Existem muitas empresas que apresentam sérias dificuldades em elaborar e executar um plano de marketing. Elas acabam por priorizar ações rotineiras em detrimento daquelas estabelecidas no planejamento.
O que muitas empresas não percebem é que tão essencial quanto cumprir a burocracia empresarial é focar nas ações de divulgação. Neste artigo vamos listar 6 dicas para um planejamento estratégico de marketing bem-sucedido. Acompanhe!
1. Crie metas e objetivos
Estabelecer quais os objetivos se pretende atingir com o planejamento de marketing é fundamental para que todas as ações se justifiquem nas metas propostas.
Metas criam o compromisso com ações focadas em resultados. Para tanto, é importante que esses objetivos sejam realistas, para que as campanhas não percam o fôlego.
As metas precisam se dividir entre curto, médio e longo prazo, buscando resultados que possam ser medidos ao longo do tempo.
2. Estabeleça um cronograma de ações
Com metas e objetivos já estabelecidos, é hora de montar um cronograma de ações a serem cumpridas num determinado período de tempo.
Parece óbvio, mas caso não se tenha disciplina no cumprimento dos passos estabelecidos no cronograma, todo o planejamento pode falhar.
Ter um cronograma ajuda na execução das tarefas. Além disso, é necessário observar e encaixar no cronograma os melhores momentos para as campanhas. Por exemplo, ao planejar ações de marketing, buscar identificar os horários de pico das redes sociais é essencial para um maior engajamento.
3. Analise os resultados durante as ações
Sempre verifique a abrangência das campanhas. Saber se suas ações estão atingindo corretamente o público-alvo e se o mesmo está interagindo de acordo com o esperado faz toda a diferença para o sucesso.
Esse acompanhamento também auxilia na descoberta de possíveis erros de estratégia. Reconhecê-los durante a execução das ações, torna sua correção mais prática e eficaz.
Caso as ações do planejamento de marketing tenham um alcance em redes sociais ou mecanismos de busca, a análise em tempo real é ainda mais facilitada, pois estas plataformas contam com a apresentação de dados sempre atualizados.
4. Estabeleça prioridades
Um planejamento estratégico de marketing bem-feito incorpora vários projetos simultâneos. Porém, é preciso definir quais destes são prioritários e quais podem correr em segundo plano.
A depender do seu objetivo, não é necessário ter uma estrutura física complexa para realizar projetos secundários. Por exemplo, caso sua empresa não trabalhe diretamente com material em vídeo, produzir esse tipo de conteúdo não requer um esforço na montagem de um estúdio.
É possível criar conteúdo de qualidade mesmo com materiais simples. Foque no projeto que considerar carro-chefe do seu planejamento.
5. Revise os objetivos
Durante a execução de uma campanha, as situações podem mudar. Caso uma das metas estabelecidas na fase de planejamento apresente-se inalcançável no médio prazo, porque não transformá-la em um objetivo de longo prazo?
Identificando os erros durante a execução das ações de marketing, você pode corrigir o rumo das mesmas para que o investimento seja feito naqueles pontos onde as coisas estão dando mais certo.
Isso não significa que todo o planejamento deva ser alterado, mas sim que as revisões de objetivos servem como ajustes para que tudo saia como esperado.
6. Registre os resultados
Compilar os resultados do planejamento estratégico de marketing no fim das suas ações é pensar no futuro. Crie um documento para anotar os pontos fortes e os erros das ações realizadas naquele momento.
Ter esse feedback dos resultados ajudará nos próximos planejamentos e ciclos de ações. Além disso, você terá um registro dos erros cometidos, para que não ocorram novamente.
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