O marketing é essencial para o sucesso e desenvolvimento de qualquer empresa. É difícil imaginar uma marca que não pensa em estratégias para melhorar sua visibilidade no mercado e, consequentemente, aumentar suas vendas.
Sem o marketing, um negócio que tinha potencial para progredir pode se tornar estagnado.
As carreiras em comunicação são promissoras por causa dessa inegável necessidade de profissionais na área. Vamos descobrir mais sobre os empregos do marketing do futuro? Conheça agora 5 opções interessantes!
1. Analista de dados
Não é nenhuma novidade a utilização de informações para a gestão de conhecimento de uma marca. Hoje, essa prática é intensificada pelas ferramentas digitais que permitem um incrível e absurdo acúmulo de dados.
O Big Data é o exemplo ideal para representar essa reunião de informações e indicadores relevantes para o cotidiano de um negócio.
Portanto, o trabalho do analista de dados é conhecer as tecnologias de informação (TI) para o funcionamento adequado das ferramentas de coleta de dados, e saber interpretá-los de maneira útil para a empresa.
2. Produtor de conteúdo
Uma das mais importantes estratégias de comunicação atual é a aplicação do marketing de conteúdo.
O consumidor atual não se contenta mais com produtos que apenas façam propaganda dos seus benefícios — eles também precisam de informação para efetuar suas compras.
Nesse aspecto, o produtor de conteúdo é essencial. Ele tem a responsabilidade de entender os problemas e necessidades do cliente, para tentar resolvê-los por meio da informação (seja em forma de texto, imagem, infográfico, posts em mídias sociais etc). Assim, o público consegue confiar na marca e, na decisão de compra, ela é a primeira escolha.
3. Gestor de mídias sociais
As mídias sociais são plataformas essenciais para a comunicação da empresa. Claro, a forma como são operadas e quais são usadas se diferenciam entre as marcas.
Mas todo negócio que valoriza o marketing sabe usá-las bem e de forma estratégica.
O gestor de mídias sociais é encarregado de entender o público da sua marca e tentar se comunicar com ele. Para isso, ele deve elaborar estratégias de interação online, as quais incluem:
- O tom adequado para a aproximação com o cliente.
- A criação de posts interessantes e com conteúdo relevante.
- A promoção de campanhas que melhorem a experiência do usuário com a página.
Além disso, ele deve atuar um pouco como o analista de dados, pois é fundamental acompanhar as métricas das páginas para entender os erros e acertos das estratégias aplicadas.
4. Gerente de identidade visual
É função desse profissional estudar a identidade da loja e do público que a frequenta. A partir disso, ele deve elaborar a melhor forma de expor os produtos aos clientes sem prejudicar a imagem do estabelecimento.
É fundamental que ele pense em elementos que influenciem a experiência do cliente, por exemplo:
- A localização dos pontos de venda (PDVs).
- As linhas de produtos que devem ser destacadas.
- A disposição dos produtos e setores na loja.
- As ações promocionais e como elas serão abordadas.
- A criação de uma identidade da loja que não sobreponha a imagem das marcas.
5. Gestor de marketing para e-commerce
O e-commerce está só crescendo: É raro encontrar uma empresa no mercado que não ofereça produtos ou serviços online.
Por isso, é essencial um gestor de marketing que consiga garantir o bom posicionamento da empresa no comércio eletrônico. Ele deve conseguir aplicar as melhores estratégias para as transações comerciais e para a experiência de compra do cliente.
O marketing é uma área em expansão que não vai parar de crescer tão cedo. Novas oportunidades surgem no setor todos os dias, e as empresas que sabem explorar isso estão em vantagem, afinal, é fundamental para o negócio!
Quais empregos do marketing do futuro você acha mais interessantes e promissores? Compartilhe o post com seus amigos!