Clientes que vivenciam boas experiências ao pedirem comida são frequentemente fidelizados pelo restaurante. Agora, quando a entrega de delivery comete constantes erros e faz o momento se transformar em uma verdadeira odisseia, as consequências são desastrosas.
Para você não sofrer esse tipo de problema e, muito menos, ter de gerenciar comentários negativos nas redes sociais, elaboramos este post com cinco problemas a serem evitados ao máximo pelo seu estabelecimento. Afinal, a excelência é conquistada por meio de boas práticas!
Como deve funcionar uma entrega de delivery
Um sistema de delivery bem-sucedido deve ser rápido, com opções de qualidade e comprometimento com os clientes. As embalagens inovadoras são um grande diferencial e podem representar uma experiência incrível.
Trata-se de um setor que deve faturar US$323,30 bilhões até o fim de 2022 em termos mundiais, com uma expectativa de crescimento de 36% no Brasil, segundo análise da consultoria Statista.
Até 2027, a previsão é que as entregas de alimentos movimentem cerca de US$ 466,20 bilhões, ou seja, o nicho de mercado é excelente e está em uma ascendente constante no ambiente online.
Por isso, seu restaurante não pode falhar no delivery. Afinal, as pessoas querem segurança, otimização do tempo, um alimento quente e em boas condições de acondicionamento.
Portanto, investir em uma embalagem bonita, com lacre, divisórias e térmica para cada tipo de cardápio é fundamental. Assim, as experiências serão únicas e altamente positivas. Para chegar a esse patamar, veja o que você deve evitar!
1. Não ter controle de entregadores
Imagine dez motoboys rodando em uma noite e você atrás do notebook sem informações do paradeiro de cada um.
Os clientes ligam e você não sabe o que dizer. “O que houve com meu pedido? Já se passaram 80 minutos…” Este é um exemplo de reclamações que poderão minar seu negócio.
Portanto, investir em uma logística de qualidade é essencial, principalmente tendo como auxílio um software de gestão integrada.
Além disso, vale a pena ter um sistema que faça o rastreamento dos entregadores, o que contribuirá para um feedback certeiro voltado aos clientes.
Conte com uma plataforma de gestão e monitore em tempo real suas entregas de delivery. Assim, haverá a possibilidade de planejar rotas, notificando os clientes sobre o status dos pedidos.
2. Atraso nas entregas
Sendo um dos principais problemas na entrega de delivery, os atrasos devem ser combatidos diariamente. Aliás, quanto menos acontecerem, melhor.
Afinal, as pessoas pedem um delivery justamente para economizar tempo e ficam muito irritadas caso essa premissa não seja respeitada pelo restaurante.
A dica é investir na automação e manter uma equipe bem coordenada, com capacitações para realizar as tarefas de uma maneira sistemática, unindo a tecnologia com a praticidade.
Tenha organização interna, principalmente com relação ao estoque de mercadorias, e seja honesto ao transmitir o tempo de espera.
3. Falta de conhecimento das localizações
Tanto com motoboy fixo quanto com os profissionais de aplicativos, sempre é preciso conversar sobre o real conhecimento da localização do pedido.
Caso falte essa informação, o motoboy pode ficar perdido, atrasando a entrega de delivery.
Mais uma vez, a capacitação da equipe é fundamental. Caso os motoboys sejam terceirizados, peça que tenham aplicativos de localização, como Waze.
4. Falta de um sistema de gerenciamento
A produtividade só aumentará em seu restaurante, com resultados positivos na rentabilidade, se houver o auxílio da tecnologia.
Nesse sentido, no seu delivery não pode faltar um software de gestão para controle das entregas.
Ele ainda organiza o faturamento e auxilia nas tomadas de decisões pelo fato de apresentar relatórios com os dados diários, semanais e mensais, ou seja, trata-se de um investimento fundamental.
5. Uso de embalagens inadequadas
Não existe experiência mais amarga do que receber uma entrega de delivery atrasada, fria e com os ingredientes soltos na embalagem.
A consequência será uma avalanche de críticas nas redes sociais, perda de clientes e também da reputação do seu restaurante.
Para evitar essa dor de cabeça, invista em embalagens de qualidade, feitas sob medida para o nicho do seu restaurante. E fique atento ao seu estoque, garantindo que o seu fornecedor não atrase a entrega das embalagens.
Além de se diferenciar em relação à concorrência, o cliente ficará satisfeito e, certamente, indicará sua entrega de delivery para amigos e familiares, ou seja, o sucesso será reflexo do seu comprometimento com experiências incríveis destinadas às pessoas que confiam em seu trabalho.
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