Todo dono de restaurante sonha em ter um restaurante de grande sucesso com muitos clientes fiéis. Nem sempre é fácil apontar os motivos pelos quais alguns restaurantes são bem-sucedidos e outros não, mas os restaurantes que tem a habilidade em fidelizar clientes possuem algumas características em comum.
Quer saber como fidelizar os clientes em seu restaurante? Então, siga a leitura e ao final, faça um checklist se o seu negócio atende todas as características aqui compiladas!
Comida saborosa
Essa é a qualidade mais esperada por todos os clientes, sem exceção! Não importa o tipo de culinária. Mesmo que a comida seja mais para um público de dieta restrita do que para aqueles que procuram um prato gourmet, a comida tem que ser saborosa. Boa apresentação, temperatura, no ponto pedido pelo cliente, enfim, tudo isso é determinante para uma comida saborosa e memorável.
Portanto, invariavelmente, a comida deve ser gostosa e bem preparada. O preço deve ser apropriado com a média de mercado. É essencial que os clientes sintam que tiveram uma boa e agradável refeição.
Variedade de bebidas
Quer clientes fiéis? Então ofereça uma boa variedade de bebidas que satisfaçam diferentes gostos. Embora seja mais complexo de gerenciar, certamente as chances de agradar clientes de diversos paladares é bem maior. Bons restaurantes armazenam vinhos, destilados e cervejas populares e evitam marcas mais baratas de qualidade duvidosa.
Se o seu restaurante tem um conceito mais saudável, bebidas como chás, sucos naturais, smothies e opções sem lactose, com baixa gordura são essenciais para agradar os clientes.
Tenha muita atenção aos ingredientes, pois além da variedade, a qualidade é essencial.
Bom serviço
Se o serviço não for eficiente, é bem provável que o cliente não volte ao seu restaurante. Assim, gerentes, hosts e garçons devem estar sempre à vista dos clientes. Uma equipe bem engajada é a chave para fornecer um bom atendimento às solicitações dos clientes.
A equipe de garçons deve conhecer bem o menu e estar apta para esclarecer dúvidas dos clientes. Algo importante e apreciado é quando o garçom sabe fazer sugestões para as melhores escolhas.
Outro ponto importante é não fazer o cliente esperar demais para que seu pedido chegue à mesa. Da mesma forma, a conta também deve ser providenciada sem demora.
Preço justo
Os restaurantes têm preços diferentes, mas a regra de ouro é que os clientes sintam que o custo da refeição seja justo e razoável, mesmo em estabelecimentos de alta qualidade. Evite sobrecarregar.
Ambiente agradável
Um ambiente agradável deve ser descontraído e amigável. Fatores como música, iluminação, arte e espaçamento se combinam para criar conforto, intimidade e até romance.
Se houver música no ambiente, o volume deve ser apropriado, permitindo os clientes conversarem. A equipe também deve ser treinada para evitar comportamentos de distração, com conversas paralelas.
É importante manter o restaurante impecavelmente limpo. Isto é especialmente verdadeiro para banheiros, áreas de armazenamento e corredores ou caminhos que são publicamente visíveis. Isso pode afetar a qualidade percebida de seu restaurante e significar que os clientes não querem mais frequentar seu estabelecimento.
Desde o advento da pandemia de COVID-19 o aspecto geral do ambiente é algo que os clientes estão prestando ainda mais atenção! Então, cuidados redobrados com higiene e segurança, inclusive no delivery!
Boa localização
A localização do restaurante deve ser apropriada. Um shopping ou uma rua movimentada é uma localização adequada para um restaurante de fast food. Já, um restaurante sofisticado merece uma área mais nobre, porém, de fácil acesso. O estacionamento adequado para os clientes é sempre esperado, independente do tipo de restaurante. Uma boa localização é aquela que oferece comodidade, segurança e fácil acesso aos clientes.
Trabalho em equipe
Os benefícios do trabalho em equipe no restaurante vão além de suas pessoas e negócios internos. A falta de trabalho em equipe significa um serviço mais lento, mais erros, equipe mal-educada e uma experiência negativa ao cliente. Você pode ter a melhor promoção, localização ou preços na cidade, mas se seus clientes forem recebidos por funcionários indiferentes, poucos deles retornarão ao seu restaurante.
É muito importante que toda a equipe saiba lidar com o stress, mantendo o senso de humor durante o serviço. Uma boa equipe se une quando o movimento é maior, agilizando o atendimento e esforçando-se ainda mais para ser prestativo e eficiente.
Estoque controlado
É preciso controlar o fluxo de mercadorias que entra e sai do seu estoque. Um controle bem feito retrata nitidamente as mercadorias existentes no restaurante. Ter um bom software ajuda, mas você precisa se comprometer a fazer isso. A comida na sua cozinha é receita esperando para acontecer, mas também é uma despesa pela qual você já pagou. Não ignore isso.
Cliente delivery
Dependendo do tipo de restaurante, a maior receita do negócio vem do delivery. Fidelizar clientes do delivery não é tarefa fácil. Por outro lado, com alguns cuidados, é bem provável que haja um retorno bem positivo de seus clientes.
Tudo o que citamos aqui vale para os clientes de delivery. A comida deverá chegar saborosa e com boa apresentação nas mãos do cliente. Para que a experiência seja memorável, a embalagem deve ser adequada. Lembre-se que, no delivery, a embalagem é um fator determinante na percepção do sabor do prato pelo cliente.
Como item chave para clientes de delivery, a embalagem, além de proteger o alimento, de preferência deve ser funcional. Conveniência para aquecer a refeição é um ponto importante. Embalagem que suporta micro-ondas, freezer e forno convencional é tendência fortíssima, que além de acondicionar a comida, fará toda a diferença para o cliente, que provavelmente voltará a fazer novos pedidos.
É imprescindível que o seu restaurante dê atenção especial à embalagem se planeja manter a recorrência de seus clientes. Inovação e zelo devem ser aplicados desde a cozinha até a embalagem final que chegará às mãos do cliente.
Atente-se para todas as recomendações sanitárias no atendimento do cliente de delivery. Atender as exigências recomendadas pelas autoridades sanitárias é imprescindível tanto para o cliente de entrega quanto do salão.
Experiência do cliente
Por fim, lembre-se que fidelizar clientes está diretamente ligado à experiência proporcionada ao cliente. Tanto o cliente de salão, quanto clientes de delivery merecem não apenas uma boa comida, mas sim, uma experiência gastronômica na qual eles desejam experimentar novamente.
E você, qual característica você adicionaria como importante para fidelizar clientes? Faça comentários!
Se você está interessado em aprimorar a experiência de seus clientes em seu restaurante, não deixe de acessar o blog da Scuadra.
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