Para muito além da simples troca de mensagens, receber pedidos pelo WhatsApp é uma excelente escolha para aumentar as vendas em seu restaurante. Afinal, o aplicativo da Meta é altamente utilizado e auxilia imensamente no delivery, independentemente de qual seja seu segmento de atuação.
De olho no conforto e comodidade dos seus clientes, elaboramos este post com cinco dicas imperdíveis para você fazer uma gestão campeã. Mas, antes, veja a importância de utilizar o WhatsApp em seu delivery!
Saiba a importância de receber pedidos pelo WhatsApp
Receber pedidos pelo WhatsApp é uma forma de baratear seus custos e agilizar as entregas. Afinal, o aplicativo é ágil e oferece as ferramentas necessárias para uma boa comunicação.
Com ele, é possível reduzir custos operacionais, além de melhorar a experiência do cliente, incluindo a oferta do cardápio digital.
Dessa maneira, a comunicação fica mais clara, incluindo mensagens automáticas com boas-vindas aos clientes, e contribui para o processo de fidelização. Agora que você já está por dentro de algumas vantagens, vamos às cinco dicas que ajudarão na organização do seu negócio. Confira!
1. Defina quem cuidará do atendimento
A primeira dica diz respeito à qualidade do atendimento. Como no WhatsApp há uma comunicação intensa com pessoas de diferentes tipos de perfis, é preciso escolher alguém capacitado para realizar essa tarefa.
Afinal, além de ter uma boa oralidade e saber digitar rápido, a pessoa precisa conhecer profundamente o cardápio e a política do restaurante. Afinal, muitas dúvidas vão surgir por parte dos clientes.
Ao escolher um profissional preparado, certamente o número de reclamações será reduzido, melhorando a experiência dos consumidores.
2. Configure o cardápio online
Como o aplicativo possibilita que o cardápio online seja configurado de acordo com o design do seu negócio, essa opção é importante na organização no momento de receber pedido pelo WhatsApp.
Assim, é possível customizar o cardápio de acordo com as cores do seu restaurante, criando o seu próprio material de divulgação e marketing.
Dessa forma, será possível compartilhar o link com seus clientes, tendo impacto positivo no aumento das vendas.
3. Cadastre os clientes como contatos
Outra dica importante para você ter organização ao receber pedidos pelo WhatsApp é por meio do cadastro dos seus clientes. Assim, é possível manter contatos diretos, sem a necessidade de uma plataforma na intermediação.
Com isso, a comunicação fica mais assertiva, sendo um canal aberto para possíveis comunicados, como eventuais atrasos na entrega, para solucionar alguma dúvida, além de ser um espaço para divulgação de promoções.
Nesse caso, é importante perguntar previamente ao cliente se ele concorda em receber anúncios do seu restaurante no que diz respeito às divulgações.
4. Informe o horário de atendimento
No perfil do seu restaurante no WhatsApp é importantíssimo manter todos os dados referentes ao telefone, canais de atendimento e horário de funcionamento.
Dessa forma, os clientes não terão surpresas desagradáveis, principalmente se você faz atendimento presencial.
Trata-se de uma forma de auxiliar os clientes em seus pedidos, evitando contratempos ou chamadas em horários inapropriados. Além disso, essas informações também devem constar nas embalagens.
5. Responda a todas as mensagens
A quinta dica é essencial para você sempre manter um atendimento de qualidade em seu negócio: responda a todas as mensagens. Como não se perder nessas mensagens?
Priorize as mais antigas para as mais novas, principalmente quando receber pedidos pelo WhatsApp, evitando longas esperas ou críticas nas redes sociais.
Seguindo nossas dicas, certamente seu restaurante estará no caminho certo no momento de receber pedidos pelo WhatsApp, sempre mantendo a qualidade tanto nos produtos quanto no atendimento; aspectos cruciais para melhorar a experiência do consumidor.
Para investir ainda mais na satisfação dos seus clientes, faça as melhores escolhas das embalagens. Aproveite e conheça agora mesmo nossas opções!