A cada dia que se passa mais pessoas acabam encontrando dificuldades em fazer um marketing de qualidade e chamar a atenção do público-alvo que possuem. Por isso, é importante estar atento às novidades do mercado e procurar meios de trazer inovações.
Uma excelente forma de fazer isso é acompanhar nas redes sociais o que os seus consumidores comentam sobre os seus serviços e quais são as mudanças no comportamento deles. Para isso, é extremamente importante dar atenção a como é feito o seu social branding.
Quer saber um pouco mais do que se trata essa técnica e como isso está diretamente relacionado com as embalagens que você usa? Confira a resposta a estas e a outras perguntas no nosso post! Você não vai se arrepender!
Entenda o que é social branding
Antes de procurar meios de usar o social branding nas embalagens é importante que você dê atenção ao que é esse termo e como ele pode te ajudar a alavancar as suas vendas.
Para começar a entender um pouco mais sobre esse assunto você deve ter bem claro que marca e branding, apesar de serem termos relacionados, são duas coisas diferentes e que precisam ser usadas da forma certa.
Por isso, vamos mostrar um pouco mais sobre o que é cada um desses termos e como funciona na prática o uso do social branding. Para tirar as suas dúvidas, confira as respostas a 3 perguntas básicas:
O que é marca?
Muitas pessoas encaram a marca como o nome de uma empresa ou até mesmo o logo que esta usa. Apesar desses serem componentes importantes de uma marca, é preciso compreender que essa identificação vai muito além disso.
A definição de uma marca vai ocorrer pelo conjunto de recursos que farão as pessoas lembrarem de você. Isso pode ser por meio do que já mencionamos — nome e logotipo — e, também, pelo uso de suas cores principais e outras coisas que muitos de nós nem conseguimos imaginar. Quer um exemplo?
Quando falamos a respeito da marca Harley Davidson, os entendedores de moto logo pensam no ronco característico que os modelos dessa marca emitem. Isso é tão real que nos anos 90 a empresa conseguiu o direito judicial de ser única a produzir motos com aquele barulho característico.
Sendo assim, fica claro que a marca é o conjunto de coisas que vão representar você, tornando o seu produto algo único e especial.
O que é branding?
De forma resumida, branding é o conjunto de técnicas que você vai usar para definir a sua marca, é o que será usado para chamar a atenção dos consumidores.
Quer um exemplo de como isso funciona? Pense no que a Nestlé fez, em 1921, ao criar o ícone do leite condensado Moça. É provável que só de pensar nesse produto você já tenha se lembrando da moça desenhada em suas embalagens.
Essa moça passou a fazer parte da marca desse leite condensado. Mas o desenvolvimento dela e essa jogada de marketing foram um exemplo brilhante de como o branding pode ser usado ao definir qual será a identidade visual da sua marca.
Como funciona o social branding?
O social branding é uma forma de trabalhar com a identidade da sua marca nas redes sociais. Essa técnica permite que você use ambientes virtuais com sabedoria e consiga postagens e compartilhamentos que ajudem a alavancar as suas vendas.
Para isso é importante que você já tenha percebido como é a cultura da região em que pretende divulgar a marca, qual a linguagem apropriada para o seu público-alvo e como as imagens devem ser para que tenham uma boa aceitação.
Assim, chegou a hora de usar a repetição (mostrar como o seu produto traz valor para o consumidor) de forma criativa. O seu objetivo nas postagens será sempre o mesmo, mas a forma como ele é apresentado pode, e deve, mudar.
Lembre-se de:
- fazer postagens diferentes para cada rede social (você terá o mesmo seguidor na maioria delas, eles podem ficar cansados das postagens repetidas);
- desenvolver uma rotina nas suas publicações (os consumidores ficarão esperando pelo seu post no dia e horário de costume)
- mesclar conteúdos de entretenimento com os anúncios.
Use o social branding no marketing on e offline
Logo que começamos a falar de social branding já começamos a pensar em como usá-los em estratégias de marketing nas plataformas sociais. Mas ainda é possível alcançar resultados por fazer uso dessa técnica de forma offline.
Quando nos referimos ao uso do social branding de forma offline estamos sugerindo que sejam usados métodos que chamem a atenção do seu consumidor, aquele que frequenta ativamente o seu espaço, para as redes sociais.
E, dessa forma, pessoas que conheceram a sua marca através das redes sociais passarão a sentir mais confiança e vontade de conhecer o seu negócio pessoalmente. É o online ajudando o offline e vice-versa.
Saiba como incluir e usar as embalagens nesta estratégia
Uma boa forma de usar o social branding em seu marketing offline é investir em embalagens que chamem a atenção e levem o seu consumidor a compartilhar a experiência que tiveram com a sua marca nas redes sociais.
Para isso, é importante que você preste atenção a alguns detalhes de como ela deve ser elaborada. Lembre-se que hoje em dia ter embalagens diferenciadas servirá para valorizar a sua marca, os seus produtos e gerar valor ao consumidor.
Então, procure:
Ter uma identidade visual
Como já vimos, o branding está relacionado às técnicas que fazem as pessoas identificarem a sua marca. Não investir em uma identidade visual nas suas embalagens pode ser um erro muito grave na divulgação da sua empresa.
No momento em que ver a embalagem, o cliente não pode ter dúvidas de onde veio aquele pedido. Lembre-se que quando vemos algo que chama a nossa atenção, a imagem fica gravada em nossa mente. Mesmo depois de algum tempo sem consumir o seu produto, ele vai conseguir ligar a embalagem ao local que faz uso dela.
Vale a pena ressaltar que não estamos incentivando, nem mesmo condenando, o uso de embalagens muito coloridas. O incentivo é o uso de algo — pode ser muito simples e útil — que seja característico da sua marca.
Desenvolver uma comunicação com o consumidor
Depois de ter uma identidade visual bem definida você precisa pensar em como vai se comunicar com o consumidor. É importante deixar bem visível o número do telefone do seu delivery e, caso ofereça a opção de fazer pedidos por outros meios, mostrar quais são.
Também pode ser muito útil incluir informações de algumas promoções que o seu estabelecimento ofereça. Dessa forma, o consumidor vai se sentir atraído a voltar a comprar dos seus produtos e não terá dúvidas de como entrar em contato.
Lembre-se que a forma de o cliente receber a embalagem também vai impactar a imagem que ele tem da sua marca. Sendo assim, lembre-se que embalagens danificadas ou que apresentem algum defeito não devem chegar às mãos do consumidor.
Agregar valor à sua marca
Para agregar valor à sua marca você deve procurar formas de fazer uma embalagem personalizada que resolva algum problema que o seu consumidor possui.
Para entender um pouco mais, pense em uma pessoa que fez o pedido de uma pizza que não foi inteiramente consumida. Ao decidir guardar as sobras, o cliente tem duas opções:
- colocá-la dentro da geladeira uma caixa enorme e que ocupa muito espaço;
- colocá-la em vasilhas menores e, só então, colocar para gelar;
Mas por que não oferecer uma terceira opção ao consumidor? Você pode criar picotes na embalagem que permitam que o cliente guarde as sobras na própria caixa sem que isso ocupe muito espaço.
Por fazer isso, você resolve um problema dele e, além de oferecer um produto de desejo, agrega valor à sua marca. Atitudes como esta colaboram para que esse consumidor tenha vontade de elogiar a sua marca nas redes sociais e compartilhar com outros a experiência positiva que teve, melhorando o seu social branding.
Criar conexões emocionais
Outra coisa que uma embalagem bem elaborada pode fazer é ajudá-lo a criar uma conexão emocional com o cliente. A embalagem oferece uma promessa de um produto bem feito. Gera uma expectativa no consumidor. À medida que ele consumir o seu produto, e ver que tudo saiu exatamente como o esperado, é estabelecida uma relação de confiança.
O social branding, neste caso, vai se dar por meio do compartilhamento dessas experiências positivas com a sua marca. Você pode desenvolver também provas que mostram para os novos consumidores o quão importante é o seu produto.
É possível, até mesmo, citar em alguma parte da embalagem alguns comentários que os próprios consumidores fizeram sobre os seus serviços, incentivando que mais pessoas passem a buscar pelos seus produtos.
Fazer uso de códigos QR
QR é a sigla de Quick Response que, traduzindo para o português, é, literalmente, resposta rápida. Esse tipo de código é uma espécie de código de barras bidimensional que pode ser scaneado pelos celulares ou tablets e levar o consumidor para uma página específica da internet.
Deixar o código QR da sua página na internet nas suas embalagens é uma forma inteligente de usar o contato offline para ajudar as pessoas a terem acesso às suas divulgações no mundo virtual.
Assim, muitos passarão a conhecer as suas publicações e poderão desenvolver uma visão muito mais profunda da sua marca. Essa é uma excelente maneira de fazer o social branding nas suas embalagens.
Apoiar boas causas
Por incrível que pareça, apoiar boas causas e divulgar isso em suas embalagens é uma excelente forma de começar a construir a identidade que você quer passar para o seu público-alvo.
Um bom exemplo disso é a Pedigree, que sempre faz menção à adoção de bichos de estimação com o uso da frase “adotar é tudo de bom”. Colocar nas redes sociais e nas embalagens alguma frase de impacto relacionada a uma causa apoiada pela sua marca vai incentivar as pessoas a comentarem sobre o assunto.
É claro que você deve procurar algo que esteja relacionado com os serviços que você oferece. Mas fazer isso também é uma forma de incentivar o social branding tanto nas embalagens como diretamente nas redes sociais.
Deixar bem visível em quais redes sociais está presente
Qual a melhor forma de incentivar as pessoas a curtirem e comentarem sobre os seus serviços nas redes sociais? Mostrar aos seus consumidores em quais plataformas você está presente.
Por isso, procure locais estratégicos e bem visíveis para mostrar aos seus clientes as redes sociais da sua marca. Nessa questão, é importante prestar atenção em como você se comporta nos ambientes virtuais.
Lembre-se que nem sempre você receberá recomendações favoráveis. Saiba lidar com as críticas e as encare de forma positiva. Além disso, nunca deixe um cliente queixoso sem reposta. Isso vai demonstrar preocupação da sua parte e mostrará que quer melhorar para atendê-lo da melhor forma possível.
Incentivar o uso de hashtags
Outra forma de fazer o social branding é incentivar o uso de hashtags. Uma pessoa, ao consumir o seu produto, pode colocar uma hashtag com a sua marca e deixar visível para muitos outros que gosta e faz uso dos seus produtos.
Dessa forma, fica mais fácil pesquisar pela sua marca e encontrar diversas fotos ou opiniões que as pessoas tiveram ao consumir os seus produtos. Por isso, a sua empresa pode definir qual hashtag será usada e pedir o uso dela nas embalagens.
Fica claro que o social branding não é uma espécie de marketing feito apenas nas redes sociais. Junto com ele você deve se preocupar com a identidade visual que vai criar para os consumidores, afinal, se as pessoas não gostarem do que veem nas suas embalagens, dificilmente se sentirão motivadas a dar boas recomendações no ambiente digital. Ao seguir as dicas que apresentamos neste artigo você estará cada dia mais próximo de alcançar o sucesso que deseja no mercado.
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