As transformações no mercado requerem uma boa dose de inovação e adaptação tanto do empreendedor quanto do consumidor. Em um cenário de crise, a alimentação fora de casa tende sofrer impactos diretos.
A diminuição do ganho real do cidadão, sobretudo nas classes C e D, tende a mudar os hábitos de consumo e alterar a oferta de praticidade e conveniência nesse setor. Mas não é somente a economia que dita as regras para o cliente.
Há uma série de fatores que impactam no consumo e são fundamentais para determinar as preferências de quem se alimenta fora do lar. A seguir, usaremos essas variáveis para traçar uma visão geral sobre o comportamento do consumidor brasileiro de food service.
Fatores que influenciam a alimentação fora de casa
Oscilações do mercado
Como vimos, a situação econômica tem influência direta nos hábitos de consumo de food service. O aumento da renda dos brasileiros tende a intensificar a busca pela alimentação fora de casa e estimular o empreendedorismo nesse setor.
Industrialização e urbanização
O processo de crescente industrialização, urbanização e migração para grandes cidades também faz com que cada vez mais pessoas busquem fazer suas refeições nas proximidades do local de trabalho ou estudo e menos em casa.
Transformações sociais e culturais
Outros fatores determinantes são as mudanças sociais e culturais. A maior participação da mulher no mercado de trabalho, o aumento no grau de exigência do consumidor e na cultura home office são exemplos que podem mudar hábitos no consumo de alimentos.
Aumento da concorrência
Nas últimas décadas, o nicho de food service teve um amplo desenvolvimento no Brasil, provocando um aumento da concorrência. Isso não só mudou o nível de exigência do consumidor, como dissemos acima, mas também a oferta em quantidade e qualidade.
Gestão do tempo
Hoje, muito em função do avanço da tecnologia, o brasileiro administra melhor o seu tempo e também é mais exigente em relação aos prazos fornecidos por outros. No food service, otimizar a gestão do tempo é fundamental para trazer maior credibilidade para a marca.
O comportamento do consumidor brasileiro de food service
Como base nesses fatores que descrevemos acima, é possível identificar algumas características gerais do brasileiro que come fora de casa. Mesmo apesar do atual cenário de estagnação econômica, o mercado de food service segue em crescimento.
O brasileiro é quem mais consome food service na América Latina. Com relação às preferências, o fast food lidera o ranking do consumidor, seguido do prato comercial e do self-service. O serviço à la carte segue no fim da lista.
Ou seja, na dúvida entre preço e qualidade, o primeiro fator tem preferência. Ainda assim, um estudo da Nielsen mostra que os brasileiros estão cada vez mais seletivos e preferem pagar um pouco mais para eliminar ingredientes indesejáveis de sua alimentação.
Outro destaque está na frequência. Em 2015, mais da metade dos brasileiros já tinha o hábito de comer fora de casa ao menos uma vez por semana, sendo o almoço a refeição mais comum para mais de 70% dos entrevistados.
Ou seja, quando se trata de alimentação fora de casa, o consumidor brasileiro prioriza o preço, a rapidez e a conveniência. E se você quer saber mais sobre as principais tendências do mercado, acompanhe a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Google Plus e no Twitter!