O marketing digital dispõe de diversas ferramentas para o mercado de delivery, possibilitando impulsionar, mensurar e facilitar a melhor performance para o seu restaurante. Com o propósito de mostrar sua aplicabilidade bem como os resultados que estas ferramentas podem somar ao seu negócio, trazemos uma amostragem de recursos que podem ser aplicados com sucesso no setor de restaurantes.
Dessa maneira, oferecemos aqui, importantes informações apresentadas pelo especialista Alfredo Salles, que conquistou o Prêmio de Melhor profissional digital do ano na categoria planejamento no Digitalks pela ABRADI, é Google Partner desde 2009 e é pós-graduado em Gestão de Marketing pela ECA/USP de Performance.
E se você tem interesse em aprofundar mais sobre o assunto, acesse o vídeo “Delivery & Marketing Digital para decolar o seu restaurante“, promovida pela Scuadra Embalagens em seu canal do You Tube.
Marketing Digital para restaurantes
Para tratar de marketing digital, em sua apresentação, Alfredo Salles aborda informações valiosas e atualizadas, com muitos “insights” e ideias práticas para você. Então, vamos lá.
Pesquisa
Tendo como fonte as pesquisas realizadas no Google, para os termos “delivery“, “restaurante” e “comida”, desde 2004, vemos que o termo “delivery” teve um pico durante a pandemia. Inesperadamente, a palavra “delivery” superou as buscas por “restaurante” e “comida”. Em contrapartida, o termo “restaurante” teve um acentuado declínio de buscas neste mesmo período.
Desta forma, o gráfico acima reflete claramente o comportamento do consumidor naquele dado momento. Com restaurantes fechados, o aumento do interesse pelo delivery é nítido.
Seguindo comportamento semelhante, as pesquisas no Google por aplicativos de delivery tiveram um forte incremento. Isto revela o aumento da relevância do delivery para os consumidores naquele momento. Do mesmo modo, desponta a expressiva vantagem do iFood em detrimento dos demais aplicativos de delivery de comida.
Outro dado importante extraído é que o interesse por Dark Kitchen explodiu e continua em tendência de crescimento.
Google Meu Negócio para restaurantes
Você não quer perder consultas ou vendas por busca por proximidade e geolocalização, certo? Pois ainda há um grande número de estabelecimentos que estão perdendo esta oportunidade. Com ele, você pode colocar informações sobre sua empresa, como:
- fotos do estabelecimento;
- número de telefone;
- horário de funcionamento;
- Divulgar os produtos e serviços que você oferece;
- Divulgar o link do seu site ou até do app de sua escolha para entregas diretas.
Sobretudo, vale lembrar que o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, fácil e personalizável. Além disso, as informações são espelhadas no Google e no Maps. Mais ainda, é que agora, o cliente consegue fazer o pedido diretamente no Google Meu Negócio. Supreendentemente, se o usuário quiser, pode pagar diretamente pelo Google Pay.
E se você não sabe como incluir sua página no Google Meu negócio, você vai aprender tudo na live “Delivery & Marketing Digital para decolar o seu restaurante“.
Em suma, lembre-se que o seu cliente está ao seu lado, procurando por você, a um passo de uma busca feita no celular. Então, não fique de fora do Google Meu Negócio!
Website
Outra fonte de pesquisa para os consumidores é o seu website. Por isso, certifique-se que ele é responsivo, ou seja, adequado para desktop e celular
Publicidade no Google
Também é possível fazer publicidade no Google, através do Google Ads. Esta alternativa não é gratuita e tem dois métodos: por performance (conversão de vendas) ou por branding (divulgação da sua marca).
Há uma infinidade de sites parceiros do Google, onde é possível fazer publicidade por “display”. Desta forma é possível anunciar em plataformas de grande alcance como por exemplo, o UOL por um preço baixo. E o melhor disso tudo é que é possível fazer uma hiper segmentação para, de fato, alcançar o público interessado no seu produto.
You Tube
O You tube é o terceiro maior canal de vídeo do Brasil. É o segundo maior buscador da internet, com cerca de 60 milhões buscas ao dia. O You tube tem uma audiência de cerca de 93 milhões de brasileiros ao mês. Isso representa uma audiência superior a todos os canais por assinatura juntos.
Por ser uma plataforma gratuita, sua utilização é imperdível para restaurantes. Você já pensou em fazer vídeos de seu restaurante mostrando dicas, preparo de pratos ou diferenciais do seu serviço? Outra ideia legal é mostrar como a sua comida é entregue no delivery. Certamente, seu cliente vai gostar de saber da sua embalagem ou seus cuidados com a higiene na cozinha.
Assim, aproveite plataforma de vídeo para o marketing de seu restaurante e tenha tráfego orgânico de forma gratuita.
Por fim, vale mencionar que o You Tube também tem a opção de anúncio pago, feito de forma segmentada e com custo bastante atraente.
Mobile
É o anúncio para celular. Atualmente, o Google possibilita posicionar anúncios só para celulares. Isso é bem interessante, pois o acesso dos consumidores aos aplicativos é muito grande. Este tipo de anúncio engloba diversos formatos:
- Comércio eletrônico;
- Conversão entre dispositivos;
- Aplicativos móveis;
- Visitas às lojas físicas;
- Ligações.
Facebook e Instagram
O que a tecnologia possibilita hoje é que o seu restaurante pode saber o que os consumidores estão procurando e também à vida cotidiana destas pessoas. Daí, dá para imaginar o potencial que ambas informações tem para segmentar e entregar o seu anúncio de forma relevante e para as pessoas certas.
E todos nós sabemos da magnitude do Facebook e Instagram no alcance das pessoas com uma audiência fulminante!
Então, aqui vale a mesma ideia de mostrar para o público os seus pratos, serviços, diferenciais, processos e muito mais. Logo, você pode aproveitar e criar vídeos e conteúdo para o Feed, Stories, Reels, IGTV.
SEO para aplicativos de delivery de comida
SEO é uma sigla em inglês que significa “Search engine optimization”, é o processo de melhorar a qualidade e a quantidade de tráfego do site a partir de mecanismos de pesquisa. Hoje o SEO vale também para os aplicativos.
Assim, o SEO segmenta tráfego não pago em vez de tráfego direto ou tráfego pago. Com isto, apostar em técnicas de SEO é muito bem vindo para o seu restaurante performar bem nas mídias digitais.
Lembre-se que os mecanismos do Google mostram para os usuários os resultados mais próximos dele. Por exemplo, se uma pessoa pesquisar “restaurante italiano”, o Google vai priorizar os resultados dos restaurantes próximos da localização desta pessoa.
E por que estamos falando isso? Pelo fato de que não importa se você está começando agora ou não. Mesmo havendo outros negócios que já começaram sua jornada nas mídias digitais há muito mais tempo que você, ainda assim, você tem espaço para aparecer. Pense nisso! Talvez você não seja o melhor restaurante do Brasil, mas é perfeitamente possível ser o melhor do seu bairro. E nada melhor que o seu público em potencial saber disso!
Para bons resultados de SEO, alguns requisitos são fundamentais:
- Boas Imagens;
- Bom Copy (texto);
- Cardápio didático;
- Promos;
- Recomendações.
Abaixo, requisitos de SEO para APPS de delivery, sem esquecer dos acima já citados:
- ADM app + Descrições de melhores restaurantes da região;
- Por avaliações ou quantidade de pedidos;
- Cardápio com descritivo;
- Palavras chaves, como por exemplo: cardápio, entrega grátis, cashback, etc.
Tendências do delivery
Dark Kitchen
Como já falado anteriormente, as dark kitchens estão em crescente demanda e expansão.
Inteligência de dados
Aqui, a ideia é gerenciar de forma moderna, utilizando a inteligência de dados sempre a favor do seu restaurante.
Sustentabilidade
Sempre em foco, a sustentabilidade deixou de ser moda e é a direção que o seu negócio tem que seguir.
Saudabilidade
É a tendência dos consumidores mais jovens, com preferências de comidas mais saudáveis. O próprio Google mostra que o interesse por saudabilidade dentro do setor de food service e restaurantes cresceu em média 10% acima do crescimento orgânico da internet
Agilidade na entrega
Todo o esforço aplicado no seu marketing, nos seus processos de preparo devem culminar em entregar de forma ágil, a melhor experiência para o seu cliente. E é claro, tendo todo o cuidado em todo o processo para que de fato, este cuidado se reflita nas pessoas, desde colabores até os seus clientes!
Gostou do conteúdo? Ele foi desenvolvido com muito carinho pela Scuadra Embalagens e trouxe os dois melhores profissionais do setor, que brilhantemente, expuseram assuntos relevantes com temáticas bastante práticas.
Por fim, recomendamos que você assista a live, onde os profissionais Armando Amaré e Alfredo Salles expõem um conteúdo de alto nível totalmente gratuito. Você vai conhecer ferramentas eficientes que dificilmente serão encontradas gratuitamente.