A busca constante pela inovação nas estratégias de promoção e divulgação de produtos e serviços está na base do empreendedorismo. E uma solução para se diferenciar no mercado e potencializar as vendas pode ser a amostra grátis.
A princípio, a ideia de dar algo “de graça” pode assustar alguns empreendedores que desconhecem os benefícios dessa técnica, ainda mais diante da estagnação do mercado. Mas, como veremos, nem mesmo as aspas acima são gratuitas.
Assim como outras práticas promocionais, as amostragens trazem uma série de ganhos para a imagem da marca e para o negócio. E é justamente sobre essas vantagens que falaremos a seguir, mostrando os principais motivos para adotar essa tática o quanto antes.
1. Use a amostra grátis para apresentar e divulgar seu produto
O primeiro motivo para adotar o uso de amostras grátis é a conquista de novos públicos. Afinal, muitos clientes em potencial deixam de chegar até você pelo simples fato de desconhecerem seus produtos.
Nesse caso, os brindes são uma forma de levar a sua empresa, os itens que ela produz e suas respectivas particularidades a quem não buscaria conhecê-los espontaneamente. Assim, é possível se destacar no posicionamento da marca, ressaltando as características que diferenciam seus produtos dos concorrentes.
2. Estimule a reciprocidade
A base da estratégia das amostras grátis é a reciprocidade. No marketing, esse conceito funciona como um gatilho mental que incita o cliente a retribuir a atitude. Essa retribuição pode vir na forma de um agradecimento ou até mesmo na decisão de compra.
De qualquer maneira, há a garantia de uma aproximação com o consumidor e da criação de uma memória positiva em relação à marca. Isso provoca uma predisposição do cliente, diferentemente de outras formas de marketing que não exploram a reciprocidade.
3. Influencie o processo de decisão de compra
Outro ponto importante é a noção de que o processo de decisão de compra se define nos detalhes. Nesse sentido, a adoção da amostra grátis, por si só, já é uma forma de se destacar e conquistar um consumidor indeciso entre itens de marcas concorrentes.
Mas os benefícios não param por aí. Ainda no caso do consumidor indeciso, o brinde pode ser uma maneira de apresentar e divulgar os diferenciais de seu produto ou serviço. Afinal, são essas características exclusivas que levam o cliente à opção pela compra.
4. Destaque sua marca em eventos
Por mais que tenham vantagens ao serem usadas independentemente, as amostras grátis também podem complementar a experiência do cliente ou ser vinculadas a outras técnicas promocionais e campanhas de marketing. Um caso bastante eficiente é o oferecimento de brindes em eventos.
Ao dar amostras grátis em feiras, workshops e como parte da estratégia de campanhas de marketing, é possível chamar a atenção para a sua marca, que acaba saindo na frente daquelas que não exploram essa forma de relacionamento com o consumidor.
5. Aumente as vendas e a lucratividade
Por fim, é preciso derrubar o mito de que as amostras grátis sejam uma forma de aumentar custos. Pelo contrário, o retorno nas vendas e no relacionamento com o cliente (incluindo os índices de satisfação e fidelização) são a prova de como essa tática pode impulsionar a marca e os lucros.
Ou seja, os brindes gratuitos são uma solução simples e financeiramente viável para quem pretende desenvolver métodos criativos para promoção de produtos ou serviços.
Mas para que a estratégia seja completa e tenha o efeito esperado, não podemos pensar a amostra grátis sem sua respectiva embalagem. Por isso, veja também nosso artigo sobre como usar as embalagens para alavancar suas vendas.