barras.
O uso de cardápios digitais com códigos de barras estão explodindo em popularidade. Isto porque clientes e proprietários de bares e restaurantes estão preocupados com a saúde e segurança em comer fora.
Vantagens do QR Code menu
Experiência sem contato
Para manter os clientes seguros, a criação de um QR Code para o menu limita a contaminação cruzada do compartilhamento de menus físicos. Isso está de acordo com a diretriz da OMS para impedir a propagação de COVID-19 através de objetos.
Uma pesquisa da Dataessential também revela que 65% dos clientes de restaurantes não aceitarão nenhum cardápio físico como uma nova regra.
Opção sustentável
Economia nos custos de impressão, já que os menus são muito compartilhados, o que resulta em desgaste. Com um QR Code menu substituindo o físico, só é necessário imprimir o código que pode ser protegido por suportes acrílicos.
Facilidade para atualizar
Para alterar o menu, basta carregar um novo arquivo no QR Code, sem a necessidade de imprimir um novo cardápio. O QR Code é uma forma dinâmica que permite substituir e/ou editar seu conteúdo sempre que quiser.
Não há nenhum limite de quantas vezes é possível alterar o cardápio em apenas alguns cliques. A vantagem é que no QR Code menu fica fácil criar um menu sazonal que muda periodicamente, o que atrai clientes que buscam por novidades.
Limita a interação
Não se trata apenas dos clientes e sim, de todos, inclusive os membros da equipe. Todos correm o risco de serem infectados durante o atendimento. Ao adicionar um código QR na mesa, os garçons não precisam mais entregar menus físicos e explicar cada item do cardápio.
No código de barras é possível adicionar quantas informações forem necessárias sobre os pratos, inclusive com imagens.
Atualização instantânea
Quantas vezes um prato se esgotou inesperadamente, ou algum prato que não é mais oferecido continua impressos nos menus? E a dificuldade em Incluir um prato no em destaque no cardápio para o dia sem ter que adicionar um anexo? Atualizar menus físicos é um processo demorado e caro.
Na versão digital é fácil atualizar o menu em tempo real. Chega de dizer “Desculpe, está esgotado” para os clientes!
Comer com os olhos
Carregar imagens no menu digital com fotos de dar água na boca é uma excelente estratégia! As imagens também são ótimas para que o cliente saiba exatamente como é o prato. Isto facilita muito o processo de pedido e incita o cliente a pedir mais.
Agiliza o atendimento
Se você já foi em um restaurante recentemente, certamente percebeu que acessar o menu através do celular agilizou e facilitou decidir o que pedir.
Quando o cliente senta, ele imediatamente pode acessar o cardápio e ter informações minuciosas sobre todas as opções de prato. O autoatendimento permite mais liberdade ao cliente para fazer suas escolhas.
Informações nutricionais, imagens, sugestões, enfim, tudo o que ele precisa saber é visível a um toque. Isso evita inclusive, erros por parte de garçons ao dar informações sobre o prato, o que pode ser desastroso no caso uma alergia alimentar, por exemplo.
QR Code menu sobreviverá pós pandemia?
Como podemos ver, há muitas vantagens no uso dos menus digitais. Esses benefícios não se limitam apenas ao limitar o contágio do COVID-19 pelo contato ao cardápio físico. O QR Code menu inova na praticidade e na quantidade de informações que ele permite transmitir ao cliente. Mas eles ainda serão populares depois que a ameaça do coronavírus passar?
Proprietários de restaurantes e especialistas acreditam que o QR CODE menu é uma tendência que veio para ficar. Em consequência, o uso de smartphones se tornará parte da experiência de comer fora.
Por outro lado, manter alguns cardápios físicos para clientes que por algum motivo estejam sem o celular ou tablet é imprescindível.
O fato é que o menu digital, na sua versão simples ou na versão completa para pedido é uma inovação bem-vinda e que só tem a agregar no serviço que o restaurante presta e na otimização da experiência do cliente! Aposte nesta ideia!
Outro ponto que vale a pena lembrar é que as embalagens para delivery com QR Code também otimiza a comunicação do seu negócio com o cliente de entrega.
E você, o que acha? Já implementou o QR Code menu no seu restaurante? Quais vantagens este tipo de cardápio está trazendo para o seu negócio? Compartilhe!