Ao pensar em introduzir o serviço de delivery no seu restaurante, é comum preocupar-se com inúmeros requisitos para sua aplicabilidade. Dúvidas comuns surgem, como por exemplo, escolher a melhor plataforma, entregadores, taxas e até qual área de atendimento será coberta. Erros comuns, que hoje se confirma pelo número de reclamações feitas nos aplicativos de delivery, são relativos à embalagem. Sem embalagem adequada, o delivery não decola, mesmo que seu produto seja um sucesso.
O post de hoje traz uma visão ampla da importância da embalagem no serviço de delivery, o que pode evitar a insatisfação dos clientes ao desfrutar do seu produto. Vamos mostrar que o caminho da procura pela embalagem certa nem sempre leva ao resultado esperado. Fique atento e certamente seu estabelecimento não fará parte da lista de insatisfação de clientes com sua embalagem!
Fuja da padronização
Muitos chefs e proprietários de food service acreditam que encontrar a embalagem ideal para o seu produto seja tarefa fácil. A ideia de que há muitos fornecedores disponíveis com variedade imensa de embalagens próprias para cada tipo de comida não está errada. O que deve ser lembrado é que embalagem padronizada não é sinônimo de adequação ao prato que você serve.
Imagine uma embalagem específica para acondicionar massas. Certamente ela foi desenvolvida com matéria prima impermeável e no formato adequado para este tipo de prato. Mas, é certo que inúmeros requisitos não são padronizados e interferirão diretamente na qualidade do seu delivery. Assim, algumas variáveis devem ser levadas em conta:
- tamanho da porção;
- consistência do molho;
- estratégia de marketing;
- perfil do seu cliente;
- experiência do cliente.
Então, antes de escolher uma embalagem padronizada de determinado fornecedor, atente-se nas propriedades ideais para o seu produto. Se a embalagem deixar de atender algum requisito, é certo que a escolha não é ideal. Além do que, embalagens padronizadas deixarão de diferenciar o seu produto dos demais concorrentes. Se o seu restaurante é voltado para um público diferenciado, é recomendável desenvolver embalagem que retrata este conceito.
Considere espaço disponível
Outro ponto relevante para a escolha da embalagem é o espaço disponível no seu estabelecimento para armazenar as embalagens adquiridas. Sim, pois determinados modelos de caixinhas ocupam espaço desnecessário, o que pode ser inviável para o seu negócio. Portanto, atente-se não só para as embalagens já prontas para o delivery! Você deve considerar, também, como esta embalagem é apresentada, se já montada ou desmontada. Dependendo, a embalagem ocupará espaço que vai interferir a dinâmica da cozinha.
A intenção é não atrapalhar a fluidez na cozinha ou no balcão de expedição? Então, a solução é escolher fornecedor que mantenha as embalagens, já produzidas, armazenadas para você.o O fornecimento pode acontecer de forma programada ou de acordo com a demanda. O intuito aqui é garantir uma boa reserva de embalagens já personalizadas sem que o seu espaço físico fique comprometido.
Estratégia de marketing
As estratégias de marketing funcionam bem quando aplicadas de forma sincronizada. Já que a embalagem também é parte de uma boa estratégia de marketing, ela deve ser projetada e alinhada com as demais ações.
Neste sentido, embalagens com formas e cores que remetam à sua marca são essenciais. Embalagens personalizadas com o logo e símbolos do seu restaurante são ótimo meio de propaganda do seu negócio. Do momento que sai da cozinha, no trajeto até a entrega, e mesmo dentro da geladeira do cliente, a embalagem desempenha um papel importante na divulgação de sua marca.
Então, não perca a oportunidade de propagar sua marca e alinhar toda sua estratégia de marketing! Utilize embalagens personalizadas e projete sua marca independentemente de onde o seu produto estiver!
O que importa é a experiência
Aqui, não se trata da experiência do seu negócio e sim, da experiência usufruída pelo seu cliente. Atender e exceder às expectativas do cliente é essencial para fidelizá-lo. O cliente de delivery não está apenas à procura de algo que sacie a sua fome. Pelo contrário, pois muitas vezes, o cliente de delivery é mais exigente que o cliente que vai até o restaurante, porque:
- o cliente de delivery espera usufruir o prato com a mesma qualidade e prazer que sente quando vai pessoalmente no endereço do restaurante;
- o cliente espera boa apresentação do prato, desconsiderando intercorrência durante o transporte;
- o cliente deseja temperatura adequada para o seu prato;
- o cliente quer conveniência como reaquecer e consumir a comida na própria embalagem, congelar, etc.
Veja que todas as expectativas aqui listadas estão diretamente ligadas à embalagem. Portanto, negligenciar neste quesito, o seu delivery será um fracasso. Dê a atenção necessária à embalagem. Sabor e boa apresentação são essenciais para conquistar os clientes.
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