O ano está acabando e, como é de se esperar, as empresas já se preocupam e buscam informações sobre as novas tendências do mercado para os anos que estão por vir. Só que dessa vez, enfrentamos uma situação um pouco mais complicada, tendo em vista a atual situação político-econômica do país.
No artigo de hoje, falaremos sobre as tendências em marketing para você ficar de olho e alavancar as estratégias da sua empresa. Acompanhe!
Wearables e internet das coisas
O mundo tecnológico está em franca expansão — e o marketing deve acompanhar essa evolução. A previsão é de que, no futuro, todas as coisas estarão conectadas à rede mundial de computadores.
O certo é que as agências de publicidade e comunicação deverão buscar novas estratégias de marketing para atender a essa nova tendência do mercado, que virá com toda força, exigindo cada vez mais investimentos no Marketing de Relacionamento para envolver esse novo perfil de consumidor.
Inbound Marketing
Daqui em diante, não haverá muito espaço para o velho marketing. A tendência é investir em estratégias de Inbound Marketing para atrair o cliente com conteúdos cada vez mais relevantes e de acordo com a nova realidade do consumidor Omni-Channel (multicanal).
Baseado em três pilares, fazem parte do Inbound Marketing: o SEO, que é a otimização do desempenho dos sites nos mecanismos de busca; o Marketing de Conteúdo, uma estratégia para adquirir um público de qualidade entregando um material relevante; e as Estratégias em Redes Sociais, ponte indispensável para o relacionamento entre marca e cliente.
Marketing de Relacionamento
As pessoas estão cada vez mais exigentes no ambiente digital. Isso tem feito com que as empresas busquem estratégias de marketing cada vez mais criativas e que garantam relacionamentos de longo prazo.
Em meio a essa busca por manter o engajamento com seus clientes, o Marketing de Relacionamento surge como uma das principais engrenagens do marketing digital — e a tendência é que ele continue sendo o carro-chefe também nos próximos anos.
Falando metaforicamente, é preciso “olhar digitalmente nos olhos das pessoas”, conhecê-las mais de perto, ouvi-las, criar um diálogo bilateral, relacionamentos mais fortes e buscar conexões mais personalizadas para fidelizá-las.
Marketing de Conteúdo
Independentemente das inovações do mercado, no que se refere ao marketing digital, pode apostar que o Marketing de Conteúdo continuará com tudo.
A tendência é que as empresas apostem cada vez mais em conteúdos relevantes. O foco estará mais do que nunca na qualidade em detrimento da quantidade, sendo o conteúdo o ponto de partida para atração de um público cada vez mais qualificado.
Comunicação efêmera
Os consumidores, principalmente os mais jovens, estão devorando os mais diversos tipos de conteúdos. Em questão de minutos, eles leem os seus posts e partem em busca de mais novidades, portanto, o chamado Ephemeral Marketing — Marketing Efêmero — é uma das grandes apostas para os próximos anos.
Aplicativos como o Snapchat utilizam esse recurso como atrativo, com mensagens, fotos ou vídeos gravados instantaneamente e que, após enviados para outros usuários, expiram rapidamente.
O mercado digital já percebeu essa tendência, tanto que o Instagram Stories está apostando nos mesmos recursos do Snapchat para fisgar, principalmente, uma fatia dos Millennials — geração de jovens loucos por tecnologia.
Realidade virtual
Realidade virtual não é mais coisa de ficção científica. Agora é hora de o marketing investir na produção de conteúdos que utilizem esse tipo de tecnologia em suas campanhas para atrair mais clientes.
Um papel importante da Realidade Virtual é auxiliar na tomada de decisão e aproximar o produto do dia a dia do consumidor, ajudando-o a visualizar como este produto ficará no contexto em que ele deseja aplicá-lo, fazendo com que o cliente antecipe e até mesmo anseie pela experiência real.
Como estamos começando a viver a era da inteligência artificial e da internet das coisas, a saída para se sobressair perante a concorrência é inovar a forma de trabalhar o marketing digital.
Chatbot
E por falar em inteligência artificial, a tecnologia evoluiu muito nos últimos anos, perdendo as características de impessoalidade mecânica que antes faziam com que o consumidor olhasse com maus olhos a interação com as máquinas.
Esse avanço permitiu a popularização dos chamados chatbots, robôs que executam funções básicas de atendimento ao cliente e interação nas redes sociais, sites e aplicativos.
Entre as vantagens da ferramenta, podemos citar a instantaneidade das respostas e a objetividade para resolver questões simples, que muitas vezes levariam minutos para serem atendidas pelo serviço de atendimento ao cliente tradicional, aumentando os índices de satisfação do cliente sem grandes investimentos.
Redes sociais
Não há como deixar de falar das redes sociais, um dos maiores fenômenos do mundo online. Você pode inovar o quanto quiser suas estratégias de marketing, mas se elas não chegarem ao lugar certo, de nada adiantará.
Pode haver e sempre haverá novas tendências no mercado a cada ano, mas as redes sociais continuarão sendo o “pote de ouro” para qualquer empresa que deseje se aproximar de seus clientes.
Um dos fatores que influenciam na importância dessas plataformas é a quantidade de tempo que as pessoas passam conectadas a elas e também a entrega certeira de seu conteúdo. Além de direcionados para um público-alvo segmentado, eles também ficam livres dos bloqueadores de anúncios, cada vez mais utilizados pelos internautas, que impossibilitam a exibição de propaganda digital convencional.
Portanto, invista o quanto quiser em outros meios de divulgação online, mas jamais descarte essa opção de suas estratégias.
Influenciadores digitais
Ao falarmos de marketing na internet devemos destacar como tendência os digital influencers, ou influenciadores digitais, uma profissão que antes se restringia aos blogs e, posteriormente, ao Youtube, e hoje já ultrapassa essas fronteiras.
O poder de persuasão das celebridades da internet está em todas as redes sociais e meios de comunicação, algumas inclusive contando com aplicativos próprios para propagação de conteúdo.
As marcas já perceberam esse potencial e hoje os “publis”, como são chamadas as parcerias pagas, já são prática recorrente e muito bem aceita pelo público, que prontamente se identifica com as marcas que patrocinam os posts de seus blogueiros preferidos.
Vídeos via streaming
Mídia em tempo real será um dos desafios do marketing digital e uma das funcionalidades das redes sociais que mais ganharam adeptos no último ano foi o Streaming, ou “ao vivo”.
Em 2018, essa tendência só tem a crescer, principalmente com a popularização do stories no Instagram, que incorporou a possibilidade que já era permitida anteriormente em outras redes, como Facebook e YouTube.
Essa é uma nova forma de marketing que tem um forte potencial para criar conexões, pois humaniza a relação, mostrando uma dinâmica de marca viva e em movimento, e estimula a interação, pois as pessoas são mais propensas a responder a algo que está acontecendo aqui e agora.
Essas foram algumas das estratégias e inovações do marketing digital que prometem fazer de 2018 um dos anos mais competitivos. Com a expectativa de retomada econômica, as empresas de todos os nichos prometem pegar pesado no marketing para recuperar o crescimento. E você não vai querer ficar para trás, não é mesmo?
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Bem falado, nós das agências de marketing digital precisamos de toda a ajuda possível na comunicação sobre as alterações de marketing e das atitudes dos consumidores.
Venho falando sobre isso a tempos no meu site http://aoun.com.br/ e em outros blogs http://diretodomarketing.com.br/
Ricardo estamos focados na inovação. Fique ligado em nosso blog que teremos muito mais para aguçar a criatividade, inclusive no setor de embalagens. Diferenciação e inovação para valorizar a Marca e o produto!