Sabe quando você olha para a foto de uma comida e sente um desejo instantâneo de comer? Que só ameniza quando você finalmente consegue ingeri-la? Este é o efeito visual do Appetite Appeal, ou traduzido, apelo ao apetite. Apesar desse nome dado ao conceito, não tem nenhuma relação com sentir fome!
O termo Appetite Appeal se refere a um conceito fundamental da fotografia relacionada aos alimentos e também ao Food Styling. O objetivo central desta estratégia é causar desejo praticamente imediato de consumir o produto da foto, mesmo quando não se está com fome. Saiba mais sobre o assunto neste post!
Como funciona o Appetite Appeal?
Diferente do que possa parecer, apenas belas fotos não é o suficiente para alcançar tal efeito. Assim, para fazer fotografias com o conceito do Appetite Appeal é necessário estudo, técnica e conhecimento.
Esse conceito funciona se utilizando do poder de imagens de alimentos para despertar efeitos no corpo, como um tipo de busca pela saciedade. Por esse motivo, mesmo que você não esteja com fome, ao ver uma foto bem feita de uma comida com excelente aparência ativa seu cérebro a querer comê-la e a saciedade só é atingida após comprar e ingerir o alimento.
Qual é a intenção e benefícios do appetite appeal?
A intenção do Appetite Appeal envolve a estimulação visual. Afinal, não é apenas o paladar que está envolvido no processo de gostar de um alimento, mas também a satisfação que o alimento dá ao olhar, um dos sentidos envolvidos. Assim, comemos com os olhos, com a imaginação, cheiro, visual, paladar, ou seja, toda experiência está inclusa no processo de saborear o alimento.
Dessa forma, a tomada de decisão, também é baseada no aspecto emocional. Assim, é possível aumentar o desejo de consumo e, consequentemente, a venda dos alimentos e maior lucratividade.
Quais as técnicas para aplicar o Appetite Appeal?
Agora que você já sabe o que é o Appetite Appeal e seus benefícios, conheça algumas técnicas para aplicá-lo nas fotos do seu estabelecimento e aumentar as suas vendas.
Atente-se para o jogo de luzes
O jogo de luzes faz toda a diferença nas fotos de alimentos. Isso porque pode valorizar certos pontos do produto, como a texturas.
Aumente o brilho
Fotos escuras não destacam muito bem o produto, logo, aumente o brilho para ter uma imagem mais clara e apetitosa do prato. Prefira fundos mais neutros, como uma mesa branca, para que o destaque total esteja no alimento.
Tente dar ênfase para as texturas
A textura da comida é uma característica que a deixa mais chamativa e convidativa para a alimentação. Dando ênfase a esse detalhe, é possível tirar fotos mais condizentes com a realidade, dando ao consumidor um alto desejo de consumo.
Pense no que chamaria a atenção do ciente
Conheça bem o seu público-alvo a ponto de saber o que chama a sua atenção visualmente. Se ele valorizar muito os molhos dos alimentos, por exemplo, dê uma atenção especial a eles no momento da foto, deixando-os em evidência.
Como você pôde ver, é possível montar fotos para o portfólio do seu restaurante de maneira estratégica, de acordo com o conceito Appetite Appeal. Para tanto, basta conhecer bem o seu público e aplicar as técnicas que apresentamos, para evidenciar o que mais agrada os seus clientes.
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