Talvez na correria do dia a dia, muitas pessoas, incluindo proprietários de restaurantes, não perceberam a mudança na forma como o delivery de comida é levado à sério e importante para os lucros deste setor.
A quantidade de pedidos realizados por aplicativos atingem números estratosféricos e o restaurante que não prestar atenção nesta fatia do mercado, vai perder espaço para a concorrência.
Portanto, se o seu negócio ainda não atende o cliente de delivery ou vem atendendo no “modelo antigo”, é certo que está deixando de incrementar suas vendas a cada dia e dando lugar para outros cresceram à sua frente.
Delivery por aplicativo
Os pedidos realizados por aplicativos não param de crescer. Só para você ter uma ideia, o iFood, startup brasileira de entrega de comida por aplicativo, anunciou, que chegou à marca de 20 milhões de pedidos processados no mês de julho/2019. (Fonte: Terra Notícias)
Isso sem contar com outras plataformas, como por exemplo, Rappi, Uber Eats e canais disponíveis, como aplicativos próprios dos restaurantes.
Restaurantes famosos, na qual somente era possível experimentar a comida no próprio salão, hoje entregam milhares de refeições no delivery com qualidade impecáveis.
Além de tornar mais conveniente para o cliente, o delivery é um novo segmento na geração de receitas para os restaurantes.
Não se perca no passado
Ainda bem que o delivery mudou! Hoje muito mais abrangente, com muito mais tecnologia! O delivery atual é fruto das novas gerações e traz conveniência e comodidade inclusive para os mais velhos.
Mas é interessante (do ponto de vista negativo!) como muitos restaurantes e redes de food service ainda querem fazer o delivery como antigamente.
Sem preocupação com a experiência do cliente, muitos restaurantes pecam nos meios que utilizam para fazer seu delivery funcionar. Sem opções modernas para os clientes fazerem o pedido, sem embalagens para delivery de comida adequadas.
Experiências desagradáveis com o delivery ainda acontecem. Porém, apenas alguns ajustes são suficientes para tornar a operação de delivery benéfica, tanto para o cliente quanto para o restaurante.
Amplo acesso
Hoje, os aplicativos de delivery são vitrines perfeitas daquilo que o restaurante tem a oferecer para o cliente. Essas plataformas são ferramentas de publicidade e marketing e permitem que o seu restaurante seja visto. Outro ponto importante é que estabelece uma conexão entre o cliente e aquilo que ele quer consumir.
Desde aplicativos já conhecidos como iFood, Rappi e Uber Eats, há também opções de aplicativos próprios. Cada um com suas vantagens e desvantagens.
O ponto aqui é ampliar o acesso dos clientes aos seus serviços de entrega. Seja por aplicativos próprios ou terceirizados, seja pelo site próprio ou até mesmo por Whatsapp. O importante é estar conectado com todas as possibilidades.
De nada adianta implantar um serviço de delivery bem estruturado no restaurante, porém, não se preocupar na forma como os clientes saberão e utilizarão desses serviços.
É surpreendente como um serviço de delivery bem planejado aumenta as vendas do restaurante, inclusive ganhando clientes novos que nunca visitaram o local anteriormente.
Visualização
Quer oferecer um delivery caprichado que atenda às expectativas dos clientes mais exigentes? Então visualize a seguinte cena: o cliente tem acesso fácil ao seu serviço, e em instantes, tem condições de acessar todo o seu cardápio disponível para entrega.
Pedido realizado, o cliente aguarda a entrega, cuja refeição chega muito bem embalada, aumentando ainda mais sua vontade de comer.
A comida vem muito bem apresentada, quente, sem vazamentos, com seus diversos elementos separados que poderão ser consumidos e incorporados no momento de consumo, à critério do cliente.
Sim, o delivery deve, no mínimo acontecer desta forma. Facilidade no acesso do cliente ao seu serviço, rapidez, conveniência e comida com qualidade e apresentação impecáveis.
Visualização feita, é preciso agir e fazer seu restaurante atender às expectativas do cliente de entrega.
Ação: seu delivery levado à sério
Se os pratos servidos no restaurante são um sucesso e tem grande aceitação pelos clientes, não deixe de considerar o serviço de delivery.
Desde pratos mais finos e requintados até pratos triviais, todos os tipos de comida podem ser oferecidos no delivery. Praticidade e conveniência são muito bem-vindas em qualquer tipo de cozinha.
Tome cuidado, porém, com as embalagens que você pretende utilizar no serviço de delivery. É comum alguns restaurantes, ávidos por começarem suas operações de delivery, apressarem o processo de escolha da embalagem certa para o seu produto.
A embalagem é item de extrema importância no delivery. Seu destaque só fica atrás da própria comida. Se a comida não é boa, não há como se pensar em delivery de sucesso!
Portanto, é crucial que o processo na escolha da embalagem seja cuidadoso e sem pressa.
Passo a passo na escolha da embalagem
Para acertar na escolha da embalagem correta para o seu delivery, é importante que o fornecedor de embalagem tenha acesso ao seu menu de entrega e conheça perfeitamente o que você tem a oferecer.
Uma boa conversa também é importante para estabelecer as expectativas do cliente em relação à embalagem. Aqui, também é importante considerar as estratégias de marketing para o seu produto, de modo que embalagem esteja alinhada com a abordagem previamente planejada.
Só a partir daí que poderão ser confeccionadas amostras específicas que irão acomodar e valorizar da melhor forma sua comida e realçar a identidade visual da marca.
Com as amostras feitas, o passo seguinte é testar a embalagem. Simule o processo de entrega de pedidos. Acondicione seus pratos nas embalagens e observe resistência, adequação de tamanhos e formatos e certifique-se se a embalagem está adequada para manter a refeição protegida e com apresentação intacta.
Lembre-se de observar se a embalagem é condizente com o seu público alvo, garantindo a melhor experiência para o cliente de delivery.
Operação de delivery
A operação de delivery, depois de bem planejada, tem grandes chances de ser um sucesso. Erro comum entre muitos negócios é iniciar o serviço de delivery com condições mínimas, o que não vai agradar o cliente.
Assim, com planejamento prévio, que abrange o espaço físico para a preparação dos pedidos de delivery, a equipe suficiente e bem treinada e embalagens previamente testadas e aprovadas, o seu delivery tem tudo para superar suas expectativas!
Sobre a Scuadra
A Scuadra Embalagens fornece soluções de embalagens para delivery específicas para todos os tipos de refeições. Com estrutura moderna e tecnologia inovadora, as embalagens Scuadra in Box® foram desenvolvidas para atender a nova demanda no setor de delivery de comida.
Desde embalagens seladas até embalagens com fechamentos exclusivos que evitam vazamentos, as embalagens Scuadra in Box® garantem que o cliente de delivery receba seu pedido com sabor e apresentação valorizada.
A Scuadra Embalagens traz um conceito totalmente novo, fornecendo mais que embalagens para delivery. Seus clientes contam com a comodidade de entregas programadas, máquinas para fechamento e todo o suporte para que o seu restaurante tenha um delivery de sucesso.
Faça como inúmeros restaurantes que têm levado à sério suas operações de delivery e confiado à Scuadra o fornecimento de embalagens que valorizam a experiência do cliente.
Quer saber mais sobre a história da nossa empresa? Então, não deixe de assistir o vídeo abaixo, e conheça Luiz Silveira, CEO da Scuadra Embalagens Diferenciadas, que começou a empreender em um lixão e se tornou o principal fornecedor de embalagens de delivery para os restaurantes de alta gastronomia de São Paulo.