Um cuidado que deve ser tomado pelos responsáveis por restaurantes é em relação à qualidade dos serviços oferecidos. Quando ficamos totalmente envolvidos no processo, acabamos não nos atentando para alguns detalhes que podem estar desagradando os consumidores. Por isso é muito importante dar voz ao público por meio da pesquisa de satisfação de clientes.
Desenvolver esse tipo de estratégia não irá onerar a sua contabilidade e pode aumentar, e muito, o lucro da sua gestão financeira. Para realizar essa ação adequadamente criamos este conteúdo com algumas dicas e informações sobre o assunto. Acompanhe!
O que é pesquisa de satisfação de clientes?
A pesquisa de satisfação de clientes é uma ação que visa recolher e compilar dados estatísticos sobre a opinião dos consumidores do seu restaurante. Esse mecanismo tem o objetivo de extrair a percepção de indivíduos e utilizá-la como ferramenta de correção, comprovação de serviço bem realizado e melhorias para atingir a expectativa dos clientes.
Essa estratégia é pensada de forma objetiva e simples para que se torne um questionário de fácil interpretação. O intuito não é dar trabalho para o cliente, mas sim oferecer um meio para ele se manifestar sobre os seus serviços oferecidos.
Como fazer essa pesquisa?
Existem várias formas de colocar em prática esse questionário. Abaixo você vai aprender um meio simples que pode ser aplicado imediatamente no seu restaurante. Veja!
Determinar a temática
A primeira fase do seu trabalho é determinar a temática da sua pesquisa. O que especificamente você quer saber dos seus clientes? Pode ser sobre os pratos, o atendimento, estrutura, ambiente ou, até mesmo, um pouco de cada um deles.
Faça a estrutura
Agora está na hora de estruturá-la. Você pode criar perguntas, com respostas “sim” e “não”, tópicos em que os clientes dão notas de 0 a 10, ou um campo para que escrevam críticas, elogios e sugestões.
Realize a aplicação
Esse é o momento de colocar a pesquisa de satisfação em prática. Para isso, você pode pedir para os consumidores responderem o questionário ainda dentro do restaurante, de forma online, ou entregá-lo para que eles respondam em casa e depois retornem com as respostas.
Interprete os dados obtidos
Quando você já tiver um certo número de respostas, é hora de interpretar esses dados e separá-los em categorias. Observe qual foi a crítica apontada com mais frequência e o ponto positivo que foi mais salientado.
Proponha soluções para os apontamentos
Para os apontamentos negativos será necessário que você tome medidas rápidas para sanar as críticas do seu consumidor. Afinal de contas esse é o objetivo da pesquisa, certo?
Qual a importância de realizar a pesquisa de satisfação de clientes?
Além de resolver os problemas do seu negócio, a pesquisa de satisfação é de fundamental importância para conhecer ainda mais os clientes, melhorar a relação que a sua empresa tem com eles, traçar estratégias certeiras para corrigir os erros atuais e melhorar o posicionamento de marca.
Com essa ação você terá uma perspectiva que, até então, poderia não conhecer e estar colhendo os frutos ruins disso.
Para que a pesquisa de satisfação de clientes seja efetiva e estimule os consumidores a responderem é preciso utilizar recursos, como a oferta de amostra grátis, descontos e degustação gratuita.
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