Fazer a entrega de alimentos é essencial para os estabelecimentos que desejam acompanhar as tendências do mercado e deixar os clientes sempre satisfeitos. No entanto, por mais que essa prática seja eficaz e traga redução de custos, o ideal é fazer uso de um checklist para serviço de delivery, a fim de tornar essa tarefa mais simplificada.
Não basta apenas oferecer a opção de delivery, é indispensável que esse serviço seja executado corretamente e de maneira bem definida. Esses dois pontos são essenciais para evitar que o cliente crie uma imagem negativa do seu restaurante, bem como para garantir que você não terá prejuízos financeiros.
Quer saber como esquematizar uma entrega de excelência e tornar esse processo mais eficiente? Continue acompanhando a leitura para conferir o checklist que preparamos!
Planeje a compra das matérias-primas
O primeiro e mais essencial passo para a entrega é planejar a compra das matérias-primas com base no seu cardápio e fluxo de vendas. Esse cuidado serve para que nenhum ingrediente seja esquecido ou adquirido em quantidade insuficiente, evitando a falta de alguns sabores do menu e a insatisfação que esse problema pode gerar.
Pesquise e invista em embalagens adequadas
Muitas empresas ainda pecam quando a questão é a embalagem para delivery de comida. No entanto, esse é um ponto essencial para que a experiência do cliente seja completa e satisfatória, uma vez que o invólucro acomoda a comida durante todo o transporte.
Para garantir uma boa escolha nessa etapa, vale contar com uma empresa especializada nesse mercado para criar um modelo de embalagem personalizada e adequada para os seus produtos.
Mantenha a organização da cozinha
Por mais difícil que possa parecer a tarefa de manter a cozinha organizada durante o período de trabalho, esse é um aspecto fundamental para evitar erros. A desorganização pode acarretar a duplicação na hora de preparar o pedido, a mistura de ingredientes, entre outros problemas.
Sem falar que uma cozinha organizada apresenta grandes efeitos na produtividade dos cozinheiros e ajudantes. Manter a limpeza, bem como os utensílios e os ingredientes em seu devido lugar, otimizará o tempo de preparo.
Ofereça um atendimento de excelência
O atendimento é outro fator que contribui muito para a visão que o cliente tem do seu estabelecimento. E não estamos falando apenas de atendentes educados e entregadores eficientes.
É indispensável também evitar ao máximo erros na hora de anotar o pedido. Além disso, é preciso oferecer uma boa resolução de problemas para mostrar ao cliente que ele é importante para a sua empresa.
Considere a terceirização de entregas por aplicativos
Os aplicativos de pedido e entrega de alimentos estão fazendo cada vez mais sucesso devido à sua praticidade. Afinal, o consumidor só precisa baixar um app para ter acesso a diversos estabelecimentos. Visto essa situação, terceirizar as entregas por parte desses programas pode ser uma ótima opção para tornar seu atendimento mais eficiente!
A partir de nossas dicas, foque em sua checklist para serviço de delivery até que os passos se tornem naturais. Assim você terá um estabelecimento funcional e bem-visto aos olhos dos consumidores. Além disso, não deixe de investir em boas embalagens para o seu negócio, elas são a apresentação do seu produto.
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