Muitos empreendedores buscam a fórmula perfeita para o sucesso — fidelização dos clientes, aumento das vendas, boa lucratividade, reconhecimento no mercado, entre outros ganhos. No entanto, principalmente no ramo gastronômico (bares, restaurantes e deliveries), a maioria não percebe a importância de saber como fazer promoção de maneira atrativa.
Claro que não basta apenas focar em um ponto — usar estratégias em conjunto é o que potencializa os resultados obtidos. No caso das promoções, um bom planejamento e execução pode ser a chave para atrair novos clientes, trazer de volta os antigos e estimular a recompra.
Ainda assim, é preciso ter alguns cuidados na hora de formular esse planejamento para que ele seja bem-sucedido. Não se preocupe, pois ajudaremos você nessa etapa. Quer saber como? Continue acompanhando!
1. Definir o momento ideal para fazer as promoções
Antes de elaborar qualquer promoção, recomendamos que você analise o momento ideal para colocá-la em prática. Esse cuidado é indispensável para que essa estratégia seja capaz de favorecer o seu negócio, independentemente de ser bar, restaurante ou um comércio que funciona por entregas.
Os melhores momentos para implementá-la são as datas comemorativas, como dia das mães, dos pais e das crianças, aniversário da empresa e feriados. Vale até privilegiar novos clientes ou aniversariantes da semana.
O importante, nesse momento, é visar o que será atrativo sem trazer prejuízos. Além disso, não se esqueça de estabelecer um prazo que determine o início e o fim do evento para criar uma ideia de urgência e de quantidade limitada.
2. Elaborar estratégias alinhadas ao público-alvo
Quando falamos de atratividade, é sempre importante não pensar apenas nos resultados que a promoção trará, afinal, isso pode não acontecer se ela não conseguir despertar grande interesse nos consumidores. Sendo assim, analisar o público-alvo é um passo importante de como fazer promoção.
Por isso, na hora de elaborar as vantagens e descontos para seus clientes, não deixe de se colocar no lugar deles para entender o que eles desejam e o que está de acordo com as suas necessidades.
3. Apostar em ações criativas e atrativas
Para elaborar uma promoção de sucesso, é indispensável usar a criatividade. Existem diversas maneiras de implementar essa estratégia — descontos em combos, valor reduzido do prato do dia, “compre um, leve dois”, entre muitos outros.
Porém, além de atrativas, as promoções precisam ser criativas para despertar a curiosidade dos consumidores e fazer disso algo mais divertido. Pense em como isso pode ser feito de maneira interessante para que o seu negócio se diferencie dos demais e desperte maior entusiasmo.
4. Criar um local favorável para a clientela
Um ponto muito relevante que você não deve esquecer é o ambiente do seu estabelecimento ou da qualidade das entregas, no caso dos deliveries. Se você conseguir criar uma boa promoção, mas seu cliente não se sentir bem atendido ou tiver problemas com a entrega, a estratégia provavelmente não terá o efeito esperado.
Por isso, antes de sair executando projetos, é indispensável cuidar de questões como qualidade do atendimento, preparo dos pratos, uso de boas embalagens para delivery, entre outras.
Ao saber como fazer promoção e aplicar seus conhecimentos sobre o assunto, você colherá bons resultados. Só não se esqueça de estabelecer metas e mensurar o antes e depois para garantir a eficiência das ações e usar como base para iniciativas futuras!
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