A escala Pantone é uma combinação de cores muito usada em vários setores da indústria gráfica em contexto mundial. A Pantone. Inc define qual cor será tendência em cada ano, sendo que ela é encarregada por essa iniciativa há décadas.
A partir dessa definição, os profissionais da área de artes gráficas tomam a tonalidade como referencial para desenvolver os seus projetos visuais. A escala Pantone existe desde 1963, quando foi criado um sistema de combinação, identificação e comunicação de cores. Ela oferece diversas soluções em design gráficos que necessitam de um arranjo perfeito de cores.
Quer saber como usar essa estratégia preciosa para personalizar diversos modelos de embalagens? Continue lendo e descubra!
Pesquise sobre a cor Pantone do ano
Para que os resultados das impressões das embalagens sejam um sucesso é fundamental pesquisar qual é a tonalidade que está sendo apontada como tendência do ano. Conhecer essa informação é essencial para que o produto se destaque no mercado.
Para chegar a essa conclusão, anualmente os especialistas em cores da Pantone Color Institute, fazem uma análise minuciosa pelo mundo todo, em diversos setores, à procura de novas propostas. Neste ano (2022), a cor Pantone escolhida é o azul 17-3938 Very Peri, que propõe expectativas de dias melhores e a tranquilidade que o azul oferece.
Faça boas combinações
Um dos tipos de produtos que mais se baseia na escala de cores Pantone são as embalagens. As instituições gráficas que criam esses recipientes estão sempre em alerta para descobrir qual a cor do ano para fazer uma combinação perfeita nas personalizações desses invólucros.
A aplicação da escala Pantone requer uma avaliação mais profunda sobre a seleção e a combinação das cores antes de usá-las. Essa estratégia é perfeita para alcançar uma comunicação visual inovadora e atrativa.
Use cores fluorescentes e metálicas
Embalagens produzidas com cores metálicas e fluorescentes tornam-se mais atrativas e refinadas. A Pantone Metallics oferece 655 cores metálicas para serem aplicadas na impressão de embalagens, logotipos etc. A paleta tem um enorme fluxo de tons claros, médios, escuros e outras cores bem interessantes, como Silver, Platinum, Gold e Gun.
A escala tem uma nova cor metálica, a Rose Gold. Ela tem a função de formular mais de 25% das novas cores que define como tendência no mercado.
Teste as criações visuais
Normalmente as empresas têm cores que a identificam, não é mesmo? A escala Pantone é a mais usada para padronizar a personalização nas embalagens, por ser uma cor bem definida e que não há possibilidade de sofrer alterações.
No entanto, ao decidir sobre a melhor cor a ser aplicada nos recipientes é fundamental fazer um teste de impressão. É dessa forma que se pode comprovar se realmente é a cor que simboliza a empresa. Nesse sentido, para confeccionar embalagens com as combinações que são tendência no mercado, é interessante buscar os catálogos de tintas da escala Pantone.
Conforme mostramos neste post, há várias apresentações com funções específicas para que os designs gráficos personalizem esses produtos de maneira eficiente. Logo, as paletas de cores da Pantone são excelentes estratégias para engajar os clientes e convidá-los a ter novas experiências com os produtos do seu negócio.
Achou o assunto interessante? Para acompanhar as nossas postagens e saber de tudo que acontece por lá, que tal acessar o nosso site?