Escolher corretamente uma embalagem para alimentos nem sempre é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer. Afinal, ela é a principal responsável por protegê-los contra agentes externos e conservá-los até o seu destino, por facilitar o manuseio do cliente e o armazenamento. Isso sem falar que serve para divulgar a marca e conversar com o consumidor.
Uma embalagem com design atrativo é muito útil para favorecer a prospecção de clientes e propagar o nome do produto, tornando maior o reconhecimento da sua marca no mercado. Por isso, dar mais atenção aos itens que envolvem a sua mercadoria é de extrema importância para o marketing e crescimento do seu negócio.
Pensando nisso, montamos este guia, para que você conheça a importância de uma boa embalagem para os alimentos. Tem interesse em saber mais? Então, continue acompanhando a leitura!
O que considerar na hora de escolher a embalagem para alimentos?
Com a enorme variedade de modelos, materiais e tamanhos para embalagens, muitas pessoas cometem o equívoco de não considerar todas as propriedades do produto antes de escolher o invólucro mais adequado, além de se esquecerem das estratégias de marketing.
Desse modo, é de grande importância um planejamento adequado para acertar na escolha e beneficiar as vendas. Confira as principais informações para considerar na hora de construir a embalagem ideal para os seus objetivos!
Tipos de materiais
O material é a parte mais importante da embalagem. Errar na escolha pode comprometer todo o lote de produtos, por questões de conservação da temperatura, contaminação, vazamentos e demais problemas.
Além disso, existem muitos tipos de embalagens e materiais úteis para envolver os produtos. Conhecê-los vai ajudar você a escolher o que mais favorece o transporte, divulgação, compra e consumo dos seus alimentos. Veja a seguir os mais utilizados no segmento alimentício.
1. Plástico
O plástico oferece diversas vantagens para a indústria de alimentos, por ser prático, leve, reciclável e versátil para adotar qualquer característica desejada. A sua grande maleabilidade colabora para montar a embalagem para alimentos em diferentes formatos, facilitando a personalização, aplicação do rótulo e, consequentemente, favorecendo o marketing.
Por isso, se o produto desejado não apresenta problemas com a variação de temperatura, as embalagens de plástico são as principais indicadas, sobretudo, se a empresa tem como objetivo aumentar as vendas. Afinal, esse material é indicado para alimentos de diversas características, inclusive, aqueles com propriedades líquidas ou sólidas.
2. Alumínio
O alumínio é um metal que não apresenta toxicidade, detalhe essencial para preservar alimentos enlatados e líquidos. Por ser de longa durabilidade, também é uma das melhores opções de material para embalar alimentos com grande prazo de validade.
Além do mais, ele é leve e de fácil reciclagem, característica fundamental para a sustentabilidade do planeta. Dessa forma, investir no alumínio é uma ótima forma de garantir a conservação do seu produto e ainda poder contribuir para o meio ambiente.
Sem falar que é altamente indicado para alimentos que necessitam da conservação da temperatura (seja fria, seja aquecida) por mais tempo. Por esses e diversos outros motivos, o alumínio ganha cada vez mais visibilidade no mercado e ramo alimentício.
3. Vidro
O grande benefício do vidro é a sua reutilização e, por conta disso, seu preço, às vezes, é mais alto. Garrafas, frascos e copos feitos desse material são bem-vistos pelos clientes por oferecerem a possibilidade de usá-los como artigos de artesanato, decoração e, inclusive, nas funções cotidianas dentro de casa, como para servir ou transportar comidas e bebidas.
Além disso, a vidraria tem uma grande adequabilidade, servindo para armazenar dos alimentos básicos até aqueles com propriedades ácidas, que danificariam outro tipo de material com rapidez.
Quando a vedação é feita adequadamente, recipientes de vidro conseguem proteger os alimentos de diferentes agentes externos, como o ar, luz, microrganismos, umidade, entre outros, evitando até mesmo a propagação de odores no ambiente. No entanto, algumas variações de vidro podem ser bastante sensíveis à queda, peso e manuseio inadequado.
4. Papel
Para quem procura economia no preço de fabricação dos produtos, as embalagens de papel são altamente indicadas. Elas são leves e práticas, sem falar que são uma opção sustentável e que permite uma impressão de alta qualidade para favorecer a identidade visual do seu negócios.
Hoje já é possível encontrar embalagens de papel perfeitas para qualquer tipo de alimento, incluindo alimentos secos, líquidos e pastosos. A versatilidade do papel permite inúmeros sistemas de fechamentos e formatos. O papel também é bastante térmico, o que permite conservar a temperatura do prato por mais tempo. Desta forma, o isopor, que antigamente era muito utilizado vem perdendo sua aplicabilidade, por não permitir customização e impressão de qualidade.
As embalagens de papel são muito ulitizadas também para alimentos congelados e comida para delivery. A tecnologia atual permite versões forneáveis e que não vazam. Todas essas funcionalidades têm colocado as embalagens de papel como a preferidas para delivery, haja vista serem modernas, com ótimo custo-benefício e extremamente amigas da natureza.
Embalagens para delivery
Você sabia que existe diferença na escolha e cuidados com as embalagens que ficam nas prateleiras e as que são utilizadas para a entrega de alimentos? Veja que as duas opções são utilizadas para a alimentação fora do estabelecimento, contudo, a forma de consumo é diferente.
A menos que as embalagens de prateleira sejam no estilo Grab and Go, elas não costumam simular uma experiência de restaurante, com o prato pronto para ser consumido assim que é entregue, já aquecido. Entenda melhor como devem ser esses cuidados na escolha das embalagens para delivery!
1. Conservação da estética e temperatura dos alimentos
Os alimentos para delivery são muito diferentes daqueles comprados em supermercados, afinal, como dito, eles costumam estar adequadamente preparados e aquecidos para o consumo assim que são entregues na casa do cliente, além de serem visualmente atraentes, enquanto a segunda opção, geralmente, deve ser preparada.
Porém, não é só no caso das entregas que a refeição deve ser visualmente agradável, uma vez que é isso que desperta a fome e vontade de comer. As embalagens de balcões sempre precisam favorecer uma boa visualização do alimento e a conservação da sua estética.
Vale atentar a esses detalhes, porque são questões importantes para que o cliente consuma o que comprou e fique satisfeito. É importante lembrar que isso não deve acontecer somente por conta de fome, mas também por causa da vontade que o prato precisa despertar nele.
2. Vazamento
Pense só: se você pedisse comida delivery e ela não chegasse por inteiro devido ao vazamento ou a embalagem estivesse suja, você pediria novamente no mesmo lugar? Certamente não, ou, pelo menos, não faria isso até que resolvessem o problema.
Portanto, escolher embalagens que tenham um sistema antivazamento é um dos pontos mais básicos para garantir a qualidade da entrega e do produto para o seu cliente. Isso porque os consumidores esperam receber algo de qualidade em sua casa e que gere mais conforto do que prejuízos e problemas, não é mesmo?
Se o recipiente escolhido para o alimento não for antivazamento, durante o transporte de moto, sem dúvidas, a embalagem para alimentos chegará suja e melada. Além disso, a bolsa de entrega ficará sempre com resíduos, o que não é nada higiênico para ambos os lados.
3. Desperdício
Para o cliente, a sensação de que está desperdiçando parte do alimento pelo qual foi pago, muitas vezes, pode acabar sendo desconfortável, tendo em vista que o desejo é de aproveitar ao máximo aquela experiência pela qual foi desembolsado certo valor.
A boa notícia é que isso pode ser evitado de duas maneiras. A primeira é escolhendo alimentos que não estraguem e fiquem inviáveis para o consumo antes mesmo de chegarem nas mãos do cliente, bem como optar por uma embalagem que favoreça o transporte e conservação da comida escolhida.
Já a segunda possibilidade é investir em embalagens que apresentem um design funcional, ou seja, o recipiente no qual alimento chega precisa favorecer o consumo completo dele. Então, a dica é evitar ao máximo formatos e materiais que não permitam ao consumidor aproveitar o prato integralmente.
4. Experiência semelhante à de um restaurante
Alimentos delivery são uma alternativa para os dias em que temos preguiça de cozinhar, não temos tempo para sair, estamos cansados demais, ou, simplesmente, desejamos apreciar uma refeição no conforto de nossa casa.
Isso significa que, ao pedir a entrega de alimentos, a expectativa é a de uma experiência semelhante à de um restaurante, ou seja, com a refeição ainda aquecida, bem apresentável, conservada, saborosa, entre outras características.
Não por acaso, essas questões não estão apenas relacionadas com a expectativa do cliente em pedir algo pronto de um lugar no qual confia. Essas características também são indispensáveis para despertar o interesse na comida e agradar completamente ao cliente. Assim, a possibilidade de ele confiar no seu estabelecimento novamente para futuros pedidos é muito maior.
Como aproveitar a embalagem para ações e promoções o ano todo?
Quase todo estabelecimento sofre algumas oscilações nas vendas em determinadas épocas do ano. Por isso, saber aproveitar bem as promoções e ter em um bom marketing utilizando as embalagens a seu favor é uma ótima estratégia para apostar no seu negócio.
Se você souber fazer isso com maestria, esse plano se torna uma maneira de alavancar as vendas, evitar com que o rendimento caia em épocas de menor fluxo de clientes, e equilibrar o movimento ao longo do ano. Confira mais a seguir!
Invista em embalagens temáticas
Páscoa, dia das crianças, dia dos namorados, Natal… essas são apenas algumas das datas comemorativas que despertam empolgação em pessoas de todo o país. Com base nisso, é interessante sempre estar por dentro delas ao garantir embalagens temáticas e relacionadas a promoções, sorteios, descontos e ações afins.
Mas o ideal é não se prender somente a esses momentos. Você pode, por exemplo, apostar em divulgação de promoções dos aniversariantes do mês e comemoração do aniversário da marca, entre outros. São diversas as maneiras de atrair mais clientes ou convencê-los de que é o melhor local para pedir delivery o ano todo.
Outra dica é sempre atualizar o logo ou aparência da embalagem para alimentos e criar frases de efeito, tendo como base a data comemorativa. Além disso, adicione promoções que incentivem a recompra mesmo após passar o período de comemoração para que você continue com um fluxo de cliente semelhante mesmo fora de épocas especiais.
Aproveite a sazonalidade
Em algumas épocas do ano, há tanta demanda que é preciso contratar novos funcionários e, ainda assim, frequentemente, eles quase não conseguem dar conta dos pedidos e atendimentos. Já em outros momentos, o movimento é tão fraco que parece não dar conta de pagar todos os empregados. Isso é o que chamamos de sazonalidade.
Ela costuma ser vista como um problema para muitas empresas, especialmente, em cidades turísticas. No entanto, para não se prejudicar, é indispensável criar estratégias a fim de combater esse problema e até mesmo se beneficiar dele.
Além de estimular a recompra após as épocas comemorativas, outra maneira de aproveitar a sazonalidade é criar promoções e descontos fora de datas especiais. Afinal, além de a busca das pessoas pelos locais que mais oferecem vantagens ser frequente, também existem aquelas que ficam esperando por essas épocas, justamente, para aproveitar as compras.
Dessa forma, você as atrai para consumirem no seu negócio em diferentes momentos do ano, seja em dias comuns, seja em datas comemorativas. Para completar, não deixa que as vendas diminuam drasticamente e prejudiquem o desempenho do seu estabelecimento.
Aposte em embalagens personalizadas
Investir em um conjunto de embalagens personalizadas é algo capaz de despertar a curiosidade e chamar atenção, o que só traz benefícios para o seu negócio. Não por acaso, isso incentiva a compra do seu produto e evidencia sua marca. Com isso em mente, não deixe de fora uma aparência personalizada e aposte cores, em um bom logo e frases chamativas.
Ademais, não dê atenção apenas para isso. É preciso ir além e garantir vantagens para os clientes ao apostar em designs diferenciados, sustentabilidade, comodidade, entre outras funções que ofereçam benefícios para o consumidor.
Com isso, se a embalagem for bem desenvolvida, você deve obter diversos resultados. Entre eles, podemos citar: crescimento da marca, atração de novos clientes, fidelização dos antigos, aumento das vendas, enfim, benefícios que implicam o fortalecimento do seu negócio como um todo!
Viu só como a embalagem para alimentos faz tanta diferença no resultado que você obtém? Apesar de parecer algo simples e sem tanta importância, os detalhes e designs são de extrema utilidade para o marketing da sua empresa, conforto dos clientes, fidelização e muito mais! Sendo assim, passe a repensar as suas estratégias e garanta o destaque no mercado.
Gostou de conferir nossas dicas sobre a influência das embalagens para alimentos? Então, aproveite também para baixar nosso e-book gratuito sobre orçamento de marketing e entenda como a embalagem é investimento de marca!