O número de restaurantes que está investindo na entrega de alimentos, incluindo marmitex, aumentou muito após a pandemia. Mas isso não significa que vender marmitas seja tão fácil, é preciso ter muito planejamento para que essa empreitada traga lucros para o seu negócio. Um aspecto importante, nesse sentido, é o cuidado com o cardápio para marmitex.
A parte mais difícil de se vender marmitas é a escolha do cardápio. Para vender bem, uma marmitex precisa ser barata e ainda assim oferecer uma refeição de qualidade, sendo assim, os restaurantes que pretendem investir nessa área precisam conciliar qualidade, diversidade e baixo custo de produção para tornar a venda de marmitas rentável.
Se você está precisando de ajuda para montar o cardápio de marmitex do seu restaurante, acompanhe a leitura e confira as nossas dicas!
1. Ofereça diferentes combinações de marmitas
Como já dissemos, a diversidade do cardápio é um dos diferenciais que mais atrai os clientes, isso porque nem todo mundo gosta das mesmas combinações. É importante lembrar também que existem pessoas com certas restrições alimentares, como: só comer carne branca, não comer nenhum tipo de carne, ser alérgico a glúten, ser alérgico a leite, entre outros.
Por esses motivos, criar um cardápio com opções variadas é tão importante para o sucesso das vendas. Sugerimos que você tenha à disposição pelo menos dois tipos de proteína, dois de carboidratos e dois de salada, todos os dias.
Na segunda-feira, por exemplo, o cardápio pode conter bife acebolado, peito de frango grelhado, batata frita, batata cozida, salada de rúcula com tomate e legumes salteados. Perceba que não há nenhum elemento caro e extremamente sofisticado, mas, ainda assim, o conjunto ficou atrativo e variado.
2. Evite fazer compras em mercados
É sempre bom reforçar que a marmita precisa ter um baixo custo de produção para gerar lucros. Sendo assim, evite fazer compras para abastecer o seu estoque em mercados, pois os preços costumam ser mais elevados.
Os melhores lugares para comprar ingredientes de qualidade e por um bom preço são nas feirinhas e nos CEASAs (centrais de abastecimento). Outra forma de garantir um bom preço durante a compra é levar uma quantidade maior, no entanto, tente não exagerar. Caso você leve uma quantia muito grande, os alimentos acabarão estragando, resultando em prejuízos.
3. Explore os vegetais e invista nas saladas
É verdade que a parte da marmitex que as pessoas mais reparam é na qualidade e na quantidade de carne, assim como também é verdade que a proteína é o ingrediente mais caro da marmita. Esse é um grande desafio para os restaurantes.
Se você não pode investir em cortes melhores ou em uma porção mais generosa de carne, o ideal é optar por legumes e verduras. Atualmente as pessoas estão mais preocupadas com a saúde e, por isso, estão comendo mais vegetais. Sendo assim, uma forma barata de incrementar a sua marmita é oferecer opções mais elaboradas de saladas e legumes.
4. Invista em embalagens de qualidade
Outro ponto importante, além da qualidade da comida, são as embalagens. Elas garantem que a comida chegue quentinha e inteira até a casa do cliente.
Lembre-se que as marmitas devem ser pensadas de acordo com o cardápio do restaurante. Se a marmitex tiver caldos, sopas e massas com muito molho, a embalagem precisa ser mais funda e reforçada para evitar vazamentos. Nesta caso, as embalagens em formato de bowl são perfeitas para este tipo de alimento. Por outro lado, quando o cardápio tiver opções de saladas com bastante folhas, a embalagem deve ter um compartimento à parte para a salada, assim ela não ficará murcha.
Seguindo essas dicas, temos certeza de que você conseguirá planejar um cardápio para marmitex que cliente nenhum conseguirá colocar defeito! Inclusive agradando o cliente de delivery.
Gostou das nossas dicas? Precisa de ajuda para escolher as melhores embalagens para as suas marmitex? Então entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos produtos. E se você precisa de embalagens para pronta entrega, acesse a Scuadra Shop. A sua loja on line de embalagens.