Mais uma década está se iniciando, e com ela novos hábitos de consumo virão. Os valores e costumes se reinventam na mesma velocidade que a tecnologia impõe novas dinâmicas para o dia a dia. Tudo se renova num piscar de olhos, mas velhos conceitos nunca saem de moda, como por exemplo, garantir o melhor atendimento ao cliente de restaurante e oferecer a melhor experiência.
Cliente satisfeito gera fidelidade, que por sua vez, gera recomendações a novos clientes, criando um fluxo favorável ao negócio.
A satisfação do cliente nos restaurantes depende de muitos fatores, como qualidade e velocidade do serviço, preço e cardápio, entre outros. Então, nada melhor que seguir esta checklist para certificar-se que o seu negócio está fazendo o possível para entregar o melhor serviço ao seu cliente.
Equipe
Para garantir um atendimento perfeito aos clientes é necessário que os funcionários sejam gentis e atentos. Ambos adjetivos são de extrema importância e a eficiência daqueles que lidam diretamente com os clientes é primordial para deixar a clientela feliz.
Em relação a equipe, relacionamos condutas padrão que devem ser seguidas. Lembre-se que qualquer tópico abaixo é um dever que, se descumprido, torna-se um problema que merece solução imediata:
1) Recepcionando o cliente
- Os atendentes (maître, garçons, recepcionistas) são sorridentes, gentis e mantém interação positiva com os clientes;
- Os clientes ao chegar à porta do restaurante, são recepcionados imediatamente e com educação;
- O atendente é claro e preciso ao estimar o tempo de espera;
- O cliente deve ser recepcionado à mesa em no máximo 60 segundos após sentar-se;
2) À mesa
- O anfitrião conhece perfeitamente o menu que está servindo, podendo esclarecer prontamente, qualquer dúvida sobre o cardápio;
- O garçom tem pleno conhecimento dos serviços e ofertas válidas para o período;
- O garçom anota corretamente os pedidos, de forma clara e precisa;
- Entradas, prato principal e sobremesa são servidos de forma ágil, sem demora (tempo deve ser estipulado conforme processos de cada restaurante, porém, no menor tempo possível);
- O garçom foi atento e manteve postura profissional ao servir o cliente;
- O garçom manteve-se calmo e educado em situações de conflitos ou dúvidas;
- Problemas com a comida devem ser notificados à cozinha imediatamente;
- A conta foi apresentada ao cliente dentro do prazo previamente estipulado em treinamento;
- O pagamento foi processado com eficiência? O cartão de crédito ou troco foram devolvidos imediatamente, sem demora?
- O cliente foi convidado a retornar ao estabelecimento em outras oportunidades (expressando o prazer em servi-los);
Cardápio e serviços
Assegurar que os clientes recebam o melhor atendimento requer atenção em diversos aspectos. Vale lembrar que o atendimento é parte da satisfação do cliente, juntamente com uma comida deliciosa dentro de uma experiência agradável.
Outro ponto importante é não se esquecer dos clientes de delivery. O bom atendimento do cliente no salão deve ser estendido ao cliente de entrega. As embalagens para delivery desempenham papel crucial neste segmento. Sem embalagem adequada, não há delivery de sucesso! Para isso, não deixe de ler o post Checklist para serviço de delivery: passos que você não pode esquecer!
Estar atento ao atendimento ao cliente de restaurante previne situações que possam afastar a clientela e garante uma experiência memorável!