Saber como trabalhar com a gestão financeira de restaurante é primordial para assegurar o sucesso do negócio. Isso porque gerir qualquer negócio requer conhecimento e disciplina. Sendo que, contando com esses dois fatores, você poderá aprimorar a sua prestação de serviço de modo que ela se destaque no mercado, por mais concorrido que ele seja.
Isso, inclusive, acontece em razão de o segmento de restaurantes, em grande maioria, ser muito concorrido, independentemente do tipo de comida fornecida. Dessa forma, grandes chefs não se preocupam apenas com o cardápio de seus restaurantes, mas também com a saúde financeira do negócio, além de aprimorarem as técnicas para mantê-lo funcionando da melhor forma.
Continue lendo o post e siga as estratégias que separamos aqui!
Confira as estratégias modernas de gestão
Planejamento regular
Uma boa gestão de restaurante começa a partir de um bom planejamento. Isso porque é preciso definir estratégias para que o estabelecimento se destaque entre a concorrência, atraindo uma boa clientela e promovendo uma boa rentabilidade.
Por isso, é muito importante que o responsável saiba como administrar um restaurante, buscando conhecimentos na área de gestão, alguma noção em marketing e, também, no segmento de seu restaurante.
Para saber como gerenciar um restaurante, você deve seguir alguns passos iniciais que são fundamentais para que seu negócio siga a trilha certa:
- faça pesquisas;
- sintonize seu público-alvo com o seu serviço;
- escolha a melhor localização para seu restaurante.
Escolha de fornecedores de qualidade e confiança
Os primeiros cuidados começam antes mesmo da primeira compra. É preciso verificar a origem e a procedência da matéria-prima, bem como o cadastramento, a adequação, as inscrições e os laudos a respeito dos itens e alimentos. Aliás, vale lembrar que a maioria das legislações municipais atribui ao próprio restaurante a obrigação de tal fiscalização.
Nas primeiras negociações e antes de fechar contratos, verifique sempre toda a documentação e as licenças necessárias do fornecedor, o modo com que contrata seus funcionários e os colaboradores, sua situação fiscal e financeira e também a existência de processos ou problemas legais. Caso a luz vermelha acenda, busque outro fornecedor.
Após o fechamento de contratos, a obrigação segue. É preciso verificar todo novo lote e produtos, como se fosse a primeira vez. Atente principalmente para os seguintes itens:
- notas fiscais de entrega e transporte;
- integridade e legibilidade dos rótulos;
- embalagens e seu estado geral;
- números e registros em órgãos de vigilância sanitária e saúde, e mesmo quando não houver necessidade do registro, o certificado de dispensa;
- para alimentos importados, toda a documentação de procedência;
- para mantimentos congelados, indícios de descongelamento ou recongelamento, como amolecimento, deformações, líquido ou cristais, umidade em excesso, camadas de gelo.
Uso de software de controle moderno
Não abra mão de usar as facilidades e os benefícios que a tecnologia oferece, para administrar o seu restaurante com muito mais tranquilidade, rapidez e eficiência. Além disso, com as inovações da era digital, quem não marca presença online, em algum momento, cairá no esquecimento. Vejamos algumas ferramentas:
- cardápio online;
- comanda eletrônica;
- automação de sistema.
Terceirização da gestão financeira e contábil
Para que seu negócio tenha progresso, é muito importante que haja uma boa gestão financeira. Por isso, caso você não domine muito bem os aspectos financeiros, pense em fazer treinamentos para se especializar ou opte por contratar alguma empresa de contabilidade para viabilizar esse serviço. Dando esse passo, seu restaurante terá a saúde financeira mais fortalecida.
Em resumo, com tanta concorrência no segmento, é preciso lançar mão de todas as habilidades administrativas de que você dispõe, para fazer um bom trabalho na gestão financeira de restaurante. Além disso, especializar-se, informar-se e usar a criatividade também são boas ideias para tocar o seu negócio com disciplina e foco. Não abra mão de acompanhar seu estabelecimento de perto, sempre contando com a sua equipe como um verdadeiro time.
Gostou do post? Aproveite para receber conteúdos atualizados ao seguir nossa página no Facebook!