Na hora de elaborar promoções virtuais para o delivery do seu restaurante, pensar em como criar cupom de desconto é fundamental para maximizar seus resultados. Afinal, essa promoção precisa ser certeira para aumentar as vendas sem causar prejuízos.
Na prática, tal estratégia não só chama a atenção como serve de primeiro contato para iniciar um relacionamento com o público. Por isso, deve-se planejar e analisar muitos aspectos para garantir seu sucesso.
A fim de guiar você nesse processo, preparamos este post para explicar o conceito de cupom de desconto, se vale oferecer esse tipo benefício ao cliente e dicas sobre criar uma promoção. Confira!
O que são os cupons de desconto?
Basicamente, esse tipo de cupom é um código alfanumérico promocional a ser informado na conclusão da compra pelo cliente. O objetivo é oferecer benefícios como um desconto de valor fixo ou percentual proporcional ao pedido, frete grátis, algum item extra etc. Ainda, eles envolvem um conjunto de regras que incluem condições e limitações de uso.
Vale a pena oferecer cupom de desconto para os clientes do delivery?
Para qualquer empreendedor os descontos envolvem abrir mão de receitas em prol de obter outros ganhos. Isso porque as promoções são um meio de atrair novos clientes, permitindo o início de uma relação ou ampliar as quantidades comercializadas. Ou seja, mais que valem a pena, já que promovem uma estratégia de marketing e vendas vencedora.
Suas vantagens para o delivery abrangem os ganhos em tráfego no site, buzz (estratégia para chamar a atenção) nas redes sociais e aumento no número de cadastros, ampliando a audiência com quem o negócio pode se relacionar. Além disso, os resultados também crescem com a elevação do ticket médio, do número de vendas e da taxa de conversão. Sem falar que ajudam a reter o público.
Como criar cupom de desconto para o delivery sem ter prejuízo?
O primeiro passo para saber como criar cupom de desconto é realizar um planejamento detalhado, abrangendo diversos cuidados a fim de evitar prejuízos. Veja a seguir os principais passos nesse sentido!
Conheça bem os seus clientes
Qualquer estratégia de marketing e vendas começa pela análise do cliente. Nesse caso, tanto o tipo de cupom quanto os canais de divulgação ideais dependem desse entendimento para serem melhor direcionados e maximizar seus resultados. Utilize as informações que você tem disponível e trace os perfis de consumo do seu restaurante.
Defina o tipo de desconto
Os cupons de desconto variam de acordo com seu objetivo. Assim, o restaurante deve avaliar em quais situações eles trazem melhores resultados para o negócio e ofertá-los estrategicamente para:
- incentivar cadastro no site;
- impulsionar a primeira compra;
- promover um item com pouca saída;
- lançar um novo prato;
- aumentar as vendas em períodos de baixo movimento.
Analise a viabilidade do desconto
A viabilidade do desconto tem total relação com o financeiro. Para evitar prejuízos, uma estratégia é permitir o uso dos cupons de desconto somente em compras cujo valor é superior ao ticket médio do delivery, por exemplo. De modo geral, é preciso avaliar percentuais e custos para ter lucro.
Faça uma boa escolha de programa para gerar os cupons
Escolher a ferramenta para emitir os cupons de desconto do seu restaurante também é importante. Para tanto, busque entender as opções de configuração que seu sistema de vendas e que o aplicativo de delivery oferecem. A partir disso, é possível analisar se o melhor é utilizar a própria plataforma, soluções específicas ou softwares de design.
Realize uma divulgação eficiente
O sucesso de uma estratégia que envolve cupons de desconto depende da divulgação, já que os consumidores precisam saber da promoção para usufruir dela, não é mesmo? Dessa forma, é necessário fazer campanhas nas redes sociais, no site e em outros canais de comunicação. As embalagens promocionais também podem ajudar nesta tarefa.
Agora que você já tem uma ideia sobre como criar cupom de desconto para delivery e aproveitar essa estratégia em favor do seu restaurante, é hora de colocar mãos à obra. Afinal, trata-se de uma ação com diversos benefícios.
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