Atualmente, você consegue imaginar uma empresa que só utilize a televisão, rádio e jornais para divulgação de sua marca e produtos? Pois é, em um passado não tão distante, essa era a realidade. As empresas não tinham os benefícios do marketing integrado que têm hoje.
No post de hoje vamos falar sobre o marketing integrado e de que forma ele pode ser implementado na sua empresa. Confira!
O que é o marketing integrado?
Entende-se como a junção de todas as formas de marketing, utilizando o potencial de cada uma para criar um bom relacionamento com o cliente. Na estrutura da empresa não existirá somente um setor responsável pelo marketing, ele será incorporado em cada atividade da companhia, desde o atendente até o dono.
Todas as interações com o cliente devem ser trabalhadas como estratégias de marketing, visando um objetivo já estabelecido. Dessa forma, pode-se extrair o melhor de cada experiência.
Como aplicar o marketing integrado na empresa?
Para aplicar e colher as vantagens do marketing integrado na sua empresa, o primeiro passo é estabelecer um objetivo e definir quais e como cada técnica será utilizada. Seja por meio do contato direto com o cliente ou por programas de benefícios, toda sua equipe deve estar ciente da importância de cada interação. Cada contato é uma oportunidade de conquistar e fidelizar, tornando aquele cliente, além de recorrente, um defensor da marca.
Cada membro da equipe deve conhecer as técnicas e a estratégia, e o setor de marketing será o responsável pela coordenação das atividades. É muito importante que se tenha um objetivo claro e que as técnicas sejam mapeadas. Periodicamente, a equipe deve avaliar como cada técnica surtiu efeito. A avaliação de como foi o retorno de cada investimento, identificando os resultados mais positivos também deve ser feita.
A análise dos resultados é muito importante. Por meio dela, a empresa definirá a estratégia seguinte, com dados concretos da performance de cada técnica, podendo investir em formas de interação mais rentáveis.
Quais são os benefícios do marketing integrado?
Como dissemos, o emprego do marketing integrado cria uma valorização em cada contato do cliente com a marca. Para isso, deve-se utilizar vários canais de comunicação. Isso trará diversos benefícios. Veja alguns deles a seguir:
Maior visibilidade
Como a empresa utilizará vários canais de comunicação, ela estará mais presente no cotidiano do seu público, aproximando-o e facilitando a comunicação.
Maior alcance
Se uma maior presença no cotidiano aumentará a visibilidade, outro ponto que recebe benefícios do marketing integrado é o alcance da marca. Potenciais clientes que não conheciam sua empresa, passarão a conhecer e interagir. Além do alcance da marca, é provável que haja um incremento nas vendas.
Maior taxa de conversão
Como cada meio de comunicação possui uma taxa de conversão, utilizar vários canais aumentará a taxa da empresa, explorando o potencial de cada ferramenta.
Maior retorno sobre investimento
Com a análise de ROI — Return On Investment — de cada técnica e canal de comunicação utilizado, ficará fácil determinar as melhores oportunidades da empresa em alcançar os seus objetivos.
Como vimos, há vários benefícios do marketing integrado que sua empresa pode usufruir. Criar o entendimento de toda a equipe que cada interação é uma oportunidade de negócio é primordial. Isto fará com que todos os colaboradores se concentrem nos objetivos e técnicas que mais trazem resultados positivos. Isso só contribui para melhorar as experiências dos clientes e criar longos e prósperos relacionamentos.
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