Ter uma cozinha industrial de restaurante organizada não é somente um diferencial, mas uma necessidade para garantir a completa satisfação dos seus clientes e evitar possíveis multas sanitárias. Além disso, mantê-la arrumada também reflete em mais eficiência nas operações diárias do seu estabelecimento.
Pensando nisso, separamos 10 dicas valiosas para ajudá-lo a organizar e otimizar o espaço da cozinha do seu restaurante ou lanchonete. Ao colocá-las em prática, você verá aumento da produtividade e do lucro do seu negócio. Confira!
1. Planeje adequadamente o layout
Em primeiro lugar, é importante planejar adequadamente o layout da sua cozinha industrial. Ou seja, fazer um mapa considerando criteriosamente os equipamentos disponíveis, os fluxos de trabalho da equipe e todas as necessidades operacionais do dia a dia. Dessa forma, é possível organizar as zonas de preparo, cocção, montagem de pratos e lavagem de louças de maneira lógica e ergonômica. Lembre-se também de prever espaços adequados para circulação dos funcionários.
2. Invista em boas opções de armazenamento
Vale investir em boas opções de armazenamento, como prateleiras, estantes de parede e armários com divisórias. Assim, é possível guardar itens pouco usados no restaurante no topo ou no fundo, deixando o que é necessário no cotidiano ao alcance das mãos. Também é interessante aproveitar cada canto disponível nas paredes para instalar armazenamento extra.
3. Rotule gavetas, portas e prateleiras
Para facilitar a organização visual da cozinha industrial, outra dica é rotular gavetas, portas de armários, prateleiras e recipientes com etiquetas indicando seu conteúdo. Isso ajuda sua equipe a mantê-la arrumada com mais facilidade dia após dia. Opte por usar cores ou códigos diferentes para cada categoria de objeto da cozinha.
4. Estabeleça zonas de trabalho bem definidas
Em seguida, estabelecer zonas de trabalho bem definidas é fundamental para evitar o risco de contaminação cruzada. Portanto, separe áreas específicas para pré-preparo, cocção, montagem de pratos, limpeza e estocagem, mantendo carnes e legumes bem longe um do outro.
5. Adote o método FIFO para o estoque
Já para seus estoques de ingredientes, a dica é adotar o eficiente método FIFO, sigla em inglês para “First In, First Out” (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai). Ou seja, posicione produtos com data de validade mais próxima à frente das prateleiras e freezers. Novos itens entregues devem ser colocados para trás, garantindo que os mais antigos sejam usados antes de vencer.
6. Tenha uma rotina de limpeza
Por se tratar de um ambiente que lida com alimentos, a limpeza não pode ser negligenciada. Portanto, faça checklists diários de procedimentos de higienização e mantenha produtos adequados sempre bem estocados. Também elabore protocolos para organizar a cozinha após o uso.
7. Padronize processos e treine a equipe
Para tornar mais fácil a manutenção da organização com menos esforço, uma ótima ideia é padronizar processos através de procedimentos para reposição de estoques, limpeza e arrumação. Não se esqueça de treinar bem a equipe para seguir essas rotinas diárias.
8. Tenha lugares fixos para tudo
Outra dica é ter lugares fixos bem definidos para guardar cada utensílio e equipamento após o uso, demarcando os espaços no chão quando necessário. Assim todos saberão exatamente onde pegar e devolver os itens, agilizando o trabalho.
9. Aproveite as paredes para armazenar
Há ainda a possibilidade de aproveitar bem as paredes da sua cozinha industrial instalando prateleiras, suportes e ganchos para guardar de forma organizada utensílios menores, temperos e panos de prato, por exemplo. Além de úteis, é um modo de decorar o espaço.
10. Opte por equipamentos compactos
Por fim, ao comprar novos equipamentos, aposte em modelos compactos e móveis com rodízios para otimizar os espaços. Afinal, ter ambientes funcionais mesmo em cozinhas pequenas é primordial para restaurantes.
Portanto, coloque em prática essas 10 dicas para organizar a cozinha do seu restaurante e cozinhar de forma mais produtiva, segura e focada na satisfação dos clientes. Lembre-se de treinar a equipe para também manter e aprimorar essa organização no dia a dia.
E você, já aplica alguma dessas dicas de organização em sua cozinha? Deixe um comentário contando quais são suas melhores práticas e o que mais surtiu efeito na organização do seu restaurante!
Para embalagens ideais para o delivery dos seus pratos, visite o site da Scuadra Embalagens. Temos opções sustentáveis e de alta qualidade para garantir a integridade e sabor da sua comida mesmo na entrega aos clientes. Acesse nosso site e conheça nossos produtos!