Os corredores de supermercados estão repletos de consumidores ocupados que gastam míseros 30 segundos para escolher um produto. O ritmo frenético atual cria uma oportunidade para novas marcas conquistarem seus consumidores. Mas como fazer isto? Como gerar valor por meio da embalagem, otimizando o seu negócio e satisfazendo as necessidades do público alvo?
A resposta é simples: se colocar no lugar do consumidor encontrando maneiras para melhorar sua experiência com o produto.
Se você não tem ideia de como fazer isto, este post vai te ajudar a encontrar as respostas que você precisa, independente de qual seja o seu produto.
O valor da embalagem para o consumidor
Sabemos que embalagem é o primeiro ponto de contato do produto com o consumidor. Logo, de imediato a embalagem tem que despertar no consumidor o desejo de adquirir o produto. O elemento chave da embalagem neste primeiro contato é adicionar valor para o consumidor. Esta percepção de valor é sentida quando a embalagem ou mexe com a emoção do consumidor ou oferece conveniência para ele.
Quando uma marca desenvolve a embalagem pensando em algo que possa facilitar, encantar, emocionar ou ter mais de uma utilidade para o consumidor, é certo que o valor agregado do produto será maior. Nestes casos, o consumidor não se importará em pagar um pouquinho mais, caso a sua experiência com o produto seja melhor em detrimento à marca concorrente.
A embalagem pode agregar valor através da identificação da marca
Os consumidores ativos de hoje gastam muito menos tempo para escolher um produto nas prateleiras. Mas quando uma marca é conhecida pela sua qualidade, o consumidor confia nela toda vez que precisa do produto. É aí que entra o papel da embalagem, pois ela estabelece a identificação da marca de diversas maneiras.
Esta identificação é vista como um todo, sua aparência geral deve ser reconhecível. Isto é importante para diferenciar-se no ponto de venda, haja vista que o produto é exposto ao lado de muitos outros concorrentes. Se a sua marca é reconhecida pela qualidade e o consumidor consegue identificá-la rapidamente no momento da compra, é certo que ele optará pelo seu produto, mesmo custando um pouco mais.
O formato da embalagem também é um meio de identificação da marca. Um bom exemplo disto é o formato da garrafa de Coca-Cola. Independente da língua em que esteja escrito, o consumidor sabe, imediatamente de qual marca se trata. Até hoje, a forma ondulada é mantida nos gráficos das latinhas.
Agregar valor através das informações na embalagem
Quando os consumidores estão no supermercado prontos para realizar a compra, eles precisam de informações. Eles precisam saber se aquele determinado produto é o certo para eles. E, levando-se em conta que, cerca de 2/3 das compras em supermercados são feitas por impulso*, a embalagem é a única fonte de informação disponível.
Imagine o consumidor que procura uma alimentação mais saudável, visualiza uma embalagem com informações bem visíveis que o produto tem redução de sódio, sem gorduras trans ou tenha valor calórico bastante reduzido. Isto sem dúvida chamará a atenção deste consumidor, que ciente destes diferenciais, escolherá imediatamente o produto.
Lembre-se que os consumidores estão muito preocupados com a saúde e que, produtos alimentícios precisam de embalagem que contenha informações nutricionais bem claras. E o mais importante: realçar aquilo que diferencie o produto como sendo “mais saudável”.
Veja que neste caso, as informações na embalagem agregaram valor ao produto e influenciaram a escolha do consumidor.
* De acordo com o Point of Purchase Advertising Institute.
Fácil para transportar
Embalagens que facilitam o transporte pode ser decisivo no momento da compra. Vamos imaginar aquele consumidor que vai ao supermercado em busca de poucos itens e que não queira gastar muito tempo nisso. Neste momento, uma embalagem de fácil transporte é decisiva na escolha do produto.
Um pacote de papel higiênico, por exemplo, daqueles com 16 rolos. Algumas embalagens possuem alça plástica acoplada enquanto outras não. Isso é uma funcionalidade que, além de baixíssimo custo, agrega muito valor ao produto.
Muitas vezes, dependendo do produto, apenas uma argola plástica, uma alça desenhada no próprio design da embalagem é o suficiente para agregar valor ao seu produto e destacá-lo entre os demais. Desenvolver a embalagem pensando nas necessidades do consumidor é o melhor meio de agregar valor.
Isto parece tão óbvio, mas nem sempre é o que acontece. Prova disto são as redes de fast foods. Grande parte das embalagens foram desenvolvidas para o consumidor sentar e comer no próprio restaurante. Porém, a dinâmica de hoje mudou, e os consumidores cada vez mais realizam a compra em Drive-thru ou delivery.
Todos nós sabemos que as embalagens atuais não facilitam o transporte em nossos carros. O saco de papel não retém o calor, e as batatas fritas ficam murchas e frias em minutos. Isso sem contar que elas se esparramam por todo o saco de papel, deixando-o oleoso e sujando o banco do seu carro.
Chegar ao seu destino com a sua refeição intacta é tarefa quase impossível para as embalagens utilizadas atualmente. Este é um problema real das embalagens de fast foods que ainda não foi resolvido. Isto mostra que a experiência do consumidor não foi levada em conta! Então, não deixe de se atentar às necessidades do seu cliente ao desenvolver a embalagem do seu produto. O diferencial do seu produto pode estar exatamente aí, agregando valor ao seu negócio!
Melhorar o armazenamento
Melhorar o armazenamento do produto pelo consumidor é outro meio de agregar valor. Este conceito é muito simples, mas as marcas parecem não prestar muita atenção no dia a dia do consumidor. Atualmente, a grande maioria dos produtos comprados são guardados em dispensas ou armários. Produtos que necessitam de refrigeração, são estocados em freezers e geladeiras.
Mais uma vez parece óbvio, não é mesmo? Porém, imagine uma embalagem de farinha de trigo. Você se lembra a última vez que alguma marca alterou a embalagem para facilitar a sua vida? O consumidor abre a embalagem, utiliza parte do produto e depois a embalagem precisa ser fechada para ser guardada na dispensa ou geladeira. Porém, este processo simples não acontece a não ser que você utilize um porta-mantimentos para isso. A embalagem original do produto, por si só, não possui este recurso.
Apesar de tantos avanços em embalagens, os consumidores ainda têm muitos problemas com embalagens. E a maioria destes problemas são relacionados com o uso e armazenagem do produto em casa.
O mesmo acontece com caixas de cereais e embalagens de arroz e macarrão. A embalagem interna dos cereais é quase impossível de se abrir sem rasgar, a não ser que se utilize uma tesoura. Produtos de uso praticamente diário no Brasil, como o arroz e macarrão tem problemas sérios de embalagens também. As famílias são menores e consumir todo o conteúdo da embalagem de uma vez só é raro. Dosar o produto para o número de pessoas ou refeições ou até fechar a embalagem com a sobra não faz parte das atribuições dos pacotes atuais.
Incluir recursos que facilitem a vida do consumidor ao armazenar o produto é algo que agrega valor ao produto. Os problemas aqui citados são pequena amostra de que há muito a ser feito e desenvolvido. Na maioria dos casos, pequenas soluções, de baixo custo resolvem problemas antigos. Isso só irá agregar mais ao seu produto.
Embalagem compatível com consumo doméstico
Neste tópico a intenção é lembrar que muitas embalagens, principalmente de comidas práticas devem ser compatíveis com as facilidades da casa. Muitos alimentos congelados, por exemplo, possuem embalagens que não podem ir ao micro-ondas ou forno convencional. A contradição entre comida prática e a necessidade de remover a embalagem original e utilizar outro recipiente é inaceitável.
Todos nós sabemos que o micro-ondas criou uma revolução nas cozinhas do mundo todo. Milhares de lares utilizam este eletrodoméstico como principal meio de preparar ou esquentar refeições. Ele permite rapidez e praticidade para o consumidor.
O consumidor merece uma embalagem que possa vir direto do supermercado para o seu freezer, do freezer para o seu micro-ondas e direto para a mesa, permitindo inclusive fechar para acomodar a sobra da comida. Sob o ponto de vista do consumidor, isto com certeza agregaria demais em conveniência e valor.
Conclusão
Para gerar valor por meio da embalagem é preciso olhar cuidadosamente na tarefa que o consumidor está envolvido e como a embalagem poderia tornar todo o processo mais fácil. Preocupar-se com a íntegra da tarefa ao invés de preocupar-se com uma embalagem mais brilhante, é a chave para agregar valor ao seu produto. Conveniência é a palavra chave de uma embalagem de sucesso para o consumidor atual. Hoje, não basta ter uma embalagem bonita e que proteja o produto. A tendência é adequar a embalagem para o estilo de vida do seu público alvo.
A embalagem conveniente, desenvolvida para melhorar a experiência do consumidor com o produto pode mexer com a emoção. Imagine uma embalagem que acomode vários produtos, em forma de kit. Ela pode trazer uma solução completa para um problema específico do público alvo. Quando isso acontece, o consumidor fica tão animado com a experiência que o kit poderá proporcionar e se decide imediatamente pela compra.
Apesar do setor de embalagens ter passado por muitos avanços ao longo dos anos, a embalagem permanece o principal caminho para aumentar o valor agregado do seu produto. Os consumidores pagarão pela embalagem tanto quanto pagam pelo produto propriamente dito, ou mais, desde que melhorem a experiência dele com o produto, resolvendo seus problemas.
É preciso manter o consumidor claro em mente. Enquanto muitas marcas focam em ter uma embalagem mais fácil de ser entregue, estocada e que gere grandiosos lucros, é preciso lembrar que o consumidor precisa ver e sentir o valor agregado. É o consumidor quem decide se deve levar o produto até a caixa registradora ou não, afinal, é isto o que interessa!
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