Os hábitos de consumo do público são fundamentais para direcionar o planejamento estratégico das empresas. Com a pandemia de COVID-19, alguns padrões surgiram de maneira generalizada e impactaram vários segmentos do mercado. Na área de food service (padarias, restaurantes, lanchonetes e dark kitchens), muitos processos precisaram ser repensados. O impacto da pandemia nos hábitos de consumo mudou o modo de restaurantes encararem o delivery.
Neste artigo, apresentamos algumas mudanças que ocorreram nos hábitos dos consumidores e mostramos como sua empresa deve se relacionar com o público diante de tais novidades. Descubra como inovar e atenda às novas necessidades do seu cliente!
Pedidos online
O comportamento do consumidor ajuda as empresas a entenderem quais são as tendências e inovações que terão os melhores resultados. Restaurantes e até mesmo bares, lanchonetes e padarias perceberam isso com uma ação coletiva que cresceu bastante com a pandemia: os pedidos online. Para manter o isolamento social e evitar contato com o vírus, muitas pessoas optaram por pedir comida de casa.
Dessa forma, quem conseguiu adequar seu negócio gastronômico de forma rápida, oferecendo a possibilidade do delivery e do grab and go, certamente saiu na frente. Entretanto, é preciso olhar para este hábito e questionar se não é uma comodidade que tende a crescer mesmo após esse período. Afinal, o delivery já era uma tendência de consumo que vinha crescendo no mercado.
Comemorações a distância
Outro comportamento que ganhou força foi a comemoração a distância. Se em um primeiro momento isso pode parecer negativo para restaurantes, é possível pensar nas opções de entrega de combos na casa dos convidados do evento. Além de festas como aniversários, dá para apostar em datas comemorativas como Natal, Dia das Mães e Páscoa para promover seu negócio.
Para isso, crie um calendário, aposte em outras festas da cultura local (como Festa Junina, por exemplo) e estimule rituais que possam ser confraternizados. Mostre que a sua cozinha se importa com o bem-estar dos clientes e quer oferecer algo especial, mesmo durante a quarentena. Apresente a possibilidade de o cliente fazer a festa com seu cardápio em casa e, até mesmo, em confraternizações a distancia, com cada convidado provando o tempero da sua cozinha em seu próprio lar.
Preocupação maior com a saúde
Você, provavelmente, já pensou em adaptar o menu após a pandemia. Afinal, muitas pessoas agora desenvolveram um estilo de vida mais saudável e consciente, adotando práticas que contribuem para a manutenção da saúde. Isso não significa que você precisa adaptar todas as suas preparações para a culinária vegana ou fit, mas é bom incluir opções que atendam a esse público cada vez mais crescente.
Vale lembrar que, às vezes, na contramão das refeições saudáveis, as comidas de rua também podem ganhar destaque nos pedidos de delivery. É só pensar que a maioria dos hábitos de consumo gastronômicos que aconteciam fora, agora acontecem dentro das casas.
Avaliação da embalagem
Se antes o cliente ia até seu estabelecimento e observava a iluminação, ambiente, sonorização, cheiros e atendimento, agora ele tem duas etapas de contato com a marca: fazer a encomenda e receber o pedido. O número de pedidos por delivery aumentou significativamente com a pandemia, por isso, é muito importante apostar em embalagens de qualidade, tanto para garantir uma entrega de sucesso quanto para conquistar o consumidor.
Hoje, o fator determinante para a adequação da embalagem no delivery é a segurança que ela oferece na preservação do alimento. A segurança alimentar é essencial e o cliente precisa se sentir seguro com o seu delivery.
Assim, é fato que a sua marca precisa entregar essa segurança para o cliente e a escolha da embalagem deve ser criteriosa. O fornecedor de embalagens para delivery deve atender rigorosamente às recomendações sanitárias. A produção deve ser voltada especificamente para embalagens próprias para contato com alimentos. Portanto, muito cuidado na aquisição de embalagens produzidas por gráficas cujas instalações e processos não são específicos para embalagens de alimentos.
Viu como o impacto nos hábitos de consumo na pandemia podem ser positivos para um estabelecimento culinário? O mais importante é entender o que está mudando, quais são as tendências e como seu restaurante pode se beneficiar com essa oportunidade. Com a pandemia, as interações a distância, como o atendimento e a própria embalagem, se transformaram em pontos-chave de relacionamento com o público.
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