A experiência de saborear uma comida ou bebida feita em um food truck virou uma febre não só no Brasil como em toda a América Latina nos últimos anos. Por conta disso, esse investimento se tornou uma tendência no mercado brasileiro de food service.
Mas, para esse tipo de negócio cair no gosto do consumidor, foi necessário haver muita inovação e adaptação até o que o antigo carrinho de lanche encontrasse um novo nicho em que pudesse se desenvolver.
Além do fato de que todo o setor de food service vem crescendo nos últimos anos, no caso específico dos food trucks podemos identificar outros fatores. A seguir, vamos mostrar alguns tópicos que justificam o crescimento da presença desse tipo de serviço. Confira!
Mudanças no comportamento do consumidor
A evolução da comida de rua até chegar aos food trucks vem ao encontro das mudanças no comportamento de consumo no ramo de alimentação nas últimas décadas. Atualmente, há um segmento que deseja comida gourmet por preço acessível.
Os food trucks surgiram justamente para suprir essa demanda, que cresce a cada dia. Eles unem a praticidade e rapidez da comida de rua a um tratamento diferenciado. Esse diferencial se dá, tanto no visual quanto no cardápio e ingredientes.
Uma nova opção para o mercado de eventos
Essa relação de custo-benefício vem aliada a outro fator que torna os food truck uma ótima alternativa aos tradicionais fornecedores de alimentos e bebidas: toda a infraestrutura necessária para alimentação já vem montada sobre quatro rodas.
Ou seja, a utilização de food trucks em todo tipo de eventos — desde feiras gastronômicas até festas de aniversário — é uma forma de ganhar em mobilidade, praticidade e conveniência que elimina etapas que, da outra forma, ficariam sobre responsabilidade exclusiva dos organizadores.
Espaços exclusivos para food truck
Os food parks foram criados especificamente para a instalação de food trucks e podem contar com vários ambientes, incluindo palcos para música ao vivo e espaços para crianças, por exemplo. Assim, o cliente pode contar diversas opções de alimentação e entretenimento ao ar livre em um mesmo local.
Apesar da grande procura por esse tipo de negócio, ainda há uma série de obstáculos a serem transpostos por quem quer empreender nesse ramo. Um deles é a segurança alimentar: atualmente, há pouca regulamentação e fiscalização nas ruas para essa atividade.
Outro fator determinante é a falta de experiência de muitos dos empreendedores, que vieram de outros mercados e não conhecem as especificidades do setor alimentício, desde as resoluções específicas para manipulação de alimentos até as práticas de atendimento.
Ou seja, antes de empreender nessa atividade, vale analisar com cuidado quais os riscos e os benefícios específicos desse investimento. Esse cuidado somado a uma boa dose de inteligência de mercado são os ingredientes necessários para seu negócio dar certo.
Por fim, um lembrete: para que o food truck não perca seu público, é preciso manter a essência, que é possível resumir em três elementos: mobilidade, qualidade e preço acessível.
E você, já provou a famosa comida gourmet sobre quatro rodas? Deixe um comentário no post contando o que achou!