Você já notou como estamos vivendo um momento incrível para as empresas do setor alimentício? As pessoas vêm mudando ativamente a forma como pensam sobre o que comem, bebem e alimentam suas famílias.
Sendo assim, o marketing para food service está diante de consumidores que expressam interesse e valorizam a importância de alimentos saudáveis, servidos de forma prática.
Pensando nesse mercado que não para de crescer, apresentamos, neste post, algumas das principais tendências de marketing no ramo, além de boas práticas para esse segmento. Boa leitura!
Segmentações específicas
À medida que mais e mais empresas de food service se aproveitam da web, utilizando as informações adquiridas no tráfego de seus sites, as ações de marketing passaram a ser focadas em segmentos menores. Dessa forma, todo conteúdo deve ser personalizado e específico.
Está mais importante do que nunca identificar corretamente a sua buyer persona, desenvolver estratégias para influenciar prospects e chamá-los à ação. De fato, houve uma ênfase crescente no nível das especificidades dos clientes nos últimos anos. A tendência é que isso se aprofunde ainda mais.
Desenvolvimento de conteúdos relevantes
O poder da conexão já está mais do que provado. As lojas ficam abertas 24 horas por dia, sete dias por semana, e podemos dizer o mesmo em relação ao acesso à informação. Embora a quantidade de conteúdo disponível seja praticamente imensurável, muitas empresas de food service ainda ficam com um pé atrás em desenvolver estratégias nesse sentido.
Em breve, elas perceberão que isso é um erro. Se as pessoas costumam realizar pesquisar sobre o tipo de produto que a sua empresa comercializa, é seu papel fornecer as informações sobre ele.
A única outra opção é que os seus clientes potenciais recebam as informações da concorrência — o que não é nada benéfico para o seu negócio.
Cuidado com as redes sociais
A atração de possíveis clientes por meio da criação de conteúdo é uma das melhores estratégias online para os negócios ligados ao food service. Porém, é preciso atrair essas pessoas até o seu blog, e as redes sociais são o melhor caminho.
É importante entender onde está o seu cliente, que tipo de conteúdo ele consome e, principalmente, quais as redes ele mais usa. O Facebook, por exemplo, é uma última ferramenta de divulgação, principalmente se você lançar mão de uma campanha patrocinada.
Outro meio interessante é o Instagram. Com o declínio do Facebook como uma rede orgânica, o Instagram ganhou espaço, atraindo cada vez mais usuários. Além do mais, por ser uma rede extremamente visual, favorece muito as empresas de food service.
Mas é preciso tomar cuidado com uma coisa: o relacionamento com o seu cliente. Não adianta postar várias coisas e não responder comentários, interagir, tirar dúvidas e solucionar possíveis reclamações. Empresas que têm uma abordagem mais próxima e atenciosa costumam conquistar muito mais clientes.
Poder das embalagens
Quando falamos sobre o setor de food service, não podemos ignorar um dos elementos mais poderosos de marketing: a embalagem. Afinal de contas, ela é a primeira coisa a ser vista pelo seu cliente quando ele finalmente entra em contato com o seu produto.
Embalagens precisam ser funcionais, confiáveis (principalmente nos restaurantes que trabalham via delivery), atraentes e informativas. Em muitos casos, investir em uma boa embalagem traz mais retornos do que vastas campanhas de marketing mal direcionadas.
Fidelização
Outra estratégia de marketing muito funcional no setor de food service é a dos programas de fidelização. Com baixo custo de implantação, esse tipo de programa costuma ter um rápido retorno, principalmente porque os clientes costumam consumir essa categoria de produtos com uma frequência maior.
Se o seu restaurante fizer parte da rotina do cliente, melhor ainda. Fidelizar clientes frequentes garante um fluxo de vendas estável e, além disso, cria um grande potencial de atração de novos consumidores.
Como é uma prática muito comum, as pessoas já estão acostumadas com as eventuais regras ou condições para que descontos sejam aplicados, o que gera um engajamento muito mais rápido. Além disso, os programas de fidelidade se apresentam como uma grande vantagem perante a concorrência, principalmente em locais com várias opções para o cliente.
Equilíbrio entre Inbound e Outbound Marketing
O Inbound Marketing foca nas estratégias de atração de clientes, como a produção de conteúdo, as divulgações e interações nas redes sociais, entre outras. Basicamente, a ideia é não ir atrás do consumidor, mas fazer com que ele chegue até você por conta própria.
Já o Outbound Marketing diz respeito às estratégias tradicionais de marketing. No meio digital, é representado por propagandas, anúncios, pop-ups e outras formas de publicidade mais ativas e agressivas.
O ideal é manter um equilíbrio entre os dois tipos de abordagem. Enquanto o Inbound Marketing leva mais tempo para atrair os clientes, funcionando a longo prazo, o Outbound gera um efeito mais rápido, porém menos duradouro. Ao encontrar esse equilíbrio, sua empresa sempre estará em evidência, atraindo mais e mais consumidores.
Retorno sobre o investimento
Independentemente das especificidades de sua base de clientes e das características gerais de sua organização, um bom retorno sobre o investimento (ROI) é um elemento indispensável. Seja qual for a situação macroeconômica do país ou quais são as previsões para o próximo ano, a sua empresa precisa obter o máximo retorno possível.
Comprovar o ROI de marketing é a única maneira de arriscar oportunidades orçamentárias adicionais. Para isso, é preciso acompanhar sua evolução. Você ficaria surpreso com a raridade com que as empresas de food service realizam, efetivamente, esse acompanhamento.
Uma das tendências mais fortes para o próximo período é de que um número maior de organizações do setor, independentemente de seus tamanhos e orçamentos, passará a procurar novas formas de mensurar e atingir ROIs elevados.
O foco do marketing para food service, então, será deslocado para rastrear pontos de entrada de clientes novos e para estratégias de retenção. Tudo isso, graças à maior geração e entrega de valores aos consumidores.
Como vimos, há muitas novidades interessantes no marketing para food service. Este pequeno texto é uma amostra, para que você comece a pensar sobre as tendências que se alinham melhor ao seu modelo de negócio, sua missão e suas metas de longo prazo,
Gostou do post? Então, curta a nossa página do Facebook para ter acesso a novos artigos em primeira mão!