Com a sociedade ecologicamente correta, as corporações estão aderindo às novas ações de otimização da produção e de divulgação de seus produtos por meio da logística reversa e do marketing verde. Além de caminharem juntos, esses dois métodos são grandes diferenciais que podem manter a imagem de uma empresa em evidência por um bom tempo.
Conheça, neste post, o que são esses dois termos, como funcionam juntos e algumas marcas que obtiveram sucesso ao implantá-los. Acompanhe!
Logística reversa
É a área da logística que visa o prolongamento da vida útil dos produtos, reduzindo custos operacionais por meio da reutilização de materiais ou embalagens no centro produtivo, resultando na conservação do meio ambiente.
Esse método já foi utilizado há um tempo em fábricas de bebidas com a reutilização de garrafas de vidro. O vasilhame chegava ao cliente e era devolvido para a empresa a fim de ser reutilizado. Depois, voltava ao cliente final.
Era um processo contínuo que cessou, somente, quando as embalagens descartáveis começaram a ganhar espaço.
Com o surgimento das políticas de gestão ambiental e das normas ISO 14.000, as organizações finalmente compreenderam que a vida do produto não encerra no seu uso. Foi quando deram início aos processos de reciclagem de embalagens e materiais descartáveis, como:
- latas de alumínio;
- caixas de papelão;
- papéis;
- garrafas plásticas;
- pneus.
Esses itens deixaram de ser levados diretamente para o lixo e passaram a voltar para a cadeia produtiva com a finalidade de serem reaproveitados.
Marketing verde
Conhecido popularmente como marketing ambiental e/ou ecológico, surgiu nos anos 1970, sendo criado com o objetivo de mostrar às pessoas o quanto as corporações estão envolvidas com a sustentabilidade. Também pode ser utilizado para a redução dos custos operacionais dos serviços ou produtos que a empresa comercializa.
Por meio da certificação ISO 14000, as empresas são avaliadas continuamente, durante todos procedimentos e etapas da produção. Isso acontece desde a entrada de insumos, a utilização de recursos, até a formação dos produtos, embalagem, estocagem e transporte.
Nesses acompanhamentos são analisados quais os impactos negativos que as atividades causam à natureza. Dessa forma, as empresas oferecem alternativas para diminuir os desperdícios e também para definir a reciclagem e a reutilização de resíduos acumulados ao longo do processo produtivo.
O marketing verde se tornou uma peça chave para as tomadas de decisão das empresas. O empreendimento que não estiver envolvido com isso pode perder terreno no mercado competitivo.
Logística Reversa + Marketing Verde
No momento em que sua empresa implanta a logística reversa, ela cumprirá simultaneamente as ações de marketing verde, uma vez que esta visa aumentar a vida útil dos produtos ou das peças que os compõem, utilizando o método 4Rs, que significa reutilizar, remodelar, reciclar, recondicionar e descartar.
Além do vínculo com o marketing de pós-venda que a logística reversa deverá incluir em breve na sua metodologia.
Marcas que obtiveram sucesso ao implantar a logística reversa
Tetra Pak
A Tetra Pak firmou parceria com empresas recicladoras de papel, nas quais a fibra de papel extraída das embalagens pode produzir bandejas de ovos, palmilhas de sapato e até papel higiênico.
HP
A HP implantou uma política de reciclagem para itens de impressão, como os cartuchos de tinta, que podem ser descartados em locais especiais, conhecidos como ecobins, espalhados pelas lojas oficiais da HP e outras franquias, como a Saraiva e a Kalunga.
Phillips
A Phillips equipou cerca de 100 assistências em todo o país, com coletores de baterias e pilhas portáteis, específicos para evitar vazamentos. Os materiais são recolhidos e encaminhados a uma destinação ambientalmente correta.
Como você pôde acompanhar, neste post, a logística reversa pode impulsionar suas vendas, já que ela está automaticamente incorporada ao marketing ecológico. Portanto, comece já a implantá-la na sua empresa.
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