Diante da grande competitividade do mercado, várias empresas estão buscando soluções criativas e inovadoras para os seus problemas. Certamente, agir da mesma forma da concorrência não vai fazer ninguém se destacar e, por isso mesmo, muitos gestores e empresários não hesitam em adotar o design thinking em seus negócios.
Essa estratégia, embora seja relativamente nova, está ganhando bastante espaço atualmente. Com grandes vantagens e boa versatilidade, ela pode ser exatamente o que o seu empreendimento precisa para ganhar a atenção que você sempre desejou. Quer aprender um pouco mais sobre essa ideia? Então confira a seguir:
O que é design thinking?
O primeiro passo para adotar essa estratégia é compreender muito bem o seu conceito. O design thinking, como o próprio nome já diz, consiste em pensar da mesma maneira que um designer. Isso quer dizer que, mesmo no mundo corporativo, você e seus colaboradores devem tentar raciocinar com criatividade, buscando novas soluções para os problemas.
Antes de tudo, essa estratégia é uma verdadeira mudança de postura por meio da adoção de um modelo mental que foge do padrão. A ideia é tornar equipes e funcionários mais inovadores, procurando ângulos e formas únicas para solucionar as dificuldades que surgirem. Os resultados, em médio e longo prazos, tendem a ser bastante interessantes.
Como o design thinking pode ser implementado?
Fortalecendo a cultura organizacional
Uma das formas de implementar o design thinking é fortalecendo a cultura organizacional. Você deve fazer com que seus funcionários compreendam cada vez melhor os valores, a missão, as expectativas e os projetos da sua empresa. Dessa maneira, eles passarão não apenas a se identificar com o negócio, mas se tornarão defensores naturais da marca.
Isso também trará mudanças internas significativas. Ao investir no trabalho conjunto e no pensamento coletivo, as equipes se sentirão mais valorizadas e satisfeitas, o que ampliará seu senso de participação e a identificação com os seus cargos e funções.
Observando a experiência do cliente
Como uma das premissas do design thinking é a criação de novas soluções para os problemas, nada melhor do que observar atentamente o que os seus clientes estão dizendo e pensando sobre os produtos ou serviços que a sua empresa oferece.
Analisando as reclamações, comentários e resenhas ou mesmo fazendo pesquisas de opinião, o seu negócio poderá compreender melhor os anseios do seu público e, dessa forma, entregar mais valor para os consumidores.
Incentivando o trabalho em equipe
Se você quer que seus funcionários atuem de forma diferente e pensem de maneira criativa e inovadora, é importante que compartilhem e aprimorem suas ideias em conjunto. Excelentes estratégias e soluções podem justamente ser fruto dessa diversidade de pensamentos, além de apresentar novas visões de mundo para cada integrante da empresa.
Durante esse processo, aproveite para incentivar uma comunicação menos impessoal, tanto entre sua equipe quanto no relacionamento com seus clientes.
Em que mercados ele é mais eficiente?
O design thinking pode ser aplicado em praticamente todos os segmentos do mercado. Isso ocorre porque ele é um conceito pautado no tipo de pensamento aberto e inovador, que ajuda a trazer soluções em qualquer ramo.
No entanto, podemos observar mais notadamente os seus benefícios em áreas como marketing, propaganda, administração, gestão de projetos, relacionamento com clientes, prestação de serviços, entre outros!