Uma marca forte contribui para a criação de um público fiel e, consequentemente, o aumento das vendas. Por isso, saber o que é brand equity e entender quais elementos trabalhar para agregar valor à marca são tão importantes. Além dos produtos que você oferece, seu público certamente busca uma identificação, um propósito em comum.
O brand equity é fundamental para destacar um negócio de food service. Afinal, esse é um ramo que pode ter ofertas muito semelhantes aos olhos do consumidor. Por isso, você precisa saber como se diferenciar e posicionar seus produtos de acordo com os princípios do seu negócio, gerando identificação e reconhecimento da marca na venda.
Descubra já como usar essa estratégia a seu favor. Boa leitura!
Entenda o que é brand equity e sua relação com a marca
O que define uma marca? Essa expressão trabalha com um conjunto de elementos que visa à criação de uma identidade para um negócio. Como consequência, isso proporcionará identificação do consumidor com a empresa que fornece um produto ou serviço que ele adquiriu ou pretende adquirir. Podemos citar:
- nome do estabelecimento e slogan usado;
- logotipo;
- identidade visual e elementos gráficos;
- louça, mobiliário e decoração do ambiente;
- material e personalização das embalagens.
E qual a diferença entre a marca (brand) e o brand equity? Enquanto a marca comunica algo sobre a empresa, o brand equity é uma forma de medir tudo o que o consumidor entende com essa comunicação. Então, um restaurante pode querer passar a ideia de ambiente arrojado com uma decoração rústica e, na verdade, comunicar desleixo.
O brand equity é uma leitura sobre o sucesso das ações de branding e, ao mesmo tempo, a parte do planejamento que traz o tom para a sua marca alcançar o posicionamento desejado.
Conheça os principais fatores que determinam a lucratividade
Para garantir que todas as suas preparações sejam percebidas da forma que você espera, existem alguns fatores que devem ser observados. Os principais são:
- cores — existe um estudo que observa o efeito que as cores causam nas pessoas, também conhecido como a psicologia das cores. Assim, é importante pesquisar as cores escolhidas e o que elas expressam para o consumidor. Enquanto o amarelo e o vermelho despertam a fome, por exemplo, o preto transmite sofisticação e exclusividade;
- marca e identidade visual — além da escolha das cores, os elementos gráficos devem combinar com a marca, fortalecendo a identidade e aumentando a referência;
- mensagem, tom e canais — slogan, estilo de linguagem e escolha das mídias, tudo isso também diz sobre a sua marca e os valores que ela deseja expressar. Se você fizer uma pesquisa, vai perceber que o posicionamento do Outback é bem diferente do da Starbucks, por exemplo;
- embalagem personalizada — materiais descartáveis para a loja e embalagens personalizadas para delivery . Talvez esse seja um dos maiores pontos de divulgação de um food service, pois ele ultrapassa as barreiras físicas e divulga o seu negócio em diversos lugares (além de ampliar a experiência do consumidor);
- decoração e sonorização do ambiente — para estabelecimentos que recebem os clientes, como restaurantes e padarias, é fundamental observar o mobiliário e outros elementos decorativos, além da sonorização do ambiente.
Descubra a importância do brand equity no food service
Apostar no brand equity posiciona seu negócio no mercado de acordo com seu planejamento estratégico. Um restaurante vegano, com uma pegada ecológica, que oferece embalagens sustentáveis, certamente faz o cliente perceber coerência entre o que a marca fala e como ela se apresenta. Por isso, as ações de brand equity também devem estar alinhadas ao comportamento do consumidor.
Entendendo o que é brand equity, você percebe que é uma estratégia para construir uma marca forte, referência no mercado. Assim, você consegue mostrar ao seu público o que seu negócio quer transmitir.
Se você gostou deste artigo, leia sobre como criar e manter uma imagem de marca positiva para fortalecer seu food service no mercado!