Pode-se dizer que o segmento da gastronomia é extremamente competitivo e que os clientes estão cada vez mais exigentes. Para que o seu negócio continue a prosperar nesse cenário, é essencial conhecer as tendências de comportamento e mercado de delivery.
Com a constante evolução da tecnologia, é possível perceber que a internet tem se tornado um facilitador na conquista de novos clientes. Ao utilizar um aplicativo em um smartphone ou tablet, o cliente pode pesquisar estabelecimentos na região em que se encontra e, até mesmo, encomendar refeições pagando com o cartão de crédito.
Preparamos este conteúdo para ajudar a sua empresa a sobreviver às mudanças da forma de consumo. Continue a leitura e saiba mais!
Conheça as novas tendências de comportamento e mercado de delivery
Restaurantes, bares e lanchonetes têm, em comum, o fato de que provêm o serviço de venda de alimentos e bebidas destinados ao consumo no local. Contudo, mudanças importantes têm sido percebidas na relação entre clientes e empresas do ramo de alimentos.
O perfil do consumidor 4.0
Marketing 4.0, indústria 4.0 e, mais recentemente, a logística 4.0, representam mudanças importantes para o mercado de consumo. Contudo, é preciso lembrar que o comportamento do consumidor também mudou e merece ser estudado nesse novo contexto.
A conectividade é a palavra-chave para descrevê-lo, esse tipo de cliente busca informações de forma ágil e sabe como obtê-las. Pesquisas de preço e a busca por opiniões de outros usuários são as etapas que precedem a suas compras.
Esse novo tipo de cliente está mais habituado a ser influenciado por fatores sociais e culturais do que pelo peso da marca. Isso ocorre porque a internet possibilita que haja comunicação para atender aos desejos desse público que é tão exigente.
A expansão do delivery
No contexto tradicional, o serviço de um restaurante ou lanchonete se resume no preparo de alimentos para o consumo imediato no local. Essa visão tem sido modificada nos últimos anos e passou a englobar novas modalidades.
Isso quer dizer que a mesma característica de qualidade esperada dos pratos, também é exigida no delivery. Essa é uma composição que interfere na experiência do consumidor e, consequentemente, na lucratividade do ramo alimentício.
Atualmente, os clientes têm a opção de solicitar os produtos para levar, também chamado de grab and go, com isso há a necessidade de utilizar embalagens específicas para preservar o alimento. Embora essa opção seja amplamente praticada, ela ainda requer que o cliente se desloque e faça o seu pedido pessoalmente.
Já o delivery é considerado um serviço adicional que compõe a experiência de consumo. Existem casos de estabelecimentos que atuam somente com as entregas, o que elimina os custos com a manutenção de um salão e contratação de profissionais para realizar o atendimento.
Com isso, é possível estender o atendimento a pessoas que não desejam sair de casa para comer ou preparar a própria refeição. Como há mais uma dimensão do serviço, é preciso tratar o delivery com o mesmo rigor e controle que são aplicados aos demais processos.
A busca por alimentos saudáveis
É importante reconhecer que a clientela pode ter necessidades alimentares especiais devido ao risco à saúde ou por causa de convicções pessoais, como é o caso dos vegetarianos. Esses são aspectos sociais que têm grande impacto na forma como os alimentos são consumidos e os locais onde são servidos.
Nos últimos anos, a preocupação com o corpo e com as consequências causadas por uma alimentação inadequada tem motivado o lançamento de novas opções de alimentos e produtos mais saudáveis.
Os restaurantes sentem essa tendência de forma mais evidente, pois o preparo do prato ocorre no momento em que o cliente faz o seu pedido. Desse modo, é possível realizar ajustes no processo de preparação para servir clientes com alergias ou intolerância a certos ingredientes.
O mesmo se aplica aos estabelecimentos que inseriram em parte de seu cardápio opções que atraem os vegetarianos e veganos. Essa atitude inclusiva permite que todos os tipos de clientes frequentem o mesmo ambiente, em vez de buscar locais que oferecem somente esse tipo de prato.
A possibilidade de escolha
No momento da compra de qualquer artigo, um dos aspectos mais favoráveis é a oportunidade de realizar escolhas entre uma grande variedade de opções. Nesse cenário, o cliente busca aquilo que se adeque aos seus interesses e necessidades.
O mesmo pode ser dito sobre o consumo de alimentos, ao acessar um aplicativo ou site, o público está interessado em personalizar as suas opções para obter o que mais deseja. Por isso, é fundamental contar com:
- um cardápio amplo;
- uma interface de navegação simplificada;
- opções de pagamento variadas;
- espaço dedicado aos comentários;
- estimativa de tempo de preparo e entrega;
- funcionalidade de GPS para identificar a localidade do comprador.
Entenda como essas tendências estão revolucionando o mercado alimentício
A principal lição a ser extraída das mudanças que estão alterando os padrões de consumo é o reconhecimento da força que os aspectos socioculturais têm. Para sobreviver, é preciso incorporar essas transformações e ajustar a estratégia de acordo.
O papel da tecnologia
Já é de conhecimento amplo que a tecnologia é responsável por mudanças revolucionárias na forma como as pessoas se comunicam, locomovem, trabalham e, acima de tudo, consomem.
Os celulares hoje são equipados com a funcionalidade de acesso à internet e a aplicativos que podem ser utilizados para as mais diversas funções. O ramo alimentício já sentiu essa mudança e atua para não perder oportunidades de conquistar um público que busca por:
- confiabilidade;
- preços acessíveis;
- agilidade na entrega;
- simplificação dos pedidos.
Esse é o perfil de um público jovem que valoriza a sua comodidade e está disposto a pagar por esse benefício.
A construção de uma imagem online
Seja o campo destinado aos comentários, os sites de avaliação ou, até mesmo, as redes sociais, existem diversos meios pelos quais os clientes podem expressar a sua opinião sobre os produtos e serviços prestados.
Como resultado, a satisfação e, mais importante ainda, o descontentamento podem ser expressos de forma pública. Esse aspecto tem o potencial para ajudar o negócio a avançar ou ser fonte de problemas.
Ao pesquisar um estabelecimento na internet, o potencial cliente tem acesso a informações importantes como o cardápio, a localização e o horário de funcionamento. Porém, muitas vezes, as críticas e avaliações dos clientes também estão disponíveis para consulta.
As pessoas tendem a buscar a recomendação de outros frequentadores para conhecer mais sobre o local. Portanto, é recomendado responder aos clientes e tentar identificar a causa de críticas negativas para que elas não afetem a imagem da empresa.
A fonte de opiniões e sugestões
Estabelecer um canal de comunicação ativa com o cliente é uma das principais estratégias de marketing porque, de fato, oferece bons resultados. Em muitos casos, o empreendedor não consegue ter uma visão detalhada de todos os aspectos do negócio. Porém, há elementos que são mais perceptíveis para os clientes e que influenciam a sua experiência de consumo.
Existem diversas formas que incentivam o compartilhamento de opiniões, uma delas refere-se à comparação das expectativas com a percepção do serviço recebido. Com isso, é possível identificar erros de execução e falhas no preparo que interferem no consumo.
É preciso abrir espaço para receber feedbacks e trabalhar disposto a encontrar alternativas que resolvam o problema apresentado. Indicadores de satisfação e qualidade são essenciais ao avaliar o sucesso de um negócio no ramo de alimentos.
Os clientes buscam sofisticação
No ramo alimentício, os restaurantes enfrentam desafios que podem comprometer o seu resultado. Isso ocorre porque não é somente a qualidade do prato que conta para que o cliente fique satisfeito.
O acesso à culinária é um aspecto que é, muitas vezes, limitado pelas classes sociais. Por isso, o modelo de gestão deve ser desenvolvido com base nos interesse do público-alvo e na sua percepção de valor.
Alguns fatores contribuem para assiduidade dos clientes, como:
- a disposição do ambiente e decoração;
- a experiência vivenciada pelo cliente;
- o atendimento prestado;
- a percepção de valor do serviço.
Quanto mais elevado o padrão do restaurante ou bar, maior será, também, o potencial para a lucratividade.
Veja porque seu restaurante deve se moldar a elas
Sob o ponto de vista do marketing, quando um cliente adquire um serviço, independentemente de sua natureza, existe a expectativa de desfrutar de uma experiência e receber os benefícios dessa transação.
Na gestão de um estabelecimento como restaurantes, bares e lanchonetes, há a necessidade de levar em consideração os desejos do consumidor. Essa é uma via de mão dupla na qual o mercado tem a oportunidade de determinar como o seu consumo ocorrerá. Se o ambiente não agrada ou se os pratos servidos estavam inadequados, o cliente reage buscando outros locais para consumir.
Diferentemente, um ambiente organizado, que atende prontamente os clientes e oferece produtos atrativos ao público, tende a manter a casa cheia de consumidores fiéis.
Contribui para a melhoria do negócio
Tornar o seu negócio atrativo é o objetivo de gestores e empreendedores, em especial em um ramo competitivo como é o setor alimentício. Embora seja possível traçar as diferenças entre um restaurante de alto padrão e uma lanchonete acessível, os requisitos dos clientes são semelhantes.
Por esse motivo, é possível focar na qualidade principalmente nos aspectos que são visíveis ao consumidor. Isso significa que a qualidade dos pratos servidos, o atendimento prestado, a organização, limpeza do espaço e o aspecto estético do ambiente são fatores determinantes de compra.
Já a cozinha deve ser repensada para implementar melhorias relacionadas a manutenção da higiene e a agilidade do processamento dos alimentos. O treinamento da equipe também contribui para melhorar os resultados e disseminar práticas focadas na obtenção de valor.
A criação de processos sistemáticos que incentivam e analisam o feedback dos clientes representa um grande avanço para identificar problemas e receber sugestões que podem corrigi-los.
Entenda o poder da embalagem em um delivery
É fato conhecido na área de marketing que as embalagens representam uma forma de comunicação com os clientes e desempenham um papel importante na disseminação da marca. Por isso, cada empresa pode escolher a melhor forma de utilizar esse recurso com o intuito de:
- proteger os alimentos;
- manter a sua integridade;
- facilitar o transporte e empilhamento;
- exibir a logomarca, símbolos e formas de contato.
As caixas de pizza, por exemplo, são modelos amplamente conhecidos e contemplam diversos dos aspectos mencionados previamente. O papelão, material de sua composição, contribui para manter o calor, o seu formato é ideal para o seu acondicionamento para o transporte e tem espaço suficiente na tampa para permitir a divulgação da empresa.
Conheça as aplicações práticas das embalagens
Além de servir de invólucro para os alimentos, com a aplicação de modelos criativos e formatos diferenciados é possível reforçar, ainda mais, a marca, pois esse tipo de personalização é marcante para o consumidor. Existem opções que pensam no conforto e focam em divisórias que comportam os alimentos, bebidas e condimentos em uma única embalagem.
Quando os alimentos são destinados ao consumo imediato, pode-se optar por utilizar embalagens que são favoráveis para o transporte, como a adoção de abas ou alças. Opções resistentes ao calor ou a baixas temperaturas também adicionam maior conforto e segurança.
As imagens impressas na parte externa também podem remeter às características dos alimentos que serão consumidos. É o caso da representação dos pratos, ingredientes ou símbolos que representem o estabelecimento.
Além disso, a comodidade no momento de saborear a refeição é um fator que atrai os clientes. Afinal, elimina a necessidade de transferir os alimentos para outros recipientes. Em geral, os alimentos entregues via delivery acompanham talheres descartáveis, o que facilita o seu consumo imediato.
Para manter-se competitivo, é preciso compreender que é inviável lutar contras as mudanças nas formas de consumo e na mentalidade dos clientes. Por isso, a melhor alternativa é adaptar-se a elas e, até mesmo, buscar inovações nos seus respectivos segmentos de atuação para sair na frente.
As tendências de comportamento e mercado de delivery já são uma realidade consolidada que oferecem opções de crescimento para os empreendedores, que são capazes de enxergar oportunidades em vez de obstáculos.
Agora que você já conhece mais sobre as tendências de consumo e a suas consequências no mercado, está na hora de ajudar a disseminar essas informações. Compartilhe o nosso conteúdo nas redes sociais e divida com seus amigos!