Por conta do crescimento populacional e do aumento da produção industrial, a porção de resíduos inorgânicos e orgânicos despejados no meio ambiente também foi intensificada.
Devido a enorme quantidade de lixo, a reciclagem de embalagens e demais itens tornou-se uma ação fundamental para a preservação da saúde econômica das empresas. Então, continue lendo o post para entender a necessidade de reaproveitar esse tipo material!
Qual a importância da reciclagem de embalagens?
O processo de reciclagem cria recursos, já que várias organizações utilizam esse mecanismo como uma maneira de diminuir os desperdícios e gastos, além de cooperar para a conservação do ambiente.
Os elementos mais reciclados são: alumínio, papel, plástico e vidro. O isopor, tão usado em embalagens para alimentos, já não tem apelo comercial para a reciclagem. A reciclagem e a coleta seletiva do lixo são cada vez mais conhecidas em todo o mundo, uma vez que esses processos auxiliam na redução da poluição do solo, do ar e da água.
A reciclagem também aponta como uma resposta para a falta de emprego na esfera socioeconômica, visto que uma grande parcela de desempregados encontra nessa área uma maneira de amparar suas famílias.
Como ocorre esse processo?
O plástico pode ser reaproveitado totalmente. Ele é derretido e retorna para as linhas de produção das empresas fabricantes de embalagens.
Atualmente, a reciclagem de embalagens plásticas é praticada em larga escala por cooperativas e empresas especializadas. Esse processo passa pelas seguintes etapas:
- as embalagens são lavadas e passam por um processo de prensagem;
- em seguida são trituradas, gerando as porções;
- posteriormente as poções chegam a um processo de expurgação, criando as partículas;
- finalmente as partículas são convertidas em fios de poliéster ou outros elementos plásticos.
Quais são os tipos de reciclagem de plástico?
Reciclagem energética
Consiste na tecnologia que transforma o plástico em energia termoelétrica, aproveitando, por meio da incineração, o poder calorífico armazenado neles. Além do mais, essa categoria de reciclagem admite que os plásticos sejam explorados como combustível.
Ela é muito importante, pois gera mais matrizes energéticas e conduz ainda uma ótima vantagem para os municípios, os quais já não têm muita área para a destinação do lixo urbano.
Reciclagem mecânica
É o processo mais conhecido. Ele apoia-se em tornar os plásticos em grãos miúdos, que podem ser usados na fabricação de outros materiais, como embalagens não alimentícias, mangueiras, sacos de lixo, peças de automóveis, pisos, etc.
A forma de funcionamento já é bastante conhecida por quem está conectado ao universo da reciclagem. Primeiramente, acontece a coleta dos plásticos desprezado por meio de coleta municipal, cooperativas ou pelas associações de catadores.
Em seguida, nessas áreas, ocorre a triagem dos diferentes tipos de plástico, a separação e a limpeza, para retirar restos de sujeira dos conteúdos. Depois de todo esse processo, o plástico granulado é produzido.
Reciclagem química
Refere-se do padrão mais aperfeiçoado, que reutiliza os plásticos para transformá-los em utensílios petroquímicos essenciais, que auxiliam na matéria-prima para a criação de produtos de elevada qualidade.
Se compararmos a reciclagem mecânica com a química, a última tem uma maior versatilidade sobre a estruturação e é mais flexível a sujeiras — resumindo, não necessita de uma seleção tão rigorosa. Porém, é mais cara e precisa de grandes quantias de plástico para ser economicamente praticável.
Qual o compromisso da empresa com a sustentabilidade?
O compromisso da reciclagem começa pela redução da poluição do ar, do solo e das águas — elementos essenciais para o ser humano.
Há também uma primordial redução da massa de resíduos despejados todo dia em terrenos e ruas, assim como em aterros, lixões e depósitos de lixo — em algumas localidades onde a adesão da população à coleta e à reciclagem é grande, não há a necessidade de criação ou manutenção destes últimos.
Em resumo, a reciclagem de embalagens tem como objetivo gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental, além de melhorar a imagem do seu negócio perante a sociedade!
Gostou do post? Então aproveite e conheça 5 motivos para usar embalagem sustentável!