Precisamos entender o fato de que a totalidade das empresas bem sucedida são dependentes da capacidade do seu departamento de marketing. Vender produtos é algo que é muito mais complicado do que parece à primeira vista. Isso já nos dá a ideia de que, de fato, existe conexão entre marketing e logística. Ambas se destacam como 2 disciplinas que estão interligadas.
Marketing e logística tem um impacto imenso na capacidade da empresa em cumprir ou não suas obrigações, da forma adequada.
Logística e marketing são operações de negócios complementares que permitem a empresa garantir que ela pode oferecer os produtos certos aos clientes certos no lugar certo. Para que fique clara esta conexão, é preciso entender qual a função de cada um destes dois departamentos.
Atribuições da logística
Logística é o planejamento, implementação, manutenção e considerações práticas envolvidas com a estratégia de um negócio, um produto ou um processo. Ao desenvolver um novo produto ou processo, o departamento de logística determina os recursos, tais como materiais e pessoal, que são necessários para criar o produto ou processo.
A logística é responsável desde o recebimento de mercadorias de fornecedores, acondicioná-los para venda, armazená-los e enviá-los para lojas ou cumprir pedidos on-line.
Atribuições do marketing
- Determinar que tipos de produtos ou serviços irão satisfazer os clientes;
- Desenvolver as ideias para os produtos ou serviços desejados;
- Identificar o mercado-alvo de uma empresa para cada produto ou serviço que ela projetar;
- Decidir sobre um preço adequado para o produto ou serviço;
- Criar uma estratégia promocional e um canal de distribuição para o produto ou serviço.
A conexão entre marketing e logística
Não importa o quão barato ou bem projetado seus produtos são. Se você não pode levá-los aos consumidores em tempo hábil seu negócio nunca vai atingir seu potencial. Os consumidores esperam um serviço consistente e acesso confiável aos seus produtos. Se você não pode oferecer isso, eles vão se voltar para seus concorrentes.
Então, para ter um serviço consistente e confiável aos seus produtos, marketing e logística precisam estar conectados e trabalharem juntos. Cada qual na sua função.
Para você entender a importância desta conexão e colocar em prática no seu negócio, não deixe de ler o e-book “Manual da Integração marketing e logística”.
Acesse nosso e-book “Manual da Integração marketing e logística hoje mesmo. Você vai aprender inúmeros aspectos da relação entre marketing e logística:
- Como é a relação entre marketing e logística e como um influencia o outro;
- Funções do marketing;
- Funções da logística;
- A contribuição do marketing para os processos de logística;
- A importância da logística nas estratégias de marketing;
- A integração e a geração de valor;
- De que maneira a logística influencia e impacta nas estratégias de marketing de um negócio;
- Como o marketing e a logística, integrados, auxiliam na geração de valor empresarial.