Nos últimos meses, o delivery e o takeout se tornaram as únicas opções viáveis nas atividades de restaurantes em todo o mundo. Embora a pandemia do coronavírus seja o desafio mais difícil que o setor já tenha enfrentado, ela ilustra a notável resiliência dos restaurantes, que estão mudando todo o modelo de negócios da noite para o dia, fazendo o possível para se adaptar à crise. Saiba, como será o delivery de comida pós Covid-19.
O delivery de comida estava em expansão, antes de sermos atingidos pelo coronavírus. E agora, mais do que nunca, as opções de pedidos on-line rápidas, convenientes e eficientes se tornaram a norma. Depois que tudo acabar, alguns desses novos hábitos permanecerão e mudarão a maneira como abordamos a entrega.
Saiba o que é previsto em um futuro breve do delivery de comida.
Delivery e takeout estão aqui para ficar
Muitos de nós têm pensado como será quando tudo voltar ao normal. Será que os consumidores voltarão a frequentar bares e restaurantes na mesma frequência que antes? Como será o novo normal?
Pesquisas recentes nos EUA, mostram que 67% dos consumidores americanos serão muito cautelosos em frequentar restaurantes depois de reabrirem. A surpresa é o resultado de que 12% afirmam que nunca mais voltarão a comer fora!
Uma coisa é certa: mesmo quando os restaurantes finalmente puderem reabrir, eles ainda terão que respeitar o distanciamento social em um futuro imprevisível. Isto significa reduzir o número de assentos e consequentemente sua capacidade de atendimento no salão.
Na China, por exemplo, as mesas das praças de alimentações de shoppings agora possuem divisórias de vidro ou acrílico nas mesas. Desta forma, evita-se que as pessoas fiquem respirando próximas uma das outras.
Refeições fora do local, como delivery e takeout, podem preencher essa lacuna e continuar sendo uma fonte adicional de receita para os restaurantes, mesmo após relaxamento dessas medidas preventivas.
A expectativa para o setor de delivery é promissor. Um estudo recente da CGA no Reino Unido (empresa que produz vários relatórios regulares sobre o setor de alimentos e bebidas, incluindo o Market Growth Monitor, Foodservice Price Index and Business Confidence Surveys), mostra bem isso.
O estudo revela que dentre as pessoas que pediram delivery pela primeira vez, ou fizeram mais pedidos do que o habitual, 60% delas disseram que continuariam com a frequência de encomendar entregas em restaurantes no delivery e 70% no delivery e takeout. Mais de um terço (37%) também afirmaram que provavelmente encomendariam entregas em pubs e bares no futuro, se disponível.
Refeições em família e kits de refeições
Muitos restaurantes estão oferecendo pratos em porção familiar, enquanto outros oferecem kits completos de refeições. Ambas as opções são econômicas para famílias que precisam alimentar quatro ou cinco pessoas e querem desfrutar juntas de uma refeição com qualidade de restaurante.
Os kits de refeições, por outro lado, são uma maneira divertida de reunir a família para recriar um de seus os pratos favoritos do. Esses kits também são uma boa oportunidade para mostrar a personalidade da sua marca, incluindo instruções claras, mas divertidas, juntamente com os ingredientes para preparar a refeição.
A tendência é que este tipo de opção ganhe força no delivery de comida pós Covid-19.
Sobremesas e acompanhamentos
As tendências de alimentos para 2020 já previam um aumento na popularidade de sobremesas e acompanhamentos, principalmente no delivery. A quarentena apenas acelerou essa tendência.
O Just Eat, empresa de delivery da Grã-Bretanha, relatou um aumento de 36% nos pedidos de sobremesas. Os acompanhamentos também foram encomendados mais do que o habitual.
Ficar em casa estimula aquela vontade de comer mais, principalmente doces. Com isto, é provável que os consumidores continuarão a apreciar esses pequenos prazeres da vida depois que o distanciamento terminar.
Supermercado e outros ingredientes
Supermercados, lojas de conveniência e outros varejistas de alimentos já estavam começando a entrar no mercado de entregas, uma tendência que parece estar realmente decolando no atual clima de crise.
Faz todo o sentido: as pessoas querem ficar dentro de casa e fazer suas refeições. Por outro lado, precisam de ingredientes e mantimentos diretamente à sua porta. Assim, mais e mais restaurantes estão vendendo seus ingredientes em forma de kits. Outros nichos como lojas de ingredientes naturais, adegas e produtos locais estão vendendo tudo por delivery.
O consumidor de hoje quer mais comodidade do que qualquer outra coisa. Isto virou uma necessidade que definitivamente não mudará na sequência do coronavírus.
Ao oferecer entrega (ou retirada), os varejistas de alimentos estão dando ao consumidor o que desejam, ao mesmo tempo em que abrem um canal de vendas adicional.
Atendimento ao cliente sem toque à distância
A preocupação com a saúde e segurança alimentar serão ainda mais importante do que antes. É por isso que é altamente provável que as transações sem contato também sejam a forte tendência do delivery de comida pós Covid-19.
As empresas de food service terão que atualizar a tecnologia para oferecer aos clientes opções de pagamento sem contato, bem como opções de entrega sem contato.
Em termos de quiosques de autoatendimento, isso significa que você precisará limpá-los com álcool entre os clientes, para que eles sintam-se seguros.
Outro ponto importante é que embora os totens sejam uma boa opção para evitar o manuseio de dinheiro, os consumidores serão muito cautelosos ao tocar nas telas para solicitar sua refeição. Se não tiverem certeza de que foram tomadas as devidas precauções de higiene, provavelmente preferirão fazer o pedido por uma pessoa real (por telefone ou Whatsapp) ou utilizar seus celulares … o que nos leva à próxima mudança provável na entrega: tecnologia de pedidos móveis .
Tecnologia para pedidos móveis
A tecnologia de pedidos móveis se tornará o novo padrão para a indústria de restaurantes. Combinando a necessidade de conveniência com preocupações de segurança e saúde, os aplicativos móveis e os sites de pedidos on-line continuarão bem.
Os restaurantes terão que disponibilizar plataformas para pedidos on-line, seja através de seu próprio site ou aplicativo, ou de terceiros como Uber Eats, iFood, Rappi, etc.
Independentemente de os restaurantes oferecerem delivery por aplicativos terceirizados ou próprios, eles precisarão otimizar suas operações. Isto significa providenciar embalagens adequadas e projetadas especificamente para o tipo de comida que é entregue.
Dark Kitchens
Embora as Dark Kitchens, ou Ghost Kitchens, não sejam uma prioridade para restaurantes no momento, elas serão como a demanda por entrega continua crescendo.
As Dark kitchens são cozinhas industriais feitas para atender pedidos de entrega, ou seja, restaurantes sem uma loja. O modelo de negócio de Dark Kitchen tem suas vantagens:
- Ajuda os restaurantes a reduzir custos operacionais;
- Testar novos conceitos e públicos; e
- Criar marcas virtuais de maneira de baixo risco.
As Dark Kitchens permitem que os restaurantes existentes terceirizem todos os aspectos relacionados à entrega de alimentos em locais centralizados.
A capacidade de operar sem um local de tijolo e argamassa oferece aos restaurantes mais espaço de manobra, mesmo em momentos como esse, e também pode ajudá-los a expandir seus negócios mais rapidamente.
Mais tendências por vir
Desde que a pandemia começou, as notícias e atualizações não param de acontecer. Com a mudança de cenário ocorrendo a todo momento, é possível que novas tendências no delivery de comida pós Covid-19 venham a surgir neste caminho.
Aqui na Scuadra, continuamos acompanhando tudo aquilo que vem se desenhando no setor de food service. Nosso compromisso neste momento é procurar atender da melhor forma possível nossos clientes já existentes.
Em paralelo, procuramos trazer informações relevantes para ajudar todo o setor de food service a superar este momento de crise mundial.