Quem está ativo no mercado sabe que é extremamente importante se manter atualizado e conhecer muito bem as novas tendências de consumo da população, principalmente em relação à alimentação saudável.
Tomar medidas que auxiliem na compreensão do que se passa no mercado é o que vai ajudar você a tornar os seus produtos mais atrativos e o motivará a explorar atividades que possam diferenciar a sua marca.
Por isso, com o objetivo de ajudar você a conhecer as tendências do consumo brasileiro, vamos mostrar como esse assunto pode se tornar um investimento lucrativo. Quer saber mais? Continue lendo o post que você não vai se arrepender!
Quais são as tendências do mercado brasileiro?
Uma pesquisa feita pelo Datafolha em parceria com a Assert e divulgada pela Agência Brasil em Abril de 2016, mostrou que mais da metade, cerca de 56%, dos proprietários de estabelecimentos alimentícios acreditam que os seus clientes estão mais interessados em alimentação saudável.
Essa pesquisa também apontou que a maior parte dos donos desses estabelecimentos notaram que seus clientes estão, cada vez mais, adotando comportamentos como:
- procurar mais frutas;
- comer mais verduras e legumes;
- consumir mais sucos naturais.
Diante disso, podemos perceber que a alimentação saudável é uma tendência muito forte no mercado brasileiro. Além de pesquisas, como a mencionada anteriormente — que indicam o crescimento do consumo consciente —, é possível observar o que amigos e conhecidos estão mais preocupados em se manter saudáveis e em boa forma.
Ao analisarmos essa característica que a população brasileira vem apresentando, fica claro que investir nesse mercado é uma excelente forma de explorar novas opções e fazer o negócio crescer.
Quais são as oportunidades de negócio?
Saber que a alimentação saudável é uma forte tendência no mercado brasileiro é importante na hora de decidir em que investir. No entanto, para fazer isso apropriadamente, você precisa conhecer quais são as oportunidades de negócio presentes nesse ramo.
Investir a esmo não vai trazer os resultados que você gostaria, então, vale a pena pesquisar e investir em um segmento da alimentação saudável. Eles podem ser:
Restaurante vegetariano ou vegano
Antes de mais nada, vale a pena destacar que um restaurante vegetariano tem algumas diferenças de um restaurante vegano.
Pessoas vegetarianas são aquelas que buscam alimentos de origem vegetal e não consomem nenhum tipo de carne. No entanto, essa dieta permite o consumo de queijos, ovos, iogurte, leite e outros produtos de origem animal.
Por outro lado, os veganos acreditam que a indústria explora os animais e por isso não consomem carne e nenhum outro tipo de produto que tenha origem animal.
A verdade é que as pessoas estão cada vez mais conscientes e procuram por opções que trabalhem de acordo com essa nova mentalidade. Então, investir em um restaurante vegetariano ou vegano pode ser uma excelente forma de se destacar no mercado.
Alimentos orgânicos
Outra preocupação de pessoas que tentam se manter saudáveis está relacionada não apenas ao consumo frutas, verduras ou outros alimentos saudáveis. Elas procuram por produtos que sejam livres de química prejudicial à saúde.
Sendo assim, investir em alimentos orgânicos e fazer o seu marketing mostrando isso vai chamar a atenção de muitas pessoas, além de ser uma excelente forma de negócio. Sustentabilidade também é bastante apreciada pelas pessoas.
Lanches naturais
A rotina do brasileiro está cada dia mais agitada, e consumir alimentos rápidos e práticos é muito importante para que se tenha um pouco mais de tempo para executar outra atividade.
Junto com essa necessidade de rapidez vem a preocupação em consumir alimentos que sejam bons para a saúde e ajudem a manter a boa forma. Por isso, consumir lanches naturais é uma excelente alternativa para essas pessoas.
Se você oferecer lanches naturais gostosos e em pontos estratégicos da sua cidade, com toda a certeza terá uma alta rentabilidade no investimento que fez.
Sucos naturais e detox
A cada dia que se passa, mais pessoas tentam diminuir a quantidade de bebidas industrializadas que consomem e, por isso, passam a optar por sucos naturais.
Oferecer diversos tipos de sucos feitos na hora é um diferencial competitivo muito marcante para os estabelecimentos alimentícios. Alguns lugares oferecem apenas bebidas industrializadas e, uma pessoa preocupada com a saúde vai optar por quem tem outras opções.
Junto com os sucos naturais, também vale a pena investir em sucos que ajudam o metabolismo das pessoas a se desintoxicar. Essa característica chama a atenção do consumidor e está super em alta — são os conhecidos sucos detox.
Como verificar a possibilidade de retorno?
Antes de fazer qualquer tipo de investimento, você precisa analisar o que isso vai agregar para a sua marca. Então, vamos ver como a alimentação saudável pode ser lucrativa?
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística fez uma pesquisa que foi divulgada pelo Portal do Franchising em janeiro de 2016. Nela foi apontado que o brasileiro gasta cerca de 25% da sua renda com a alimentação fora de casa.
Para quem está pensando em investir em alimentação saudável, esse é um dado animador. Ele significa que, além de oferecer alimentos bons para a saúde, você precisa adotar 3 ações para tornar o seu negócio rentável e, consequentemente, se destacar no mercado. São elas:
- atendimento de excelência: as pessoas valorizam o bom atendimento e podem se tornar fiéis à sua marca por esse motivo;
- produtos de qualidade: a qualidade daquilo que você faz é perceptível e ninguém volta a comprar um produto que não gostou;
- preço justo: cobrar demais por um produto vai fazer com que as pessoas pensem mais antes de consumi-lo, e cobrar pouco vai diminuir a sua lucratividade. Sendo assim, cobrar um valor apropriado é chave para o sucesso.
Investir em alimentação saudável vale a pena e é seguro, afinal, acompanha uma forte tendência do mercado.
Depois de ver a tendência do mercado brasileiro, conhecer algumas oportunidades de negócio e verificar a possibilidade de retorno que o investimento em alimentação saudável proporciona, fica claro que atuar nesse ramo é lucrativo e pode ser o diferencial que você busca para a sua marca.
Gostou de saber como atuar no mercado de alimentação saudável? Já coloca em prática algumas dessas medidas? Divida com a gente suas experiências deixando um comentário abaixo!