Se você está inserido no mundo da gastronomia, provavelmente já deve ter ouvido falar no MasterChef Brasil — um reality show de culinária que está fazendo grande sucesso na televisão aberta, revelando brasileiros talentosos nessa área. Para um gestor de restaurante, são várias as lições do MasterChef Brasil que podem ser aprendidas.
Veja bem, esse é um programa de televisão que faz com que os participantes passem por provas que exigem o máximo de si, bem como diversas habilidades dentro da cozinha. Por isso, o cenário se assemelha muito ao dia a dia dentro de alguns restaurantes, o que ajuda a ver as situações de fora para entendê-las melhor e se aperfeiçoar.
Quer saber quais são as 5 lições que você pode aprender com esse reality show? Venha conosco!
1. Ter planejamento
O planejamento de toda a preparação da refeição — da compra dos ingredientes à finalização do prato — é um cuidado essencial para garantir o resultado esperado e a satisfação do cliente.
As dificuldades da falta de planejamento podem ser facilmente observadas no programa MasterChef Brasil, quando os participantes não conseguem finalizar seus pratos por não terem administrado bem o tempo ou, ainda, por não terem escolhido uma opção que fosse possível dentro do cenário da prova.
Todas as etapas de preparação de um prato são importantes e devem ser consideradas tanto na hora da escolha do cardápio quanto na ordem em que as refeições são preparadas. Assim, é possível não passar por imprevistos e entregar o pedido dentro de um tempo agradável para o cliente.
2. Trabalhar sob pressão
Trabalhar em cozinha geralmente é sinônimo de agir sob pressão. No MasterChef isso fica evidente durante as provas, pois nelas os participantes do reality precisam criar pratos em pouco tempo e enquanto são supervisionados de perto. Tudo isso acelera o procedimento e gera muita tensão nos cozinheiros.
A realidade é que muitas vezes isso também está presente nas cozinhas dos restaurantes. Afinal, para atender o prazo de entrega dos pedidos, otimizar o tempo, preparar diferentes pratos de uma só vez, entre outras necessidades dessa função, é preciso fazer tudo da forma mais ágil possível e supervisionada.
3. Não se esquecer da higiene
No programa, um descuido com a higiene pode resultar em uma desclassificação dentro das provas. Já no dia a dia dentro da cozinha, o problema que isso pode gerar para a reputação do restaurante é enorme.
Por isso, mesmo trabalhando sob pressão, é indispensável manter a higiene do local e dos pratos, uma vez que, caso o cliente encontre algum problema relacionado a essa questão, as chances de que o restaurante perca público e sofra processos é grande.
4. Lidar bem com críticas
Os funcionários escolhidos para trabalhar dentro da cozinha devem sempre lidar bem com críticas. Caso isso não aconteça, sua produtividade pode ser facilmente prejudicada com um simples feedback. Por isso, esse é um critério também muito avaliado dentro do programa de televisão.
É claro que um gestor precisa fazer as críticas de maneira construtiva para que o cozinheiro as absorva da melhor forma possível. No entanto, o funcionário também não deve levá-las para o lado pessoal e é indispensável que saiba implementar a mudança rapidamente.
5. Conhecer boas estratégias
É inegável que trabalhar na cozinha exige esforços físicos e psicológicos para que os profissionais consigam entregar pratos dentro do previsto, seja no tempo estabelecido para a prova do MasterChef, seja no prazo necessário para que o cliente não se aborreça.
Por isso, é preciso apostar em diversas estratégias para economizar tempo e facilitar o trabalho. Isso vai desde a disposição da cozinha até as técnicas que agilizam toda a preparação de um alimento.
São várias as lições do MasterChef Brasil que podemos aprender ao assistir ou analisar o programa de televisão. Afinal, nele são trabalhadas diferentes questões de maneira intensa para garantir que o participante esteja preparado para atuar nessa área e se deparar com as dificuldades da profissão.
Gostou de ficar por dentro do assunto? Então, não deixe de conferir também o que não pode faltar no delivery de um restaurante!