A globalização tornou o mercado muito mais competitivo. Contudo, os empresários enxergaram nela a chance de lançar novas marcas no mercado. Hoje, há verdadeira necessidade de um diferencial para se destacar no meio da multidão. Esse destaque pode ser desde uma logística bem montada até rótulos rebuscados.
O grande comércio varejista vê, cada dia mais, surgirem empresas com novas marcas e novos produtos. No entanto, as marcas podem ser novas, e as ideias nem tanto assim.
O fato é que muitas ideias são apenas cópia de algo existente e consolidado. É preciso apostar no novo de verdade. Uma ótima iniciativa é entender a importância e investir em rótulos diferentes e chamativos.
Neste artigo vamos abordar a importância dos rótulos para o comércio varejista e mostrar os benefícios que a sua empresa pode obter ao investir nesse ponto.
A importância dos rótulos
Com certeza, você já ouviu as expressões “A primeira impressão é a que conta” ou “Imagem é tudo”. São ditados criados pela experiência das pessoas e representam o pensamento de muitos.
Ditados populares à parte, é de concordância geral que uma imagem rebuscada e bem trabalhada chama a atenção, desperta a curiosidade e aguça o desejo de ter o objeto visualizado.
Assim é com os rótulos das mercadorias. A imagem e a informação contidas na embalagem podem ser o grande diferencial para a compra ou não do produto.
A informação aliada à imagem correta
As pessoas prezam cada dia mais a quantidade e a qualidade das informações. Muitos consumidores fazem questão de conferir a tabela dos valores nutricionais, a gramatura e os ingredientes; logo, essas são informações essenciais para qualquer produto.
Mas não adianta exibir as informações corretas se o rótulo não for atraente a ponto de despertar a curiosidade do consumidor.
Grandes empresas investem consideravelmente em pesquisas de marketing para entender o que o consumidor espera encontrar em um rótulo. Esse investimento não é à toa — os gestores entendem que o rótulo correto pode ser o diferencial para a decisão de compra do cliente.
Os benefícios de investir no rótulo do produto
Agora, que você já entendeu quão importante é o investimento no rótulo de um produto, veja cinco benefícios que a sua empresa pode ter ao adotar essa ideia:
1. Diferenciação da concorrência
Muitos produtos são conhecidos apenas pelo rótulo. É uma característica ímpar. Por mais que a concorrência tente, a sua imagem é única.
2. Agregação de valor ao produto
Com um rótulo bem trabalhado, o cliente entenderá que a sua empresa se preocupa com os detalhes, o que trará uma visão diferenciada do seu produto.
3. Valorização da marca
Convenhamos: ser desleixado logo na primeira impressão não é a melhor maneira de valorizar a marca. Um rótulo bem trabalhado não melhora apenas a imagem do produto, mas a de toda a empresa fabricante.
4. Facilitação na logística
Um rótulo diferenciado ajuda até mesmo na logística do produto. Muitas embalagens podem ser vistas através das caixas, facilitando a identificação e separação dos produtos. Até mesmo a logística dentro dos mercados fica mais facilitada nesse sentido.
5. Vendagem do produto
Essa é uma grande verdade. Pense em quantos produtos você já comprou (muitas vezes sem necessidade) porque o rótulo apresentava todas as informações e benefícios do produto.
Embora o rótulo pareça apenas um detalhe, lembre que são os detalhes que fazem a diferença, garantindo a diferenciação do seu produto, conquistando clientes e fãs.
Faça uma pesquisa para entender o que o cliente espera ver em seus rótulos para ser certeiro. Além das informações, invista no designer e potencialize as suas vendas.
Gostou do artigo? Compartilhe-o nas redes sociais e espalhe o conhecimento.