O objetivo de qualquer marca ou empresa é conquistar a maior fatia possível dos consumidores do seu mercado. E, para isso, é preciso investir em várias estratégias que garantam que o seu produto se destaque no ponto de venda frente à concorrência.
No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é PDV e quais os materiais necessários para fazer uma boa divulgação do seu produto no mesmo. Confira!
O que é PDV
O PDV, ou ponto de venda, é uma sigla que hoje explica algo já praticado há muito tempo no mercado. PDV nada mais é do que, segundo a especialista em merchandising Regina Blessa, “qualquer estabelecimento comercial que exponha serviços ou produtos para a venda aos consumidores”.
Nesse sentido, qualquer ponto comercial, próprio ou não, pode se tornar um PDV para você divulgar seus produtos e sua marca, buscando atrair o maior público possível.
O marketing no PDV
Vender algo a alguém envolve, além de uma transação financeira, algo muito mais significativo por parte do consumidor: o interesse pelo produto. Ou seja, para que uma venda ocorra, é necessário, antes de tudo, acontecer o interesse do público pelo objeto.
Por isso, os esforços das estratégias de marketing e dos profissionais envolvidos sempre giram em torno de um só objetivo: como aumentar o interesse do público-alvo pelos produtos da minha marca?
Para responder a essa questão, o merchandising surge como a principal solução. Com ele, os profissionais de marketing têm à disposição uma série de ferramentas para garantir que o produto consiga se destacar em meio a tantos outros dentro do ambiente de um estabelecimento comercial.
Apesar de o e-commerce estar avançando com muita força, o ato de comprar em lojas físicas ainda é muito presente no dia a dia do consumidor, ainda mais quando falamos de produtos de uso recorrente, como os existentes em supermercados.
Por isso, realizar uma boa divulgação no PDV é uma ótima maneira de impulsionar as vendas e o marketing de qualquer marca ou produto. Esse tipo de estratégia oferece ao consumidor algo que ainda não está presente no comércio online: a experiência sensorial.
Muitos produtos hoje em dia são pesquisados na internet antes de serem adquiridos em uma loja física. Isso permite observar duas situações: primeiro, que a experiência de contato com o produto ainda é muito forte; segundo, que, mesmo que o consumidor se mostre decidido a adquirir um determinado produto, a experiência no PDV com outra marca pode mudar sua opinião.
A importância de uma boa divulgação no PDV
Realizar ações de merchandising no PDV significa não só colocar seu produto em destaque, mas fortalecer sua marca perante o público, facilitando o reconhecimento da mesma em oportunidades posteriores. Quando falamos da experiência sensorial, por exemplo, é importante notar que mais de 80% dessa atração recai sobre o contato visual.
Por isso, a maioria dos pontos de discussão acerca das práticas de divulgação no PDV envolvem a visibilidade do seu produto. Altura das prateleiras, banners, cores da embalagem, entre outros. Tão importante quanto notar isso é perceber que, em um PDV, o consumidor é bombardeado com informações visuais que buscam atrair seu olhar para os milhares de produtos disponíveis.
Nesse sentido, é essencial ter criatividade e buscar novas possibilidades de divulgação no PDV. Um bom conjunto de comunicação visual é essencial para fazer com que seu produto seja notado mais facilmente pelo público, o que terá como consequência um aumento nas suas vendas.
Os pontos fundamentais da divulgação no PDV
Antes de tudo, é essencial traçar um planejamento focado nos objetivos que se pretende atingir. Produtos novos, por exemplo, devem aparecer com mais força, fazendo com que o público se familiarize com eles. Já marcas mais conhecidas focam a manutenção das vendas e disputam os melhores espaços com outros concorrentes de peso.
Por isso, para divulgar com sucesso seu produto no PDV, é preciso atentar para algumas ações essenciais, como:
Indicar o caminho até o seu produto
A maioria dos pontos de venda costuma ser um grande espaço que comporta milhares de marcas e produtos. Talvez o melhor exemplo de um PDV clássico seja o hipermercado, com suas dezenas de corredores e centenas de prateleiras que dispõem seus produtos. Pensando nisso, é essencial que você elabore uma estratégia que facilite a chegada do consumidor até o corredor no qual está localizado o seu produto.
Informar sobre a estratégia
Como falamos anteriormente, diferentes marcas de diferentes dimensões optam por diferentes maneiras de se divulgar. Por isso, sua ação de merchandising deve ser clara e objetiva. Se a sua marca está lançando um novo produto, deixe isso bem claro nas suas peças de divulgação. Se há uma promoção, indique isso! O consumidor será atraído de acordo com a clareza das suas peças de merchandising.
Expor seus diferenciais
Dificilmente haverá algum produto no PDV que não tenha um concorrente na prateleira ao lado. Por isso, para atrair a atenção do consumidor para o seu produto, é fundamental explicitar muito bem quais são os seus diferenciais. E lembre-se de deixar isso o mais claro possível: uma comunicação direta e precisa é um ponto-chave na hora de chamar a atenção do seu consumidor.
Chamar a atenção
Não existem muitas alternativas. Se você quer atrair seu público no mercado varejista, é preciso escolher táticas que realmente chamem a atenção do consumidor. Por isso, não tenha medo de ser o centro das atenções, afinal de contas, esse é um ótimo resultado. Dessa forma, atente para o seu display, as cores escolhidas, as formas de interação do consumidor com seu produto. Tudo isso conta na hora de se destacar no PDV.
Aproveitar o calendário
O calendário anual é cheio de oportunidades de divulgação. E, com certeza, alguma data vai se encaixar perfeitamente com o seu produto. Para vender mais nessas datas, é preciso se programar e planejar com antecedência, pois muito provavelmente seu concorrente estará fazendo o mesmo que você.
Dias dos Namorados, das Mães, dos Pais, das Crianças, Natal, Páscoa… são muitas as oportunidades que aparecem todo ano para você investir em divulgação. Mostre que sua marca está engajada no espírito de comemoração e invista em uma campanha de acordo com a data escolhida. Lembre-se também de que, dependendo da localização do PDV, ainda é possível aproveitar datas especiais que variam regionalmente.
Cuidar do seu material de divulgação
Pontos de venda são, normalmente, locais de alta circulação de pessoas, o que resulta em um maior desgaste das peças e materiais de divulgação. E não há nada pior do que peças de merchandising malcuidadas e desgastadas. Por isso, é essencial que você crie um cronograma de fiscalização e manutenção das suas peças de divulgação, substituindo-as quando necessário.
Fazer a integração digital
Não há melhor ação dentro das estratégias de marketing do que apostar na integração das plataformas de divulgação. Nas suas peças expostas em um PDV, é possível inserir códigos QR que façam com que o consumidor interaja com vídeos e outras informações, por exemplo. Não deixe de integrar, inclusive, as redes sociais da sua marca nas suas peças de divulgação no PDV.
Medir os resultados
Assim como em qualquer estratégia de marketing, a etapa de mensuração dos resultados é essencial para descobrir o que é mais eficaz na divulgação dos seus produtos. Afinal de contas, não há melhor maneira de escolher os próximos passos do que verificar o que deu certo ou não anteriormente.
Os materiais de divulgação no PDV
Como você já deve ter percebido ao longo do texto, existem várias possibilidades de materiais para serem usados como divulgação em um PDV. Abaixo, vamos listar e explicar como funcionam os mais usados. Confira:
Adesivos
Os adesivos são materiais extremamente versáteis, que podem ser aplicados em diversas superfícies, desde balcões até painéis e paredes do PDV. Adesivos promocionais ainda podem ser utilizados em locais estratégicos, dependendo do produto divulgado, como freezers e prateleiras diferenciadas.
Outro tipo de adesivo muito utilizado é o chamado de “perfurado”, que possibilita uma visualização de ambos os lados, podendo ser usado como separação de vitrines ou outros espaços.
Balcão de degustação
Um dos materiais mais clássicos de divulgação de lançamentos de novos produtos é o balcão de degustação. Presentes há muito tempo nos pontos de venda, essas plataformas são ideais para apresentar produtos para o público da maneira mais próxima possível: testando e experimentando.
E não apenas os produtos alimentícios usam desse artifício. É muito comum ver nos pontos de venda áreas de demonstração de mobiliário, eletroeletrônicos, entre outros produtos.
Banner
Outro material clássico de divulgação em PDV, os banners estão presentes nos centros comerciais há décadas e podem cumprir várias funções. Servem como indicação do produto, anúncio de promoções, descontos e outras informações. Em diversos tamanhos, podem ocupar vários espaços dentro do PDV.
Fita Cross ou Clip Strip
O nome pode parecer complicado, mas esse material nada mais é do que tiras de PVC com espaços de fixação de produtos. Difícil de entender? Pense, então, na maneira como os saquinhos de queijo ralado são dispostos em um supermercado, ao lado dos pacotes de macarrão.
Cubos decorativos
Para eventos promocionais e decoração de espaços dedicados ao seu produto, nada melhor do que investir nesse tipo de material. Os cubos promocionais podem apresentar informações em cada um dos lados, ocupando um espaço de bastante visibilidade, ainda mais se dispostos em conjuntos empilhados.
Totens
Totens promocionais nada mais são do que grandes peças, normalmente do tamanho de uma pessoa adulta, que ficam dispostas próximas ao seu produto e servem para destacar e chamar a atenção. Podem conter informações ou, simplesmente, uma imagem de uma pessoa demonstrando o seu produto.
Faixas de gôndola
As faixas de gôndola são um material que permite a personalização da própria prateleira onde o seu produto está disposto. Ao utilizá-la, você estará chamando a atenção do consumidor, principalmente entre as diferentes marcas dispostas na mesma gôndola.
Faster displays
No Brasil, esse tipo de material de divulgação é oferecido e distribuído pela Petink, que detém a patente do produto. Flexíveis e muito versáteis, esses materiais existem em diversos modelos e podem ser utilizados para dispor os produtos fora das gôndolas.
Móbiles
O nome desse tipo de material pode lembrar aqueles brinquedos que ficam dependurados em berços de bebês, certo? Na verdade, são exatamente isso. Os móbiles de divulgação em PDV possibilitam a inclusão de peças que ficarão dependuradas no teto do espaço, aumentando ainda mais o alcance e facilitando a visão da sua marca pelo público.
Totem dobrável
Materiais de divulgação em três dimensões costumam sofrer muito com o trânsito de pessoas, além de serem extremamente difíceis de ser transportados. Por isso, contar com um totem dobrável pode ser uma excelente alternativa, uma vez que são leves e podem ser dobrados e compactados, facilitando a montagem e desmontagem.
Uso dos materiais de divulgação no PDV
Antes de escolher quais materiais de comunicação e divulgação você vai utilizar nos pontos de venda para promover sua marca, é essencial elaborar uma estratégia coerente e que atenda suas expectativas. Como falamos anteriormente, definir de maneira clara quais são os objetivos da sua estratégia é a melhor maneira de saber como e quais materiais de divulgação selecionar.
Além disso, é essencial se preocupar com a procedência dos materiais escolhidos. Procure por empresas que tenham experiência na criação e produção desse tipo de material e que apresentem procedência e qualidade em seu serviço. Afinal de contas, divulgar sua marca e seu produto em um PDV depende muito de como sua estratégia vai aparentar visualmente.
Com um planejamento bem fundamentado, é possível alcançar resultados significativos no aumento das vendas, favorecendo uma interação muito maior com o seu público-alvo. Ao escolher as peças certas e apostar em uma boa divulgação, você vai aparecer ainda mais para o seu consumidor, mostrando experiência e excelência.
Divulgar sua marca ou produto em um PDV não é fácil. A concorrência é enorme, mas não é impossível se destacar. Para isso, basta uma boa dose de criatividade e um planejamento bem-feito. Invista em ações criativas, treine muito bem sua equipe e avalie os resultados. Dessa forma, você colherá, com certeza, bons frutos!
E você, já investiu em alguma estratégia de divulgação em PDV? Já teve contato ou utilizou algum dos materiais citados no artigo? Não deixe de comentar abaixo dando sua opinião! Quer saber mais como se destacar no PDV?