O marketing pode ser definido como uma forma de entender e se comunicar com o público alvo, cujo objetivo é conquistar e fidelizar o maior número de clientes, aumentando o volume de vendas e a lucratividade.
Conhecer profundamente o perfil do público é a base para a elaboração de uma estratégia de marketing eficiente. E isso é muito mais complexo do que parece. Os gostos, comportamentos e características das pessoas vão se modificando com o passar do tempo.
Atualmente, a tecnologia já faz parte da vida e dos hábitos de praticamente todas as pessoas. Sendo assim, o marketing deve estar em constante renovação para nunca deixar de gerar identificação do público alvo com a marca.
Estar bem informado sobre as novidades e expectativas na área para o futuro é a primeira atitude para quem quer manter-se sempre à frente no seu mercado. Se você deseja conhecer as 7 principais tendências de marketing e promoção para os próximos anos, confira nosso artigo!
1. Transmissões ao vivo
O nome já é autoexplicativo: as transmissões ao vivo são aqueles vídeos transmitidos em tempo real aos espectadores. A maioria das redes sociais estão adicionando recursos do tipo. YouTube, Facebook e Instagram são as principais.
Realizar transmissões ao vivo, sob o ponto de vista do marketing, gera muito mais engajamento do público do que informações estáticas no feed das redes sociais.
A melhor forma de chamar a atenção do público não é falar diretamente sobre seu produto/serviço, como um comercial em tempo real, e sim montar alguma situação interessante e introduzir seu produto, de forma sutil.
Outra maneira interessante de aproveitar as transmissões ao vivo são realizá-las por meio dos influenciadores digitais, que atingem sua Brand Persona. O produto é inserido e promovido de forma indireta – estratégia chamada de product placement.
2. Chatbots
Chatbots são programas que tentam simular seres humanos na conversa com outras pessoas. Eles funcionam a partir de comandos específicos e, conforme sua interação com os humanos, vão “aprendendo” outros comandos. Não é preciso ir muito longe para entender melhor essa ferramenta. Quem possui um iPhone, conhece bem um chatbot: a Siri.
O Facebook também investe muitos recursos em bots para fornecer respostas e atualizações personalizadas sobre notícias em alta, clima, aniversários de amigos, eventos próximos e muito mais.
Essa estratégia de marketing tem o objetivo de melhorar a experiência do cliente com a marca, gerando a sensação de que aquele produto ou serviço foi feito especialmente para ele.
3. Conteúdo interativo
Como já é possível notar pelos itens anteriores, mais popular do que aquele que o público apenas lê ou assiste, é o conteúdo com o qual ele pode interagir. Isso se deve ao fato de que é muito mais interessante e divertido participar ativamente de algo, do que apenas consumir de forma passiva. Principalmente depois da chamada revolução digital, os usuários querem – e têm – o poder de interagir com a marca.
Um ótimo modelo são os quizzes patrocinados no Buzzfeed. Se, por exemplo, você quer anunciar uma agência de viagens, pode elaborar o quiz “Em qual cidade do mundo você deveria passar suas férias?”, para gerar identificação e interesse, simultaneamente.
4. Big Data
Big data é um termo que se refere a um grande conjunto de dados armazenados para eventual análise dos mesmos, devido ao seu impacto nos negócios. Ele se mostra uma ótima ferramenta para obter informações mais precisas sobre o comportamento do consumidor. Embora não seja um conceito tão novo, sua utilização é uma tendência, graças ao crescente uso de redes socais e dispositivos móveis.
Após analisar e interpretar os dados obtidos com o Big Data, é possível conhecer, profundamente, o perfil do público alvo, tornando a personalização e a comunicação da marca muito mais fácil, de acordo com os interesses de seus clientes.
5. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo continuará em alta nos próximos anos. Trata-se de um marketing estratégico para criar e oferecer um conteúdo relevante e atrativo ao público alvo, a fim de atrair e captar mais clientes.
Ele pode se adaptar a qualquer tipo de marca. É preciso conhecer o perfil do cliente para direcionar toda a produção de conteúdo a ele e manter o tom de voz. Inteligente, engraçado, formal e informal – tudo depende do comportamento e dos interesses do público alvo.
Oferecer um conteúdo de qualidade é uma boa maneira de engajar o público e aumentar o tráfego em seu site. Aproveite esse momento para destacar as funções, qualidades e a importância dos produtos ou serviços que sua empresa oferece, de forma sutil e consistente.
6. Conteúdo autodestrutivo
Esse nome pode parecer estranho, mas o conteúdo autodestrutivo é uma das tendências de marketing que mais desperta o interesse do público. Basta olhar para a rede social Snapchat. Certamente, o seu principal atrativo é a efemeridade daquele conteúdo. Em poucos segundos, ele expirará e não estará mais disponível.
O maior apelo do conteúdo de vida curta é simples: olhe agora ou perca sua chance para sempre. As marcas devem investir nesse conteúdo com “data de validade”, para capturar, instantaneamente, a atenção, em especial, se seu público pertencer à geração Z.
7. Marketing imersivo
O desenvolvimento de diversas tecnologias corroboram para o marketing imersivo, que traz diversos resultados positivos para as empresas na inovação e na busca pelo engajamento do público.
O Facebook e o YouTube já introduziram a tecnologia de vídeos 360 graus. O filme Star Wars: Rogue One e a câmera GoPro já investiram esforços de marketing nesse formato inovador e interessante.
A tecnologia mais promissora, atualmente, e que certamente crescerá bastante em 2017, é a de realidade aumentada. A fama do aplicativo Pokemon Go impulsionou marcas, como a Pepsi, a investir em promoções criativas nesse formato.
O marketing nada mais é do que um reflexo dos principais interesses da sociedade na sua época, visto que as atuais tendências de marketing estão sempre relacionadas à tecnologia. Portanto, atualizar-se constantemente é a melhor forma de oferecer um conteúdo relevante e atrativo ao seu público alvo, fugindo do senso comum.
Antecipar-se ou, pelo menos, equiparar-se aos seus concorrentes, no que diz respeito às estratégias de marketing, é uma ótima alternativa para marcar presença em um mercado cada vez mais competitivo.
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