Grande parte dos consumidores que estão andando dentro de uma loja ou supermercado, sem saber, são influenciados pela embalagem comum ou pela embalagem promocional do produto que estão comprando ou pretendem comprar.
A embalagem é o primeiro ponto de interação entre o produto e o consumidor, e por esta razão, fabricantes e varejistas estão focados em melhorar o design de embalagem a fim de atrair mais pessoas para comprar seus produtos.
O consumidor vê e sente a embalagem do produto que estão interessados.
Quando há variedade de produtos similares na prateleira, percebendo ou não, o subconsciente do consumidor é influenciado pela embalagem, fazendo-o optar pela compra de uma marca em detrimento da outra.
Assim, podemos dizer que a embalagem se tornou uma extensão do produto propriamente dito.
Neste post traremos informações importantes que devem ser consideradas antes de criar a embalagem correta para o seu produto, ajudando-o a direcionar suas ideias e tirar o máximo proveito do poder que as embalagens promocionais exerce sobre o seu produto. Confira!
A embalagem promocional certa para o seu produto
Há vários pontos relevantes que devem ser considerados ao criar a embalagem promocional certa para o seu produto.
O ponto inicial de todo o trabalho sempre será a persona e os seus “problemas”. Isso porquê, você precisa impactar o seu público alvo, é ele que irá se interessar pelo seu produto e foi pensando nele que seu produto foi elaborado.
Persona e suas “dores estabelecidas” – outros pontos devem ser pesquisados, tais como:
- Dados demográficos;
- Concorrentes no mercado;
- Emoção e atenção da persona;
- Funcionalidade;
- Tendências atuais
Dados demográficos
Quando pensar em design de embalagem promocional, você precisa ter conhecimento demográfico.
Marcas populares constantemente “brincam” com o design dessas embalagens. Elas podem ter um rótulo diferente para uma distribuição regional, e um design diferente para uma localização com maior diversidade de consumidores.
Lojas que vendem produtos similares, porém, mais caros e de melhor qualidade, expõem embalagens mais caras e sofisticadas se comparadas com lojas de descontos para a classe C e D.
A ideia é captar o gosto da sua persona, seus interesses nas diversas regiões do país, nas diversas classes sociais.
Estes dados são determinantes para elaborar sua estratégia de marketing e isso refletirá na campanha promocional que você pretende realizar.
Concorrentes no mercado
A concorrência deve ser levada em conta ao elaborar o design da embalagem. Isto porquê, produtos concorrentes podem ser expostos na mesma prateleira, e a comparação entre eles será feita pelos consumidores, que avaliará a melhor opção para eles.
Se a qualidade for equivalente e você entender o que o seu concorrente oferece em termos de embalagem, você saberá melhor o que a sua embalagem promocional precisará ter para se destacar mais que eles.
Emoção e atenção da persona
Embalagens cujo design chamam a atenção da persona certa é o que faz o consumidor se voltar e dar a segunda olhada para o produto.
A curiosidade do consumidor será aguçada e fará com que ele queira experimentar o produto ou se já conhece, que ele seja atraído para comprá-lo novamente.
Para chamar a atenção do seu consumidor, você só tem alguns poucos segundos.
O design da sua embalagem deve ser claro quanto aos pontos únicos do seu produto, causando um impacto emocional. Só assim você vai conseguir “segurar” a atenção do seu público alvo em tão pouco tempo.
Funcionalidade
Embalagem funcional também pode influenciar, isso aumenta as chances do consumidor comprar novamente o seu produto.
Produtos com embalagens que facilitam o seu uso ou melhoram seu armazenamento, farão que os consumidores retornem ao ponto de venda para comprar novamente o produto.
Por outro lado, embalagens que dificultam o manuseio, de difícil estocagem ou que causam danos ao conteúdo da embalagem não despertam o interesse do consumidor em comprar novamente, e pior, ele vai procurar outra marca cuja embalagem seja mais fácil de manusear sem perda do produto e sejam fáceis de serem estocadas e conservadas.
Tendências atuais
Pequenas agências de marketing designam pessoas cuja tarefa principal é monitorar as tendências atuais – produtos e serviços que encantam os consumidores.
Com um entendimento acurado sobre o que seja “trend“, o design de sua embalagem pode valorizar algumas dessas tendências e criar uma reação positiva com o seu público alvo.
Oportunidades únicas para impulsionar as vendas no varejo são alcançadas através de designs de embalagens apropriados.
O Design da embalagem deve ser integrado dentro de uma estratégia de marketing a fim de criar um significante impacto com o público.
Inovação na embalagem do produto e nos rótulos podem melhorar e muito a rentabilidade da venda deste e criar grande demanda nos consumidores.
Lembre-se de manter o design de sua embalagem atraente e que ela tenha algo que rapidamente mexa com a emoção do consumidor quando eles a vejam. Emoções inesperadas são a chave para alcançar sucesso nas vendas e uma boa estratégia de marketing poderá ajudar em como “brincar” com elas.
Use um pouquinho de psicologia para tornar aquela vontade em necessidade e aumente ainda mais suas vendas!
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