Você sabe quais são os principais tipos de embalagens de alimentos para o seu delivery? Mais que uma proteção para o alimento, as embalagens são também um importante agente de divulgação da sua empresa. Além disso, escolher o material adequado para sua confecção permite melhor preservação do sabor da comida.
Quando um cliente pede uma refeição via delivery, ele deseja agilidade na entrega, prazer em comer bem e a sensação de que seu alimento chegou bem protegido. Por mais que ele tenha pressa em comer, uma embalagem agradável aos olhos, certamente, chamará a sua atenção.
Para você entender melhor a importância da embalagem no delivery, listamos abaixo alguns dos principais tipos.
1. Papel
Atualmente, o papel é a melhor alternativa empregada para embalagens de comida para delivery. Primeiro porque, além de preservar a temperatura da comida, hoje há opções impermeáveis. Segundo porque, molhos e líquidos não vazam, mantendo a integridade do prato.
Além disto, as vantagens da embalagem de papel são muitas em detrimento das demais opções. Assim, as embalagens de papel são altamente customizáveis, tanto em formatos como impressões de alta resolução. Com isto, a identidade visual da marca pode ser otimizada, dando personalidade ao produto. Atualmente, há disponibilidade de papeis que resistem ao freezer, fornos tradicionais e elétricos, bem como micro-ondas.
Como você pode ver, há muitas razões pelas quais o uso de embalagens de papel vem se ampliando. Somado a isto, trata-se de um material muito mais sustentável, se compararmos a outros materiais. Mais ainda, é uma opção excelente para quem deseja pagar mais barato, ser ecologicamente consciente e o melhor, sem perder o estilo do seu delivery.
Como se não bastassem, as embalagens de papel podem otimizar significativamente a experiência do cliente de delivery. Isto porque, é possível encontrar formatos especiais como por exemplo, bowl em papel ou até mesmo embalagem com divisórias que não misturam as porções da refeição.
2. Papelão
Pizzas e salgados, normalmente, vêm em caixas de papelão. Dependendo da gramatura, embalagens de papelão são mais resistentes do que de papéis. O papelão ajuda a manter o alimento aquecido e permite segurança durante o transporte. Este tipo de embalagem também pode ser reciclado, mas não possui a mesma sofisticação que o papel cartonado.
3. Alumínio
Embalagens de alumínio podem conservar a temperatura da comida. Além disso, quando destampadas, as marmitas de alumínio podem ser aquecidas no forno. Sua desvantagem é que não podem ser usadas em fornos micro-ondas. Geralmente, são muito maleáveis, portanto, não mantém a perfeita apresentação do prato. Isso também prejudica a vedação da embalagem, ocorrendo vazamento de alimentos líquidos.
Outro ponto negativo é que limitam a criatividade quando o assunto é imprimir a identidade visual da marca. Dessa forma, tornam-se uma alternativa versátil e segura para pratos que são servidos quentes.
4. Plástico
Entre os diversos tipos de materiais plásticos, o polipropileno é o mais utilizado para embalagens de comida. Trata-se de um material reciclável, que pode ser congelado ou aquecido no micro-ondas.
Embalagens plásticas são conhecidas por poluir o meio ambiente. Atualmente, o banimento de embalagens plásticas no setor de food service é uma realidade. Só no comecinho deste ano (2020), a cidade de São Paulo bem como a China, aprovou medidas para a redução do uso destas embalagens.
Em São Paulo, por exemplo, bares, restaurantes, padarias e outros terão até dezembro de 2020 para trocarem as embalagens plásticas descartáveis por embalagens que não agridem o meio ambiente, no caso, o papel.
5. Isopor
O isopor é um ótimo isolante térmico e tem a vantagem de oferecer baixo custo. Porém, o isopor é um tipo de plástico, o que não inclui como alternativa para as embalagens plásticas e a proteção do meio ambiente.
Embalagem de isopor já foi muito utilizada por grandes redes de fast foods. Um exemplo disto, o Mc Donald’s, utilizava isopor para embalar os lanches. Porém, essas embalagens foram trocadas e o seu uso foi abolido.
Além disto, o isopor não permite vedação contra vazamentos. Outra desvantagem é que não resiste em fornos convencionais nem micro-ondas. Portanto, não oferece versatilidade e praticidade para o cliente de delivery de comida.
Dica bônus: embalagens personalizadas
Independentemente do material escolhido, você pode, ainda, personalizar suas embalagens. Claro que, dependendo do material, as possibilidades de customizações variam muito. 5 tipos de embalagens de alimentos para o seu delivery
Assim, contar com um recipiente na medida certa para o seu produto é uma grande ação de marketing. Afinal, utilizar embalagens personalizadas com sua marca valoriza ainda mais a identidade visual.
Dessa forma, você aumenta a credibilidade do público em seu negócio, valoriza seus produtos e fortalece a sua imagem no mercado.
Em suma, muitos são os tipos de embalagens de alimentos utilizados para delivery. Em outras palavras, cabe a você escolher a melhor opção, baseando-se nas necessidades da sua empresa.
Entretanto, uma dica fundamental é buscar um fornecedor especializado, com o qual você possa firmar uma parceria. Com ele, será possível desenvolver embalagens diferenciadas que otimizem a experiência do cliente.
E se você está em busca dessa parceria, entre em contato conosco e conheça nossas soluções em embalagens para o seu delivery.