Ter um serviço de delivery em restaurante tem se tornando cada vez mais necessário para os estabelecimentos que desejam crescer no ramo e acompanhar as tendências do mercado de food service. Devido à rotina agitada da maioria dos trabalhadores brasileiros e constante busca por conforto, há uma procura enorme por esse tipo de atendimento.
Visto esse cenário, oferecer delivery em seu restaurante faz parte de uma estratégia para aumentar o volume de vendas do seu estabelecimento. No entanto, para ter esse resultado é indispensável também que você fique atento ao implementar esse serviço, a fim de que ele atinja os padrões necessários e traga para você os benefícios que tanto deseja.
Ficou interessado em saber mais sobre os motivos para oferecer delivery e o que pensar na hora de implementar esse serviço? Venha conferir o conteúdo que preparamos para você!
Por que ter um serviço de delivery em restaurante?
Muitas pessoas podem acreditar que ter um serviço de delivery só dará mais trabalho durante os períodos de atendimento e pouco retorno ou que não está de acordo com o tipo de negócio que tem atualmente.
Mas não é bem assim! Essa mudança é capaz de gerar muitos resultados positivos para qualquer estabelecimento, sendo até mais simples elevar as vendas com delivery do que aumentando a capacidade do restaurante. Entenda mais a seguir!
Economia
O local comercial comprado ou alugado para abrir um restaurante é uma das partes que demandam maior investimento. Isso acontece especialmente quando é preciso alugar, pois todos os meses você terá que despender um valor fixo e precisará atingir um alto volume de vendas para conseguir lucrar.
Sem falar que a localização precisa ser boa para atrair e fidelizar os clientes. Quando se investe em delivery, é preciso aumentar a produção, mas não é necessário investir em um espaço maior, garçons, estacionamento, mesas, cadeiras e decoração.
Em vez disso, você só precisa investir em uma boa embalagem para os alimentos, motoboys para realizar a entrega e funcionário para receber ligações e responder as mensagens. No final das contas, é mais econômico.
Presença de novos clientes e retenção dos antigos
Às vezes só o que o consumidor deseja é poder comer algo gostoso em casa, como a comida de um restaurante. Isso sem precisar de muito esforço: basta uma mensagem no celular ou um telefonema.
Então, quando um restaurante não disponibiliza esse tipo de serviço, os clientes mais fiéis acabam procurando outros estabelecimentos nesses momentos. Caso o seu estabelecimento seja o que oferece delivery, será ele que outros consumidores procurarão quando desejarem uma opção de entrega de comida em casa.
Aumento do faturamento
É evidente que se você faz uma economia, consequentemente aumentará seu faturamento. Mas não é só por esse motivo que você terá esse resultado. Ao implementar um serviço delivery você seguirá as tendências do mercado, o que significa que não ficará para trás.
Além disso, você pode faturar mesmo nos dias que os clientes fidelizados não estiverem dispostos a ir até o seu restaurante para comer e, como dito, deve atrair novos consumidores para conhecer a comida que oferece.
Maior tolerância no tempo de entrega
Quando um cliente chega em seu estabelecimento ele espera ser atendido de imediato e, que a comida fique pronta quanto antes. Isso é especialmente exigido porque, muitas vezes, ele pode até conversar com quem está sentado na mesma mesa, mas não há muito o que fazer enquanto o prato não chega.
Já no caso do delivery, existem muitos fatores que influenciam no tempo de entrega. É preciso preparar a comida, embalar e entregar. Caso o número de pedidos seja grande, é normal que leve um pouco mais de tempo para que o prato chegue até o cliente.
Nessas situações, é possível que o estabelecimento comunique ao consumidor caso tenha algum problema do gênero e estime um prazo de entrega. Assim, o cliente fará o pedido apenas se estiver de acordo.
Além do mais, caso o pedido demore um pouco mais do que o esperado (o que não deve ocorrer com frequência, mas acontece eventualmente), o cliente poderá fazer o que quiser enquanto o alimento não chega, afinal, ele está em casa.
Fluxo constante de clientes
Uma das grandes dificuldades que os estabelecimentos encontram para se manterem funcionando é conseguir um fluxo de clientes constante durante toda a semana e não somente na sexta, sábado e domingo.
A boa notícia é que, ao somar todos os benefícios citados, um dos resultados é o aumento da proporção de vendas diariamente, bem como maior sucesso do estabelecimento. Para elevar ainda mais esse faturamento, você pode investir em promoções criativas nos dias mais fracos de vendas para ter um lucro significativo em todos os dias.
Quais são as questões que devem ser planejadas para esse serviço?
Quando se trata do preparo dos alimentos para a entrega, geralmente eles devem ser feitos da mesma maneira que os servidos dentro do restaurante. No entanto, é preciso cuidado com as embalagens para delivery que serão utilizadas para as comidas que você serve.
Um alimento deve ser levado em uma embalagem segura, anti-vazamentos, que conserve a temperatura da comida, seja personalizada e tenha um design funcional que deixe seu cliente satisfeito. Todos esses cuidados são indispensáveis para garantir um delivery impecável e que o consumidor tenha uma ótima experiência em casa.
Além disso, não se esqueça de fazer uma boa divulgação nas redes sociais e com panfletos para que todos dentro e fora da região do estabelecimento saibam que o seu restaurante passou a oferecer essa alternativa e possam considerá-la quando desejarem contratar esse tipo de serviço.
Sendo assim, se você acredita que esse estilo de atendimento é ideal para aumentar o retorno financeiro e dar visibilidade ao seu estabelecimento, vale a pena apostar nessa ideia. Mas antes de começar a implementar o serviço de delivery em restaurante é preciso fazer um planejamento para que a entrega seja ideal para você e seus clientes.
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