O consumo de alimentos saudáveis no Brasil vem crescendo nos últimos anos. De acordo com um estudo da agência de pesquisa Euromonitor, o mercado de alimentação ligado à saúde e ao bem-estar cresceu 98% no país de 2009 a 2014. O Brasil já ocupa a quinta colocação no ranking de vendas de alimentos e bebidas saudáveis. Essa demanda em ascensão faz surgir a necessidade em inovar nas embalagens para comidas saudáveis e chamar a atenção na prateleira cada vez mais repleta de produtos com a mesma conotação.
Num passado pouco distante, não era possível encontrar tantas marcas e opções de produtos saudáveis. Pouco espaço era dado nos pontos de vendas. Muitas vezes, parte de apenas uma prateleira era dedicada para este tipo de alimento. Hoje, é possível encontrar por todos os corredores de supermercados, versões de comidas saudáveis em todos os segmentos, tais como sucos, massas, sobremesas, pães, farinhas, cereais, iogurtes, congelados, etc.
Essa variedade de opções gera a demanda para embalagens que atraiam mais os olhos do consumidor. Antigamente, embalagens com cores verdes, logos e estampas com folhas de árvores, eram suficientes para destacar-se dos demais produtos. Hoje, com tantas opções saudáveis, esse design de embalagem não está cumprindo o mesmo papel que cumpria com tanta eficácia.
Para inovar e esquecer as embalagens já obsoletas, faça o design da embalagem para comidas saudáveis diferente. Como? Acompanhe nossas dicas.
Foco no diferencial
Até pouco tempo atrás, produtos saudáveis estavam em missão para se diferenciar do resto do junk food. Para isto, suas embalagens abusaram de informações de saúde, como orgânico, sem açúcar, sem colesterol, zero gordura, baixas calorias, sem glúten, sem conservantes, etc.
Sem dúvida, todos esses atributos são excelentes, mas listá-los todos com a mesma importância em uma embalagem pequena pode adicionar uma grande quantidade de desordem visual.
Pense nisso desta maneira: em uma prateleira de supermercado cheia de caixas de cores brilhantes, é o rótulo ou embalagem mais simples e limpa, que se destaca e chama a atenção do consumidor.
Concentre-se no diferenciador chave do seu produto. Por exemplo: Seu produto é pão sem glúten? Então, provavelmente este é o atributo mais importante do seu produto que as pessoas procuram.
Portanto, certifique-se de que “sem glúten” seja grande e responsável pela sua embalagem. É incrível como algumas marcas dificultam a visualização das informações mais importantes. Não esqueça de concentrar-se na maior força do seu produto, ressaltando-a na embalagem.
Pense além do verde
Esta é uma daquelas regras não escritas, mas inquebráveis. Se um produto é eco-friendly ou feito de ingredientes naturais, o rótulo deve ser verde. Não é simplesmente verde, mas sim um verde lembrando natureza, Amazônia.
À medida que os produtos ambientalmente responsáveis continuam a ser lançados, é necessário esquecer um pouco do padrão apenas verde. Os consumidores de hoje estão prontos para aceitar etiquetas de pacotes de todas e quaisquer cores, e ainda reconhecê-los como produtos saudáveis. Isto, desde que o foco ainda esteja no diferencial que falamos há pouco. Então, sinta-se livre para expandir sua paleta de cores e dar mais vida aos produtos saudáveis.
As cores usadas na embalagem do produto devem indicar o sabor do produto quando aplicável. Um produto com sabor de mirtilo em uma cor laranja não funciona. Lembre-se, seu produto possui apenas uma janela de 2-3 segundos na frente do consumidor na prateleira de varejo. Reforçar a embalagem visualmente, incluindo imagens, ajuda a desencadear tantos sentidos quanto possíveis, mesmo de forma subconsciente. A comida tem a vantagem de aguçar o gosto, o cheiro, as memórias e os sentimento. Use isso para sua vantagem em sua embalagem, facilitando a conexão emocional instantânea com o consumidor.
Folhas são clichê
Na mesma linha que o clichê verde antigo, embalagens para comidas saudáveis há muito se basearam na imagem de folhas em logotipos e design de embalagens para aproveitar essa vibração totalmente natural. Mas, como tudo que é usado à exaustão, as folhas de plantas não causam qualquer impacto visual que já teve. Se o ponto de marketing é para se destacar, as folhas simplesmente não estão fazendo o trabalho como antes. É certo que a criatividade pode fazer algo melhor com diferentes abordagens.
A embalagem que transmite uma abordagem mais natural pode ser alcançada através do uso de fotografia de alta qualidade. Estas imagens evidenciam os benefícios saudáveis e transmitem a percepção de ingredientes. Imagens que exibem produtos em seu estado natural são imprescindíveis para criar um design de embalagem que este público alvo espera.
Fontes básicas são as melhores
Sem traços, sem sombras. Mantenha simples. Mantenha a classe. Se o seu tipo for direto, limpo e livre de efeitos supérfluos, os consumidores atribuirão as mesmas qualidades positivas ao produto dentro da embalagem. Ao projetar embalagens para um produto saudável, pense nos mesmos termos que motivaram as pessoas a fazerem o próprio produto saudável. Inclua apenas os ingredientes essenciais (ou elementos de design neste caso), certifique-se de que cada um desses elementos de design esteja em sua forma mais simples e direta e não adicione qualquer lixo extra.
Alimentos saudáveis já não são sinônimo de tédio e sabor sem graça. Os consumidores preferem a autenticidade natural do que a perfeição industrial. Não é provável que a saúde e o bem-estar estarão fora de moda no futuro. Por essa razão, os produtores de alimentos e os designers de embalagens enfrentarão a necessidade de uma nova revolução para encontrar novas estradas e manter os consumidores surpreendentes.
Informações relevantes
Já falamos que a embalagem deve focar no diferencial do seu produto saudável. Ma lembre-se que isto não quer dizer que deve ser omitido as informações relevantes para o consumidor.
Um estudo recente realizado nos Estados Unidos, o 2017 Shoppers Trends da Label Insight, revela que quase metade dos consumidores (49%) aderem a uma determinada dieta ou plano de nutrição e 75% evitam ingredientes específicos ao comprar produtos alimentares.
Grande parte dos consumidores, (67%) dizem que é desafiador determinar se um produto alimentar atende às suas necessidades simplesmente examinando o rótulo do pacote. Quase metade dos consumidores (48%) se consideram “não informados” sobre um produto alimentar mesmo depois de ler o rótulo.
Os consumidores de alimentos saudáveis precisam de mais informações sobre os produtos. Só assim, poderão se certificar da adequação do produto aos seus estilos de vida. Disponibilizar estas informações no rótulo do produto é um passo importante para atender estas necessidades.
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