Diante da alta competitividade dos dias de hoje, nos mais diversos setores do mercado, as empresas de todos os segmentos estão em busca de soluções mais eficazes e dinâmicas para os seus problemas. E é dentro desse contexto que o Business Intelligence começa a ganhar cada vez mais espaço.
Embora muitos gestores e empresários ainda não compreendam perfeitamente o seu conceito, o fato é que o BI pode ser de grande valia para quem busca um diferencial e quer se destacar diante do seu público. Quer aprender um pouco mais sobre esse tema? Então confira o conteúdo a seguir:
Qual é o conceito de Business Intelligence?
O Business Intelligence pode ser traduzido como “inteligência de negócios”. Em linhas gerais, isso se refere a utilizar conhecimentos sobre um determinado nicho para embasar as decisões de uma empresa. Para fazer isso, é necessário investir na coleta, na organização e na análise dos dados disponíveis de um negócio e dos seus processos.
O BI é o ato de transformar informações brutas e desestruturadas em subsídios úteis e significativos para contribuir com o aprimoramento de serviços, produtos e das estratégias de uma organização. Sua apreciação é feita por meio da observação do histórico de vendas, de relatórios profissionais, do gerenciamento de performance, entre outros.
Com a mineração desses detalhes, é possível identificar potencialidades, descobrir fraquezas, realinhar as ações e, finalmente, dar um salto de performance e qualidade.
Quais são os benefícios do Business Intelligence?
Existem muitos benefícios em utilizar o Business Intelligence. Ele permite que a tomada de decisões tenha um embasamento real e não seja feita por conhecimentos incompletos ou, até mesmo, mera intuição. Isso, obviamente, melhora a capacidade de empreendedorismo, reduz prejuízos e minimiza os riscos, mesmo com uma resposta corporativa mais veloz.
Em vez de se basear em experiências passadas — possivelmente com cenários e realidades diferentes —, os gestores e empresários agem com subsídios reais e efetivos. Como há um melhor monitoramento dos custos e avaliações mais constantes, os lucros, obviamente, acabam sendo muito maiores.
Como usar o Business Intelligence em um negócio?
A utilização da tecnologia é um fator fundamental para quem deseja instituir uma boa política de Business Intelligence na sua empresa. Atualmente, fica muito mais fácil gerenciar as informações internas e externas por meio de recursos digitais, que centralizarão todos os detalhes em um só local.
O uso de ferramentas como o ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, é cada vez mais comum e indispensável. A sigla ERP pode ser traduzida como “planejamento de recursos corporativos” e esse sistema busca integrar todos os processos e dados da empresa, deixando tudo organizado em uma única plataforma — possibilitando muito mais rapidez de análise.
Esse recurso acaba se traduzindo em uma tremenda vantagem competitiva em qualquer área do mercado, pois todas as movimentações são contabilizadas e documentadas no software, dando muito mais subsídios para as decisões mais cruciais do negócio.
A gestão fica mais confiável e os setores se comunicam de forma muito mais eficaz, amortizando perdas e até estimulando novos investimentos.
E agora, pronto para utilizar o Business Intelligence em seu negócio? Gostou do conteúdo? Então compartilhe livremente esse artigo em suas redes sociais!