Se você acha que um bom atendimento e uma entrega rápida de comida já são suficientes para que sua empresa ofereça uma ótima experiência do consumidor, você precisa ler este texto até o final.
Uma relação prazerosa entre empreendimento de delivery e cliente também está nos detalhes que, por muitas vezes, passam despercebidos aos olhos dos empresários e que podem fazer uma diferença muito grande na experiência positiva do consumidor. Podemos citar como exemplo a embalagem para comida delivery.
Esse item, que muitas empresas consideram como apenas mais um detalhe, pode impactar grandemente uma pessoa e fazer com que ela se torne um cliente assíduo e até um divulgador da marca. Isso é possível com pequenas mudanças de comportamento e, se você ainda não está realizando, está perdendo tempo e dinheiro.
Para que você consiga encantar o público do seu restaurante, mostrar o cuidado que é empregado em cada refeição e ainda apresentar o valor da sua marca utilizando estrategicamente as embalagens para delivery, separamos abaixo alguns tópicos com os quais você precisa ter contato e entender detalhadamente. Veja!
O que é experiência do consumidor?
Antes de partirmos detalhadamente para como impactar os clientes do seu restaurante utilizando estrategicamente as embalagens, precisamos entender o que é a experiência do consumidor.
Também conhecida como User Experience (UX), a experiência do consumidor representa todas as sensações, relações e interpretações que uma pessoa tem sobre determinada marca, incluindo questões emocionais, físicas, racionais e psicológicas. Esse processo está totalmente ligado com a jornada de compra, porque se refere desde ao primeiro contato que o cliente tem com a marca ao momento do seu pós-compra.
Isso inclui situações agradáveis, como uma aquisição sem nenhum tipo de intercorrência, assim como problemas que possam surgir durante uma negociação. Essas duas possibilidades podem ocorrer e a experiência do consumidor pode ser positiva em ambas. Tudo depende de como a empresa vai se comportar em cada momento, seja nos bons, seja nos ruins.
O objetivo aqui é proporcionar para o cliente do seu restaurante uma influência benéfica para que ele tenha sempre boas memórias da experiência de consumir o seu produto, possa vir a fazer mais negócios com você e ainda seja um divulgador espontâneo da sua empresa.
Como o serviço de delivery pode impactar positivamente os clientes?
Essa experiência do consumidor pode ser potencializada com o bom desenvolvimento do serviço de delivery. Entenda isso como uma refeição saborosa, rápida, prática e fresquinha.
Você não vai conseguir se diferenciar da concorrência apenas entregando o pedido rápido, com temperatura conservada e intacto, porque isso é o que se espera de todos os restaurantes que se propõem a fazer entrega. Portanto, é preciso pensar em estratégias de diferenciação.
O seu cliente que pede comida para apreciar em casa deve ser tratado da mesma forma como é tratado o que vai até o seu estabelecimento. Por isso, é muito importante que sejam designadas ações estratégicas também para esse consumidor. Assim como você pensa em formas de surpreender o público que está no salão, tenha em mente que precisa chamar a atenção de quem prefere o delivery.
Uma das formas de fazer isso é realizar um planejamento estratégico por meio das embalagens que você oferece. As que você apresenta atualmente são atrativas? Apresentam algum diferencial? Chamam a atenção a ponto de fazer com que o seu cliente comente com alguém sobre a experiência de receber comida nela? Evidenciam a sua marca? Podem ser reutilizadas?
Esses são questionamentos importantes a serem feitos e, se as suas respostas foram negativas para todos eles, é preciso rever a forma como você entrega o seu produto e começar a pensar em soluções.
Como proporcionar um bom unboxing no delivery de comida?
Uma boa experiência no delivery de comida é proporcionar para as pessoas um unboxing atrativo a ponto daquele simples ato não passar despercebido. Resumidamente, unboxing é o termo utilizado para a ação de retirar um produto da caixa.
Essa é uma excelente estratégia de marketing e que pode gerar grande retorno, mas ainda é bastante subutilizada pelas empresas. Se você fizer uso dela, já vai estar muito à frente dos seus concorrentes e de outros restaurantes.
Para fazer o uso correto do unboxing, é necessário conhecer o público-alvo do seu negócio e se colocar no lugar dele. Para isso, descubra:
- o que as pessoas esperam do seu restaurante;
- o que agradaria a elas;
- como você poderia surpreendê-las;
- o que faria com que as pessoas contassem aquela experiência para outras;
- qual embalagem melhor se encaixa no estilo do seu estabelecimento.
Sabendo essas respostas, você vai ter o ponto de partida para proporcionar uma excelente experiência de abertura da embalagem de comida aos seus consumidores. O impacto pode ser por meio:
- da estrutura da embalagem;
- do visual;
- da diferenciação em relação aos concorrentes;
- da inovação;
- de cartas escritas especificamente para o cliente;
- da oferta de brindes ou cupons de desconto;
- e até do reforço de proteção para a comida.
Isso tudo mostra cuidado e o quanto o restaurante se importa com a refeição das pessoas. São detalhes sempre notados pelo público em geral.
O que uma boa experiência do consumidor pode proporcionar para a empresa?
Nesse exato momento, você deve estar se perguntando sobre a despesa que isso acarretará no orçamento mensal do seu negócio, não é mesmo? E não é para menos, já que essa é uma característica que realmente deve ser levada em consideração. Acontece que a experiência do consumidor sempre vai trazer mais lucro do que gasto.
Quando você oferecer um unboxing surpreendente com uma embalagem adequada no seu delivery de comida, vai perceber que os clientes vão se expressar sobre a sua empresa com mais frequência e mais afinco.
Essa modalidade gera mídia espontânea e conquista o coração dos advogados da sua marca, ou seja, aquelas pessoas que defenderão e indicarão o seu restaurante para amigos, familiares, conhecidos e até para o círculo social contido nas redes online. A experiência do consumidor faz com que as pessoas se sintam importantes e queridas a ponto de contarem para outras o que aconteceu ao fazerem negócio com o seu estabelecimento.
Aqui, podemos citar a divulgação que os indivíduos realizam nas redes sociais, por meio de fotos e até pequenos textos com a experiência obtida. Quando realizado por perfis de pessoas reais nas mídias digitais, o compartilhamento do nome do seu restaurante garante uma credibilidade muito grande.
Você mesmo já foi influenciado em algum sentido por um conhecido quando ele compartilhou algo nas redes sociais, não é mesmo? Certamente, é isso que você quer para o seu empreendimento.
Como definir o design de embalagens?
Agora que você já sabe por que precisa inovar o seu setor de delivery, está na hora de definir como vai ser o design ideal para o seu produto. Nessa etapa, é primordial que você leve em consideração as características específicas da sua comida, do seu público e do universo em que o seu negócio está inserido.
Para realizar a melhor escolha do design da embalagem, pense em cada uma das características descritas abaixo.
Facilidade de uso do produto
Uma das maiores preocupações é em relação ao consumo do alimento. Não basta a embalagem ser esteticamente perfeita se ela não for totalmente funcional. Pense que o cliente pode comer na própria embalagem enquanto anda ou está fazendo outra coisa, assim como pode até retirar a refeição para consumir em outro utensílio.
Por isso, é importante que ele consiga manusear facilmente. Nesse sentido, o recipiente:
- não pode ser pequeno demais, para não ocorrer desperdício;
- não pode ser no tamanho exato da comida, para não ocorrer o transtorno de derrubar ao colocar um talher;
- e não pode ser grande demais, para não ser mantido na temperatura ideal ou ter um gasto com embalagem maior do que o necessário.
Tamanhos diferenciados para suprir cada demanda
As embalagens de delivery devem ser ideais para cada pedido. É importante ter opções de tamanhos diferenciados que comportem a necessidade do seu cliente. O design deve seguir um padrão e fazer sentido para cada uma das porções.
As pessoas procuram praticidade e descomplicação e sua empresa deve atender a esse anseio. Se o pedido é uma porção, é necessário ter uma embalagem do tamanho específico, assim como, se são duas porções, você não vai poder utilizar a embalagem de uma.
Preocupação com o meio ambiente
Uma tendência que vem sendo potencializada com o passar dos anos são as embalagens eco-friendly, que preservam o meio ambiente e possibilitam um descarte mais apropriado.
Se essa motivação fizer sentido com o propósito do seu restaurante ou for de grande importância para os seus valores, uma boa prática é adotar materiais que não sejam tão prejudiciais para a natureza e demorem exacerbadamente para se decompor. Isso vai auxiliar e demonstrar o valor da sua marca.
Psicologia das cores
A etapa da escolha das cores para o design vai além de qual cor você mais gosta. A sua embalagem para delivery precisa conversar com o estilo do seu estabelecimento e seguir a psicologia das cores, estratégia científica que alia razão e emoção.
As cores são responsáveis por proporcionar sensações e reações díspares nos seres humanos, oferecendo uma grande ferramenta de persuasão. Cada uma delas é responsável em despertar preferências e rejeições. Portanto, a harmonização das cores nunca é feita de forma aleatória. Ela sempre deve respeitar a imagem que o seu negócio quer transmitir.
Tipografia
Assim como as cores, as tipografias escolhidas para o design de uma embalagem devem condizer com o sentido e o estilo do restaurante. Defina parâmetros a serem utilizados na escolha da fonte da peça gráfica para que o todo seja harmonioso e agradável de ver.
Se o seu estabelecimento é jovem e moderno, não faz sentido algum escolher uma fonte manuscrita tradicional, porque não será coerente com a identidade da marca.
Espaço para informações técnicas
Se o design respeita todos os critérios acima, mas não contém um espaço específico para trazer as informações técnicas sobre o produto, há alguma coisa errada. Além de obrigatórias, as informações nutricionais são fundamentais para a sua embalagem de comida.
Fique atento a esse quesito e opte por um local que seja visível, mas que não interfira esteticamente na peça.
Quais são as características das embalagens de comida para delivery?
Agora que você já sabe o que levar em conta na hora da definição do design, está na hora de conhecer algumas das possibilidades de materiais para as embalagens do seu produto.
Papel
As embalagens de papel para alimentos são muito populares e resistentes. Elas têm uma ótima vedação, são fáceis para armazenar, manipular, assim como para serem transportadas. São muito utilizadas para alimentos que precisam ir ao forno e ao freezer pelo fato de o material ser resistente a diferentes temperaturas.
Papelão
O papelão é excelente para isolar o calor e é uma opção mais resistente do que o papel, especialmente, no transporte da comida. Essa embalagem é mais utilizada para grandes porções e maiores quantidades de comida. Dependendo da sua função, pode ser mais grosseiro e deixar um pouco a desejar na questão estética.
Alumínio
Existem opções de alumínio que vão desde as mais simples até as mais rebuscadas. Em todas elas, a conservação do calor da comida é o destaque. Essas embalagens têm como característica a possibilidade de serem levadas ao forno, desde que destampadas. Essa é uma boa opção para alimentos que necessitam de conservação de temperatura por um maior espaço de tempo.
Isopor
O poliestireno estendido, ou isopor, é uma embalagem de baixo custo e mais simples. A sua utilização é muito grande por conta do grande potencial de isolamento térmico que proporciona. Esse material é reciclado e bastante higiênico.
Plástico
As embalagens de comida feitas de plástico são famosas pela possibilidade de congelamento no freezer e o aquecimento no micro-ondas, versatilidade que oferece uma comodidade a mais para o cliente.
Essas são algumas das possibilidades para melhorar a experiência do consumidor com embalagens de comida criativas, inovadoras e diferenciadas.
Se você quiser saber qual é a melhor solução para o seu restaurante, entre em contato com a gente. Teremos prazer em ajudar a pensar em uma estratégia para melhorar ainda mais o funcionamento do seu estabelecimento!