Para aumentar o seu negócio e manter suas mesas cheias, você precisa entender como as pessoas estão escolhendo onde elas querem comer. No mundo de hoje, esse processo de tomada de decisão é fortemente influenciado por dois fatores: experiências anteriores e pesquisas on-line. Portanto, além de satisfazer os clientes frequentes, é preciso atrair aquele que se utiliza de busca on line por restaurantes que despertem o seu interesse.
Sim, mesmo que você ofereça aos seus clientes uma ótima experiência para incentivá-los a voltar, é preciso atrair aqueles que nunca visitaram seu restaurante. Possuir uma boa reputação on line é essencial para conquistar novos clientes e manter as vendas em alta.
Entendendo como as pessoas pesquisam onde querem comer, você pode garantir visibilidade para o seu negócio. Assim, os clientes famintos poderão considerar o seu restaurante como uma opção séria. Se eles não o virem facilmente ao pesquisar ou pior, ver comentários negativos, é menos provável que eles o considerem no momento da decisão. Aqui estão as maneiras mais populares pelas quais as pessoas pesquisam on-line por um lugar para comer.
Pesquisa por localidade
Provavelmente, a maneira mais comum pelas quais as pessoas pesquisam onde comer é recorrendo ao Google. Expressões como “restaurantes perto de mim” ou um termo de pesquisa semelhante são suficientes para uma lista de resultados. Essa lista de restaurantes próximos que correspondem à consulta traz um mapa mostrando os locais dessas restaurantes.
Por esta razão, é imprescindível que o seu restaurante esteja cadastrado no Google. É importante se certificar que o sistema de busca do Google entenda qual é o tipo exato do seu restaurante. Para isto preencha todo o formulário com informações corretas. Isto significa classificar o seu restaurante adequadamente e linkar com o site de forma correta.
Redes sociais
A propaganda boca a boca ainda é a forma de marketing mais eficiente, e as redes sociais levaram esta estratégia para outro nível. Agora, além da possibilidade de pedir recomendações, é possível acessar comentários sobre onde se pretende comer.
As redes sociais permitem que o público saiba um pouco mais sobre o restaurante e até interagir com ele. Portanto, disponibilizar conteúdo interessante, desde imagens dos pratos servidos até sugestões e promoções diárias são importantes para atrair novos clientes.
Não deixe de manter as postagens em dia, sempre com novidades. Para atrair os seguidores para o seu restaurante, procure ser criativo e explorar ao máximo o que o seu negócio tem de melhor para oferecer.
O uso de embalagens para delivery personalizadas é um meio de agradar os clientes. Uma embalagem bonita e conveniente pode render postagens espontâneas dos clientes, o que reforça o engajamento.
O poder da busca por voz
A popularidade da pesquisa por voz está aumentando a cada dia. Quase todos os dispositivos smartphone têm algum tipo de recurso de pesquisa por voz, seja o Google Assistente, o Siri ou o Alexa, e os alto-falantes inteligentes estão se tornando uma parte essencial da tecnologia. Algumas fontes chegam a prever que até o ano de 2020, 50% de todas as pesquisas serão feitas por pesquisa por voz.
Isso significa duas coisas para restaurantes que querem ser encontrados por meio da pesquisa por voz:
Dessa forma, se alguém perguntar quais restaurantes estão próximos e estão curiosos sobre o seu restaurante, eles poderão obter mais informações, inclusive o menu completo.
Navegando pelos comentários
Como primeira fonte de informação, muitas pessoas preferem ler comentários disponíveis na rede sobre restaurantes. Este recurso é bastante utilizado pela geração milênio. Isso torna os sites de comentários e opiniões uma poderosa ferramenta para o seu negócio. Sites como o Yelp e Tripadvisor podem dar uma ideia do que esperar do restaurante que procuram, antes mesmo de visitá-lo. Uma listagem ruim em um site de resenhas, ou uma repleta de avaliações ruins, pode afastar os clientes rapidamente.
Por outro lado, um bom perfil em um site de resenhas, com muitas fotos, resenhas positivas e informações preenchidas, podem atrair clientes, destacando o que há de melhor no seu restaurante. É uma ideia inteligente ter uma listagem atualizada em todos os sites relevantes de resenhas de restaurantes, tanto locais como internacionais.
Juntamente com sites de avaliação como o Tripadvisor, existem blogs focados localmente que podem causar um grande impacto. Blogs com artigos do tipo “Os 10 melhores lugares para comer em São Paulo” são ótimos para atrair novos clientes. Tente entrar em contato com o proprietário do site ou blog e convide-o para o seu estabelecimento para uma refeição. Quem sabe você seja adicionado à lista!
Ao entender como os clientes pesquisam on-line, você pode configurar seu restaurante para o sucesso. Suas estratégias de marketing podem se concentrar em colocar o nome e o site da sua empresa na frente. Assim, seu restaurante poderá ser considerado, logo de cara, como a primeira opção. Isso vale tanto para os clientes novos como os antigos.